TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps adm mercadológica 7 semesntre

Por:   •  19/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.856 Palavras (28 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 28

FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ

ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

ETAPAS 1, 2, 3 e 4.

[pic 1]

TAUBATÉ

2015

FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ

ADMINISTRAÇÃO

Agatha de Oliveira Teixeira Leite RA: 4252048097

Bruno Augusto Silva Torres RA: 3715662302

Cesar Santos Borges RA: 3776767434

Diogo Altobelli de Almeida Vargas RA: 1299866470

Fernando Leocildo Pompeu do Nascimento RA: 3708602563

Trabalho apresentado no Curso

 Superior de Administração de Empresas

 à Faculdade Anhanguera de Taubaté

– Unidade 1.

Profª Mestranda: Francine Maia

TAUBATÉ

 2015

INTRODUÇÃO

No desenvolvimento da Atividade Prática Supervisionada (ATPS) da disciplina de Administração Mercadológica, a equipe realizou análises e pesquisas sobre todos os conceitos de Marketing, Mix de Marketing e Administração de Marketing. A atividade apresentou a proposta de avaliar o cenário de uma empresa fictícia na qual apresentava diversos problemas; como por exemplo, a falta de gestores de marketing para administrar essa área da empresa e a troca da logomarca por três vezes em apenas cinco anos de atuação no mercado.

Através dos estudos dos conceitos e do desenvolvimento de um Plano de Marketing, foram detectadas inúmeras possibilidades de correção dos erros apresentados pelo problema e também ideias de promoções, estratégias de marketing etc.

A princípio as pesquisas relacionadas ao mix de marketing que identificam na empresa Cacau Sabor os quatro P’s: Produto, Preço, Praça e Promoção; deram enfoque para o Produto e Promoção; e através das definições a equipe pode criar novos produtos (com o intuito de aumentar a lucratividade fora das épocas sazonais), e desenvolver novas promoções para divulgação e conquista de clientes potenciais. O desenvolvimento do plano de marketing contemplou os principais pontos de estudo de uma empresa, no que diz respeito á planejamento de marketing; e para a empresa Cacau Sabor a equipe pode realizar as pesquisas sobre mix de marketing, branding de marca e estratégias de marketing.. Além de definir os objetivos e metas, criar o símbolo e slogan da empresa, apresentar os novos produtos e as promoções que seriam responsáveis pela divulgação dos mesmos.

Por fim, foram estimados todos os custos para que a Cacau Sabor pudesse planejar as novas ações e realizar os levantamentos dos resultados obtidos, uma vez que todo o plano de marketing fosse seguido.

ETAPA 1.

Aula-tema: Conceitos Básicos de Marketing.

PASSO 1:

Pesquisar sobre Mix de Marketing.

Mix de Marketing;

        É o conjunto de ferramentas que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no mercado-alvo. Os 4P’s de marketing: produto, preço, praça (ou canal) e promoção (ou comunicação).

Composto de marketing é a combinação de ferramentas estratégicas usadas para criar valor para os clientes e alcançar os objetivos da organização.

Produto:

Inclui não só bens ou serviços, mas também marcas, embalagens, serviços aos clientes  e  outras  características. O produto deve, obrigatoriamente, ser aquele desejado pelo cliente, estar dentro das suas expectativas e satisfazer suas necessidades. Podemos considerar o produto como sendo a mais crítica no processo decisório. As empresas precisam administrar suas marcas como um dos principais patrimônios da empresa. Produtos é o conjunto de atributos, funções e benefícios que os clientes compram.

Preço:

É o volume de dinheiro cobrado por um produto e/ou serviço. O preço é apenas uma parte do custo total que os clientes pagam numa troca, que também inclui várias outras variáveis. A determinação do preço de um produto ou serviço nem sempre é uma tarefa simples. É preciso considerar que, quando bem posicionado, o preço de um produto ou serviço é fator primordial ao sucesso do plano de marketing. O cliente procurará um preço justo, que não deve ser nem muito elevado, de modo que o cliente ache que não vale a pena comprá-lo, nem tão baixo que o leve a pensar que há algo de errado com o produto. O preço ideal de um produto é simplesmente aquele que o cliente julga justo e que, ao mesmo tempo, é interessante lucrativamente para a empresa.

Praça:

Conhecido como ponto-de-venda ou canal de distribuição, executa todas as funções necessárias para ligar os fabricantes aos usuários-finais a fim de realizar a tarefa de  marketing. Disponibiliza o produto ou serviço ao cliente da forma mais fácil e conveniente para ser adquirido, deve estar acessível ao cliente, isto é, num local onde ele possa comprá-lo no momento em que desejar.

Promoção:

Podemos considerar como sendo cinco as principais ferramentas da promoção. São elas: propaganda, promoção de vendas, relações públicas e publicidade, força de vendas e marketing direto.

Propaganda: A propaganda se torna importante porque informa os clientes sobre os produtos e ativa a necessidade de comprá-los. A propaganda, além de transmitir informações sobre os produtos, oferece informações sobre a empresa, tem a capacidade de informar um grande número de clientes, ajuda o consumidor a criar ou aumentar a percepção dos atributos  dos produtos.

Promoção de Vendas: As ferramentas de promoção de vendas são: cupons, concursos, prêmios, e possuem três características distintas: de comunicação, que visa atrair a atenção dos consumidores; de incentivo, que visa estimular o consumo; e de convite, que objetiva convidar para uma transação imediata.

Relações Públicas: Trata-se do desenvolvimento de apelos, junto ao consumidor, utilizando histórias da empresa ou da criação de produtos reconhecidos no mercado.

Publicidade: É toda comunicação que não é paga pela veiculação.  

Força de Vendas: É a ferramenta mais eficaz em termos de custos nos estágios finais do processo de compra, particularmente, no desenvolvimento da preferência, convicção e ação do consumidor. A venda pessoal envolve relacionamento ao vivo, imediato  e  interativo com o consumidor, permitindo uma relação duradoura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.5 Kb)   pdf (405.9 Kb)   docx (349 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com