TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Competencias Profissionais

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.639 Palavras (7 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 7

O que é Administração?

Administração é o termo usado que significa direção, gerência. Usado para administrar ou gerenciar recursos, visando-se sempre em alcançar metas e objetivos. Contudo a administração é um sistema, ou seja é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os trabalhos dos membros da organização e utilizar todos os recursos organizacionais disponíveis para alcançar objetivos de desempenho.

As Competências de um Administrador

O significado de administração nada mais é do que atingir resultados com o os recursos disponíveis para se alcançar resultados, mas para isso o administrador moderno precisa reunir e desenvolver alguma competências fundamentais, que são conhecimento, habilidades, julgamento e atitude.

Conhecimento: é o saber acumulado pela aprendizagem, onde hoje no mundo moderno representa uma das maiores riquezas do mundo. Para tanto, o administrador deve ter capacidade de aprender cada vez mais e mais rapidamente em um prazo de menor tempo, aprendendo continuamente, fazendo com que toda sua experiência pessoal seja convertida em conhecimento. Em suas atividades do dia-a-dia, o administrador deve ampliar sempre mais seus conhecimentos e dentro do possível transmitir e compartilhar com seus subordinados seus conhecimentos adquiridos. Porém, seus conhecimentos só vão ter valor quando se é aplicado por meio de habilidades.

Habilidades: É saber fazer. É a capacidade de aplicar o conhecimento adquirido seja na solução de problemas, na melhoria da situação ou em inovações para fazer algo completamente novo, ou melhorar algo, sendo inovador e diferente. Significa por em prática o conhecimento e torna-lo rentável e agregar valor por ele. As habilidades exigem uma visão ampla, sistêmica e global da situação.

Julgamento: é o saber analisar cada situação. Obter dados e informação a respeito e ter espírito crítico suficiente para ponderar com equilíbrio, definir prioridades e tomar decisões a respeito. Como o julgamento, o administrador defini exatamente o que, como, quando e por que fazer algo.

Atitude: é o saber fazer acontecer. Envolve uma atitude empreendedora no sentido de sair da zona de conforto, assumir riscos e lutar para atingir um determinado objetivo ou resultado. É o que faz um administrador defender seus pontos de vista, argumentar e fazer a cabeça dos outros e impor seu estilo pessoal, onde envolve uma necessidade de auto realização. Através dela que o administrador torna-se um formador de opinião e um agente de mudanças na organização.

As competências essências do administrador são duráveis e se estendem ao longo do tempo, no entanto elas se fundamentam em habilidades, ou em outras palavras, as competências repousam sobre habilidades.

Habilidades do Administrador

As habilidades de um administrador nos tempos modernos, são basicamente três, as habilidades técnicas, habilidades humanas e habilidades conceituais.

As habilidades técnicas consistem em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de tarefas especificas com base em seus conhecimentos e experiências profissionais. É a habilidade de fazer as coisas acontecerem na pratica, como por exemplo, desenhar um projeto, compor um cronograma, elaborar um programa de produção, entre outras.

As habilidade humanas consistem na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas, saber comunicar e compreender suas atitudes e motivações e desenvolver uma liderança eficaz. O administrador trabalha com pessoas e equipes a todo o momento. E a habilidade de lidar com pessoas significa educá-las, ensiná-las, orienta-las,liderá-las e motivá-las continuamente. Isso envolve liderança, comunicação, motivação, construção de talentos e de equipes. Sem tais habilidades, o administrador nada conseguirá. No final de tudo, o administrador faz o uso de pessoas para se alcançar o resultado desejado.

As habilidades conceituais consistem na capacidade de lidar com ideias e conceitos abstratos. Essa habilidade permite que o administrador faça abstrações e desenvolva filosofias, valores e princípios de ação. A habilidade conceitual proporciona ideias globais e conceitos, valores e princípios que permitem saber aonde chegar, a fim de definir o comportamento e as ações futuras necessárias, além da capacidade de diagnostico (para resolução de problemas) e de visão futura e antecipatória (para geração de novas ideias e inovação). Com tais habilidades, o administrador consegue definir a missão do negócio, a visão de futuro, os valores essências de sua empresa, a estratégia organizacional, etc. Conforme se sobe para os níveis mais elevados da organização, diminui a necessidade de habilidades conceitual. Nos níveis inferiores, os chefes e supervisores precisam somente de habilidades técnicas para lidar com tarefas concretas do dia-a-dia. Nos níveis mais altos, os executivos precisam das habilidades conceituais para decidir sobre o destino e estratégias de sua organização.

Apoiado na Teoria do Desenvolvimento Organizacional para ajudar a L.O.C.A.L passar pela reestruturação necessária e através do modelo de Lawrence e Lorsch onde o processo para por quatro etapas sendo necessário diagnosticar o problema, planejar as ações, implementar as ações e avaliar os resultados obtidos.

        Essa é a teoria que melhor se aplica ao caso da L.O.C.A.L por tratar da estrutura da organização e do comportamento humano visando a melhora nos valores e nas atitudes da organização e colaboradores como um todo, adaptando esses dois aos desafios e as mudanças crescentes nos dias atuais.

Etica

Ética é uma virtude que está sempre presente no comportamento humano, portanto é um fator essencial no dia-a- dia. Ética em si significa modo de ser e caráter de uma pessoa, ela ajuda no convívio com a sociedade, fazendo assim com que haja um equilíbrio entre ambas as partes.

Ética Organizacional

Ética organizacional é um conjunto de regras e deveres mediante a conduta e o desempenho do indivíduo, ou seja qualquer conduta impropria influencia no tratamento da organização e no relacionamento com o clientes em que nela se encontram.

Em algumas organizações precisamos analisar algumas ações, como ambição, individualismo e egoísmo, que em muitas das vezes podem causar problemas.  Toda empresa que tiver uma consciência ética com certeza se manterá integrada, resultando isso no produto denominado sucesso.

Ética e Moral

Ética e Moral hoje em dia, pode ser bem confundidas pela sociedade, mas em si, ambas são muito diferentes, Ética busca o melhor estilo de vida e o melhor mode de viver  e Moral se resume na obediência as  normas, costumes , tabus, convenções e  até mesmo mandamentos culturais e  religiosos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (115.3 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com