TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Avaliação a Distância analise de projetos

Por:   •  7/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 5

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina: Comércio Exterior I

Curso: Comercio Exterior

Professor Tutor: Maria Poyer

Nome do aluno: Litchelle Eskelsen

Data: 17/02/2011

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

O site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com o intuito de promover a disseminação de informações, demonstra uma série de estatísticas relativas ao comércio exterior brasileiro. Vinculado a este site, o Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior via Internet (ALICEWeb), visando modernizar as formas de acesso e a sistemática de disseminação dos dados estatísticos das exportações e importações brasileiras - com dados mensais e acumulados desde janeiro de 1989 – permite, também, a realização de consultas acerca dos códigos NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) vigentes na Tarifa Externa Comum (TEC).

Esta Avaliação a Distância consiste em um trabalho de pesquisa para que você possa conhecer dados e informações do comercio exterior brasileiro em relação a outros países. Para começar a atividade, acesse o site da ALICEWeb (http://aliceweb.desenvolvimento.gov.br/) e escolha um produto e um país como objetos de sua pesquisa.

Depois de feita esta escolha, responda as seguintes questões:

Em primeiro lugar, indique o Produto e País escolhidos para análise.

  1. Informe a Nomenclatura Comum do MERCOSUL (NCM) do produto. (1,0);
  2. faça uma apresentação descrevendo características econômicas do comércio exterior (exportação e importação) do país escolhido. (2,0);
  3. apresente uma tabela ou gráfico e faça uma análise comparativa das  exportações do produto eleito para o país escolhido, no período de 2008 e 2009. (3,0 );
  4. faça uma análise dos dados ou dos números dos principais produtos que o Brasil importou do país escolhido, no período de 2008 e 2009. (2,0);
  5. escreva uma conclusão clara e objetiva sobre o comercio exterior brasileiro em relação ao país escolhido. (2,0);

Por fim, indique as referências completas utilizadas em sua pesquisa.

RESPOSTAS

  1. País escolhido: Uruguai;

Produto escolhido: Carnes desossadas de bovinos frescas ou refrigeradas

Nomenclatura Comum do MERCOSUL (NCM): 02013000

2)  O principal componente da economia do Uruguai é o setor agropecuário, caracterizado pela criação de gado bovino e ovino, cujos produtos (como carne,couro e derivados lácteos) são destinados em sua maioria à exportação.

A produção de gado tem sido tradicionalmente o motor da economia uruguaia, devido ao favorecimento de sua localização geográfica e clima subtropical- temperado,  que permite aos bovinos e ovinos viver ao ar livre durante todo o ano, possibilitando assim uma produção de carne de alta qualidade.

Na agricultura, os produtos mais produzidos são o trigo, o arroz e a soja. A produção arrozeira possui um significado especial para o país. A área de plantação é de aproximadamente 187 mil hectares com um volume de produção de 1, 262 milhões de toneladas, localizadas fundamentalmente na zona leste do país.

É um importante produtor internacional de lã e a produção leiteira também é uma atividade relevante para o país.

Principais produtos exportados: arroz, trigo, milho, gado, alimentos processados, equipamentos de transporte, produtos de petróleo, têxteis, bebidas, produtos em couro e algodão.

Os Estados Unidos, e a União Européia se constituem em um mercado de grande relevância para o Uruguai.

Principais produtos importados: maquinários, químicos, veículos, petróleo e alimentos.

As indústrias uruguaias são em sua maioria têxteis, alimentícias e químicas. A importação de combustíveis e de matéria prima é o que possibilita o crescimento das indústrias uruguaias, posto que o país é escasso em relação a recursos minerais.

Atualmente, a indústria de software tem crescido constantemente, sendo que nos últimos anos chegou a representar 5,7% do total de exportações do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (435.8 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com