TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Distribuição de Probabilidade

Por:   •  2/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  880 Visualizações

Página 1 de 2

1) Um técnico atende de 0 a 5 chamadas de serviço em determinado dia. A distribuição de probabilidade correspondente ao número de chamadas de serviço é apresentada a seguir:

Nº de chamadas de serviço

Probabilidade

0

0,10

1

0,15

2

0,30

3

0,20

4

0,15

5

0,10

  1. Qual é o número esperado de chamadas de serviço em um dia?
  2. Qual a variância no número de chamadas de serviço? Qual é o Desvio-Padrão?

2) A XY Computer Company está considerando uma expansão da fábrica que tornará possível à empresa produzir um novo tipo de computador. O presidente precisa determinar a expansão em média ou grande escala, no entanto, uma incerteza é a demanda do novo produto. As estimativas de probabilidades de demandas e do lucro anual em milhares de dólares estão na tabela abaixo.

Lucro da Expansão de Média Escala

Lucro da Expansão de Grande Escala

x

P(x)

y

P(y)

Demanda

Baixa

50

0,2

0

0,2

Média

150

0,5

100

0,5

Elevada

200

0,3

300

0,3

  1. Calcule o valor esperado para o lucro associado às duas alternativas de expansão. Qual decisão é preferível para o objetivo de maximizar o lucro esperado?
  2. Calcule a variância para o lucro associado às duas alternativas de expansão. Qual decisão é preferível para o objetivo de minimizar o risco ou a incerteza?

3) Uma pesquisa de opinião realizada por uma empresa de turismo perguntou aos entrevistados: “Ao realizar viagens internacionais, você se aventura sozinho para conhecer a cultura local ou se fixa ao seu próprio grupo e itinerários turísticos?” A pesquisa descobriu que 23% dos entrevistados se prendem ao seu grupo turístico.

  1. Em uma amostra de seis viajantes internacionais, qual é a probabilidade de dois se prenderem ao seu próprio grupo turístico?
  2. Em uma amostra de seis viajantes internacionais, qual é a probabilidade de pelo menos duas pessoas se prenderem ao seu próprio grupo turístico?
  3. Em uma amostra de dez viajantes internacionais, qual é a probabilidade de nenhum se prender ao seu próprio grupo turístico?
  4. Em uma amostra de dez viajantes internacionais, espera-se que quantas pessoas se prendam ao seu próprio grupo turístico?

4) Quando uma máquina nova funciona adequadamente, somente 3% dos itens produzidos apresentam defeitos. Suponha escolhermos aleatoriamente 2 itens produzidos por essa máquina, qual a probabilidade dos dois apresentarem defeito?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com