TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Autodesenvolvimento: Gestão de Projetos

Por:   •  6/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor, (Suelen Regina Batista Aguilera).

Introdução

Essa atividade tem a finalidade e, principal objetivo de fazer uma pequena análise dos principais aspectos da economia na Era Soviética, apresentando importantes realizações econômicas e suas principais falhas apontando quem foi a Perestroika na Era Gorbatchev e demonstrando por que ela fracassou. Mostraremos também o fim da URSS e a transição para o capitalismo ameaçando a grande potência socialista.

Descrição dos principais aspectos da economia na Era Soviética

Os principais aspectos da economia na Era soviética:, nos últimos anos de 1980, aparece sob a forma de escassez de bens de consumo, hipertrofia do setor de bens de produção e gastos improdutivos, de uma generalização da forma mercadoria em todas as áreas da economia. Mas a sociedade que entra em crise é uma sociedade de transição, uma resultante de forças internas antagônicas. As evidências quanto à presença simultânea dessas forças opostas precisam ser caracterizadas, mesmo que sumariamente.

Definição de Perestroika

A palavra Perestroika, que literalmente significa reconstrução, recebeu a conotação de reestruturação (abertura) econômica [2]. Gorbachev percebeu que a economia da União Soviética estava a falhar e sentiu que o sistema socialista, apesar de não precisar ser substituído, certamente necessitava de uma reforma, e isto seria levado a cabo pelo processo da Perestroika. Em contraste às reformas econômicas da República Popular da China, a Perestroika é largamente avaliada como tendo falhado em seu objetivo principal de reestruturar a economia soviética. As razões para o seu fracasso foram examinadas por muitos economistas e historiadores. Uma das razões citadas para esse fracasso foi o insucesso na promoção e criação de entidades económicas privadas e semiprivadas e a indisposição de Gorbachev em relação a uma reforma na agricultura soviética [4]. Outra possível razão seria a m à-vontade dos altos oficiais do Partido Comunista da União Soviética (a linha dura) e da facção liberal apoiada pelos EUA e que tinha como principal líder Boris Yeltsin em aceitar as medidas da Perestroika. Enquanto os primeiros não queriam mudanças, os últimos queriam que elas acontecessem mais rapidamente [5]. Isso gerou forte oposição ao projeto da Perestroika.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (141 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com