TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Práticas Supervisionadas Comportamento Organizacional

Por:   •  9/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.469 Palavras (6 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

A empresa Pet Glamour foi fundada pelos irmãos Alba Lourenzão e João Maria Lourenzão, e é atualmente administrada pelos mesmos.

A abertura da loja de pet shop realizou-se através de um empréstimo juntamente ao banco. Os dois irmãos sempre cultivaram o sonho de ter um negócio próprio, dessa forma uniram o gosto por animais e abriram o novo empreendimento. Alba sempre gostou do ramo de beleza e se responsabilizou em coordenar o departamento de banho e tosa dentro da Pet Glamour, já João, formado em Tecnologia em Gestão Comercial , é o administrador da empresa.

A loja Pet Glamour conta com oito funcionários entre eles: dois proprietários, um gerente, duas vendedoras, e os funcionários que cuidam do departamento de banho e tosa.

Atualmente a organização enfrenta diversos problemas de gerenciamento como, queda no faturamento e na produção, já no setor de gestão de pessoas, enfrenta problemas de funcionários incertos, falta de organização, de  comprometimento e de comunicação entre os setores e ainda ocorre o desrespeito à hierarquia, prejudicando consequentemente o crescimento e o bom funcionamento do empreendimento.

Contratada pela Pet Glamour a equipe de assessoria e consultoria  em gestão de recursos humanos  tem a função de analisar  e buscar soluções para  as dificuldades enfrentadas pelos proprietários nos aspectos de coordenação, administração da empresa e a gestão dos colaboradores.

Observando o comportamento, as características e a personalidade de cada funcionário, a equipe contratada irá indicar e apresentar algumas consideráveis e prováveis soluções, buscando dessa forma auxiliar na resolução dos problemas e demonstrar os caminhos certos a seguir pela organização, com o objetivo de combater as dificuldades atuais.

Tabela de Grupos Formais

Grupo de Comando

Gerentes : Alba Lourenzão e João Maria Lourenzão  
Gerente : Rui Leme

Atrito parte da Alba, a mesma não se relaciona com os problemas financeiros e administrativos na empresa, não se preocupa com as funções executadas pelas suas funcionárias do banho e tosa, esse comportamento prejudica no relacionamento profissional e pessoal entre os colaboradores.

Grupo de Tarefas

 Banho e tosa: Lea Julio Jordão, Anita Julio Jordão.
Vendedoras: Elaine Vérner e Leila Xavier

Léa por ser muito mal humorada e não confiável, acaba influenciando negativamente os demais colaboradores. Já a Elaine (banho) não apresenta empenho e comprometimento com seu trabalho, causando desconforto  nas funcionárias. A Leila não cumpri seus horários e é muito desorganizada, atrapalhando o desenvolvimento da Pet Glamour, para finalizar,o funcionário  Eder apesar de ser muito responsável e com grande potencial, causa discórdia em relação ao seu comportamento egocentrista dentro da empresa.

Grupo de Amizade

Entre os setores, cada departamento possui seu grupo de amizade, porém não interage com os demais setores.

Conflitos  que ocorrem entre amigos, intrigas e algumas discussões.

Fonte: Elaboração Própria

Tabela Resultado EDE ( Escala de Desenvolvimento de Equipe

Grau de Confiança Reciproca

4

Comunicações

3

Grau de apoio recíproco

2

Objetivos da Equipe

3

Tratamento dos conflitos dentro da equipe

3

Utilização das habilidades dos membros

5

Método de controle

3

Ambiente organizacional

4

Fonte: Elaboração Própria

Tabela de Performance da Pet Glamour

Eficácia

Capacidade de cooperação entre os mesmos quase nula pois a interação entre os departamentos não existe e alguns colaboradores apresentam certa insatisfação com o trabalho.

Todos os colaboradores serem comprometidos, terem o objetivo de ajudar a empresa a crescer, possuir interação entre os departamentos.

Para solucionar esses problemas enfrentados seria necessário a aplicação de cursos profissionalizantes para estimular e qualificar os colaboradores em todas as áreas.

Eficiência

Redução de custo não ocorre, pois existe muita desorganização e o controle de todos os materiais utilizados não é realizado, resultando na dificuldade enfrentada pelo gerente em administrar entradas e saídas da Pet; Produção em baixa, devido à falta de organização dos processos, o não planejamento do processo de banho e tosa dentro da empresa causa atrasos na produção.

Controle de entrada e saída e um processo sistêmico dentro da organização.

Para solucionar todos esses problemas, seria necessária a implantação um plano de estoque aplicado e seguido corretamente por todos os colaboradores, um treinamento avançado para toda a equipe, onde seriam estipuladas todas as funções e o que as mesmas devem seguir rigorosamente, para que ocorra diminuição de tempo nas entregas dos animais.

Efetividade

Os funcionários não são éticos, pois não cumprem com as suas devidas obrigações, são influenciados negativamente por comentários desnecessários que percorrem a empresa de departamento por departamento

Respeito mútuo entre os colaboradores.

A falta de ética entre os funcionários é um assunto delicado e deve ser tratado individualmente, para as pessoas que se atrasam e que faltam ao trabalho um sistema de advertências deveria ser aplicado, porém para os colaboradores que não obtiverem falta durante o mês seriam bonificados.

Fonte: Elaboração Própria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (90.2 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com