TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps MATERIAIS E LOGISTICA

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.672 Palavras (7 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Anhanguera Uniderp[pic 1][pic 2]

Polo de Apoio Presencial Santa Barbara – SP

ADMINISTRAÇÃO

        

FLÁVIA REGINA TARLEY DA SILVA – RA 3830730183

LUIS FERNANDO ANTUNES – RA 3830735296

PRISCILA MARIA DE CAMARGO – RA 3725682998

SHIRLENE GRACIELE DA SILVA – RA 4542872803

Administração de Materiais e Logística

Tutor Presencial:

Tutor a Distância:

Santa Bárbara D’Oeste

2015

FLÁVIA REGINA TARLEY DA SILVA – RA 3830730183

LUIS FERNANDO ANTUNES – RA 3830735296

PRISCILA MARIA DE CAMARGO – RA 3725682998

SHIRLENE GRACIELE DA SILVA – RA 4542872803

Administração de Materiais e Logística

Trabalho apresentado como exigência para a aprovação no componente curricular “Administração de Materiais e logística”, da Anhanguera Educacional Ltda.     UNIDERP. Tutor a Distância:

. Tutor Presencial:

 

Santa Bárbara D’Oeste

2015

Sumário

INTRODUÇÃO        

 CONCEITOS        

 IMPORTANCIA DA ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS        5

ADMINISTRAÇÃO DO SISTEMA DE LOGISTICA INTEGRADA E GESTÃO DE ESTOQUE E SUA IMPORTANCIA        6 e 7


INTRODUÇÃO

Nas décadas passadas as empresas não davam muita atenção para as compras de matérias-primas e sua administração, isso ocasionou que alguns compradores ganhavam vantagens com a situação, por serem considerados sem importâncias pelos administradores,  os estoques passavam desapercebidos, abriam-se precedentes para este tipo de ação, já que havia pouca fiscalização.

Hoje a situação é outra os estoques são umas das partes importantes da empresa e a qual se deve muita atenção e administração, mediante as mudanças buscamos neste trabalho  ajudar a compreender como consultores de logística atuam no gerenciamento do fluxo dos materiais nos estoques, nos auxiliando à como colocar na prática o que aprendemos na teoria, para isso utilizaremos as estratégias de empresas que serão aqui apresentadas para melhor entendimento da disciplina por meio de comparação e pesquisa.

.

 CONCEITOS

Os conceitos sobre administrar os recursos materiais e patrimônios consistem nas atividades de planejar, executar e controlar, com condições eficientes e econômicas, abrange todo o processo dos materiais desde a compra dos artigos até a entrega do produto terminado para o cliente. (FRANCISCHINI & GURGEL, 2002).

A administração dos recursos materiais e patrimônio é um sistema integrado com a organização, que tem a finalidade de prover a administração desses materiais de forma contínua, através dos recursos, equipamentos e informações essenciais para a execução de todas as atividades da Organização.

Com a evolução na tecnologia gerou-se a racionalização e automação, fazendo que o excedente de produção se tornasse cada vez menos necessário, gerando a necessidade da Administração de Materiais, fazendo que se tornasse uma ferramenta fundamental para manter o equilíbrio dos estoques, para que não falte a matéria-prima, porém não haja excedentes.

A evolução da Administração de Materiais ao longo dos tempos baseou-se principalmente, pela necessidade de produzir mais, com custos menores.

 

IMPORTANCIA DA ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Para o bom funcionamento da empresa é necessário que exista entrosamento entre as partes: capital, material e humano; Nestas três áreas não pode haver competições, é de extrema necessidade que exista harmonia para que haja uma administração perfeita, pois uma depende da outra e se confundem dentro do fluxo administrativo. Nada se pode fazer sem capital, bem como sem matéria e capital humano. Não deverá existir diferença no nível hierárquico entre estas áreas, pois ambas têm a mesma importância para o bom funcionamento da empresa.

         Gerenciar esses materiais é um conceito muito importante, que pode resultar na redução de custos e no aperfeiçoamento do desempenho de uma organização de produção, quando é adequadamente entendida e executada. É um conceito que deve estar contido na filosofia da empresa.

As empresas não funcionam sem matéria-prima, produtos, equipamentos, instrumentos, peças de manutenção e tantos outros materiais. E todos eles precisam ser guardados, conservados, ou seja, precisam ser administrados. A administração desses materiais é um conjunto de atividades que tem a finalidade de assegurar o suprimento de materiais necessários ao funcionamento da organização, no tempo correto, na quantidade necessária, na qualidade e pelo melhor preço.

Conclui-se até aqui que para atingir os objetivos de qualquer organização, os profissionais da administração de materiais devem tornar eficazes os meios de planejamento e controle, diminuindo as necessidades de capital para o estoque, através da administração da movimentação e guarda desses materiais.

ADMINISTRAÇÃO DO SISTEMA DE LOGISTICA INTEGRADA

Ouvimos muito quando o assunto é logística, falam que ela seria a responsável pelo sucesso ou insucesso das organizações, porém percebemos que sabemos muito pouco sobre essa atividade e como ela deve ser definida em uma organização. É preciso evitar erros em especial as situações de modismo que podem acabar influenciando o uso errado da palavra e,  muito pior, de suas técnicas e atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (463.1 Kb)   docx (57.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com