TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ativos intangíveis e passivos subjetivos Grupo LASA

Por:   •  16/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.795 Palavras (16 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

Pontifícia Universidade católica do rio de janeiro

Trabalho de Contabilidade

Tatiana Damiani

Vinicius Duarte Gonçalves

Turma: 2GA

Tema: 08

Departamento de Administração

Pós-Graduação em Administração de Empresas

Março de 2017.


Sumário

1 . Introdução        1

2 . Lojas Americanas – Grupo Lasa        2

2.1. Da criação à atualidade        2

2.2. Composição Acionária        3

3 . Ativos e Passivos Intangíveis        4

3.1. Passivos Intangíveis        4

3.1.1. Passivos Intangíveis Operacionais        4

3.1.2. Passivos Intangíveis de Consumo        4

3.1.3. Passivos Intangíveis Ambientais        4

3.1.4. Passivos Intangíveis Éticos        5

3.2. Ativos Intangíveis        5

3.3. Impactos dos Intangíveis        7

3.4. Vida Útil e Amortização dos Ativos Intangíveis        9

3.5. Impactos na percepção por parte de potenciais compradores dos limites individuais de Ágios sobre a compra de empreendimentos (GOODWILL)        10

4 . Análise do Grupo LASA – Balanço comparativo 2015/2016        12

5 . Referências Bibliográficas        14



  1. . Introdução

O presente trabalho busca elucidar as questões que dizem respeito aos Ativos e Passivos Intangíveis de uma organização, bem como os recentes ajustes em suas definições realizadas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis Pronunciamento Técnico (CPC).

Utilizou-se o grupo LASA (Lojas Americanas), como forma didática de exemplificar algumas teorias e conceitos aqui explorados.

A seguir apresentaremos os principais aspectos que definem o tema, com ênfase no contexto regulatório brasileiro e nos aspectos conceituais e contábeis relacionados.


  1. . Lojas Americanas – Grupo Lasa

Lojas Americanas S.A. é uma das mais tradicionais redes de varejo do país. Com 87 anos de vida, a empresa conta com mais de 1.127 lojas com presença em todo o território nacional, localizadas em 439 municípios, o que corresponde a 980 mil metros quadrados de área de venda, e com 4 centros de distribuição, em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Uberlândia, atuando também no comércio eletrônico, representado pela B2W - Companhia Digital. A rede comercializa mais de 60.000 itens de 2.000 fornecedores diferentes, o que faz com que a Lojas Americanas detenha uma grande participação do comércio brasileiro de brinquedos, bombonière, lingerie, CDs e DVDs, jogos, higiene e beleza, utilidades domésticas, entre outros. A Companhia tem 13 marcas próprias nas categorias de Higiene e Beleza (Basic+care e Dental Clear), Vestuário (Basic+), Cama, Mesa e Banho (Casual Home e Classic Home), Papelaria (School Basics e Office Basics), Brinquedos (Brink+), Utensílios Domésticos (Casual Home, Classic Home, Home Basics e Strong Tools), Artigos Natalinos (Christmas Traditions), Biscoitos e Chocolates (D´ellice) e Alimentos (Leven).

  1.  Da criação à atualidade

Surgiu em 1929 em Niterói, no Rio de Janeiro, criada por John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger, norte-americanos de nascimento, sob o slogan “Nada além de dois mil réis" que indicava a venda de produtos de varejo com preços baixos. Em 1940 abriu o capital, se tornando uma Sociedade Anônima e desde os anos 2000 tem feito uma considerável expansão do número de lojas. Com o objetivo de aumentar sua participação no mercado, em 2006, adquiriu o canal de TV e site de comércio eletrônico Shoptime.

No ano seguinte, a fusão entre a LASA e o grupo Submarino, cria a B2W, demonstrando claramente a intenção da empresa de aumentar sua presença no mercado de internet. A Blockbuster entra para o grupo em 2008, o que impulsiona a modificação de 60 lojas para oferecer aos clientes a opção de alugar filmes e comprar os produtos tradicionalmente vendidos nas Lojas Americanas, em um só lugar.

Em 2009 o programa de expansão criado em 2008 para atrair e agradar acionistas com o nome de “Queremos Sempre Mais” se transforma num plano de crescimento de orgânico de “80 anos em 4” chamado “Sempre Mais Brasil”, seu resultado mais expressivo foi a implantação do centro de distribuição em Uberlândia, com o objetivo de agilizar as entregas em Minas Gerais e das regiões Centro Oeste e Norte.

Na esteira de sucesso do “SEMPRE MAIS BRASIL – 80 anos em 4”, um novo desafio foi lançado: “85 anos em 5 – SOMOS MAIS BRASIL”, com o objetivo de abertura de 800 novas lojas e 2 novos Centros de Distribuição ao longo dos anos de 2015 à 2019.

Possui parceria com financeiras e Banco Itaú para facilitar o crédito ao público alvo, para isso lançou também um cartão próprio. Em suas lojas físicas e virtuais disponibiliza seguro de aparelhos eletroeletrônicos contra furto e garantia estendida. E com a venda de ingressos para teatro, cinema e shows está presente na Argentina, México e Chile.

Sob o controle do Banco Garantia desde 1982, atualmente é liderada por três empresários: Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto Sicupira, o mesmo trio que comanda a Inbev (antiga AmBev), GP Investimentos, América Latina Logística, entre outros grupos. Em 2016, inaugurou 93 lojas e mantém o compromisso de expansão e foco em resultados.

  1.  Composição Acionária

As ações da LOJAS AMERICANAS S.A. estão listadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBOVESPA) sob os códigos LAME3 (ordinárias) e LAME4 (preferenciais).


  1. . Ativos e Passivos Intangíveis

  1.  Passivos Intangíveis

“Passivos são sacrifícios futuros prováveis de benefícios econômicos resultantes de obrigações presentes” (Hendriksen e Breda,1999, p. 409).

O passivo intangível possui questões pouco exploradas, sua abordagem esbarra na dificuldade de sua identificação e mensuração. Os passivos intangíveis podem ser classificados quanto a sua natureza em: operacionais, de consumo, ambientais e éticos.

  1. Passivos Intangíveis Operacionais

Conforme o próprio nome já sugere, passivos intangíveis operacionais decorrem das atividades operacionais da empresa. Estes podem envolver prejuízos causados à entidade ou a população pela negligência ou mau uso dos equipamentos, instalações, equipamentos de proteção, produtos e serviços fornecidos aos consumidores. Esta má utilização pode resultar em despesas com multas e indenizações, causando redução no resultado operacional da empresa. Esta diminuição afeta o patrimônio, consequentemente os acionistas, os usuários internos e externos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (371.1 Kb)   docx (59.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com