TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de autodesenvolvimento Ética

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

Vivemos em mundo de constantes inovações, inovações essas que provocam uma série de mudanças não apenas em nosso meio externo, como também mudanças comportamentais e com isso constantes adaptações são realizadas para que possamos viver em sociedade, seja no trabalho, na faculdade, no cursinho e até mesmo em família.

Com todas essas mudanças constantes mantemos alguns princípios que é o que caracteriza nossa personalidade, fomos criados deis de pequenos e orientados a seguir valores e crenças das quais, muitas vezes, não nos desfazemos com o tempo. Desenvolvemos uma personalidade e formamos nosso caráter a partir de uma base que pode ou não ter sido passada da maneira correta, mas que de alguma forma nos agregou algum valor.

A partir dai quando chega a hora que temos que nortear nosso caminho, decidir o que seguir e o que queremos do nosso futuro surge o questionamento “EXISTE UMA PROFISSÃO CERTA PARA CADA PESSOA...?”

Neste estudo desenvolveremos esta questão.

De acordo com Sofia Esteves fundadora do grupo DMRH e Cia de Talentos:

É comum que profissionais tomem suas decisões de carreira baseados apenas em contingências externas. Entretanto, estas contingências mudam e, se cada um não levar em consideração seus próprios valores, crenças e objetivos de vida antes de fazer suas escolhas, possivelmente ocorrerão insatisfações durante sua trajetória. (Revista exame. 26/10/2013 Sua carreira representa seus valores e crenças?).

Cada pessoa desenvolve sua personalidade de acordo com o ambiente que vive e com as pessoas que convive, por isso que é extremamente importante que haja um completo autoconhecimento antes de decidir qual profissão seguir para que não haja frustrações profissionais nem pessoais.

Assim como cada pessoa tem sua personalidade, cultura e valores, cada empresa também segue sua cultura e valores. Uma empresa é composta essencialmente por pessoas, e estas devem ser balizadas por sua cultura organizacional. Esta por sua vez consiste nas crenças, valores, regras de conduta, morais e éticas, e ainda pelos princípios e políticas de gestão implantadas pela organização e é a partir desta cultura que os colaboradores são orientados para a realização de suas tarefas.

Se por algum motivo o perfil do funcionário não condizer com o perfil da empresa, existiram problemas que implicaram em algum momento no bom andamento não apenas do funcionário como também no rendimento da empresa.

Cada pessoa possui uma facilidade maior para executar algum papel, por exemplo, vendedores necessitam saber dialogar, ser convincentes, muitas vezes precisam ganhar as pessoas na “Lábia” e uma pessoa que não possui essas qualidades dificilmente se daria bem nesta profissão, ela pode até entrar no ramo, porém mais dia ou menos dia perceberá que essa não é vocação dela e que não consegue chegar a um total aproveitamento de potencial por estar em uma área errada.

A mesma coisa acontece nas empresas, uma empresa que tem o perfil mais conservador e são mais rígidas com o perfil dos funcionários não contrataria uma pessoa que fugisse totalmente deste perfil, da mesma forma que um funcionário que não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com