TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps adm operações e produções‏

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.635 Palavras (7 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1. Introdução...................................................................................................................Pag.05

2. Planejamentoe Controle da Produção...................................................................Pag.06

3.Planejamento da Produção utilizado pelas empresas...............................................Pag.07

4.Gestão de Operações em Serviços.............................................................................Pag.08

5Planejamento das necessidades de capacidade…………………………………….Pag.09

6.Conclusão......................................................................................................................Pag.10

7.Referências Bibliográficas...........................................................................................Pag.11

1. Introdução

Este trabalho irá apresentar um pouco mais sobre o funcionamento de uma empresa. A empresa escolhida foi a Thomaz Rabelo de origem 100 % familiar e está no mercado desde agosto de 1998, produzindo e comercializando bolsas em couro, localizada na Avenida Francisco Sá, número 1110 Belo Horizonte, é uma empresa de pequeno porte optante pelo Simples Nacional, com a missão de fabricar e comercializar produtos de qualidade, com preços competitivos, buscando se diferenciar com um atendimento personalizado, visando desta forma superar as expectativas de seus clientes através da excelência de seus serviços, tendo como alvo o público feminino.

Essa empresa trabalha com um sistema avançado que oferece um ótimo controle sobre aquilo que se faz desde haja disciplina quanto a sua utilização, ou seja, toda a organização deve executar suas atividades em conjunto, um setor suportando o outro, para o lançamento correto das informações. Para tanto, é necessário que haja um planejamento prévio de todas as tarefas que precisam ser executadas e de todas as informações que devem ser geridas dentro da produção, pois as ordens têm de ser lançadas corretamente no sistema para que ele ofereça o suporte necessário para que todas as atividades ocorram conforme o esperado. Desse modo, o sistema é flexível a mudanças ambientais, tais como: o lançamento de uma nova linha de produtos, a mudança de matéria-prima, um novo equipamento, desde que seja administrado porprofissionais competentes e que tenham um conhecimento aprofundado da tecnologia e das ferramentas que o software oferece. Enfim, este deve tera capacidade de direcionar todas as informações necessárias ao processo produtivo da organização e se adaptar às mudanças desde que as informações sejam lançadas corretamente. É um sistema responsável pela excelência da empresa em termos de apontamento de custo, manutenção, controle de qualidade, controle de inventário, controle de estoque e controle logístico, de forma que toda a estrutura da empresa circula em torno deste sistema. Para tanto, observa – se a importância da preparação e visão geral do administrador.

2.Planejamento e controle de produção

Fabíola Braga Batista responsável pelas informações cedidas, é gerente nesta empresa de varejo há dois anos e nos descreve com clareza o funcionamento do sistema interno desta empresa.

Foram feitas as seguintes perguntas para a Fabíola:

Onde encontro a matéria prima para a produção das bolsas?

Como são produzidas as bolsas de couro?

Como é avaliado o preço do produto final?

Quantas bolsas são produzidas mensalmente?

As bolsas são produzidas com couro legítimo que é comprado no curtume. Os metais ão encontrados no atacado de níqueis ,os forros comprados no metro no pólo têxtil no centro da cidade juntamente com os fechos.

Primeiro a bolsa é desenhada e vai ser analisada para ser aprovada ou não. Na empresa existem duas equipes responsáveis pela produção de cada peça. Se aprovado o modelo ele vai pra determinada equipe que será encarregada de tirar as medidas do couro, fazer o corte, colocar o forro, o fecho, costurar e encaixar os metais de acordo. a bolsa é novamente avaliada, só que desta vez para ver se tem algum defeito. Sendo aprovada ganha preço e referencia. O preço leva em conta o tempo maior gasto para fazer o modelo, o couro mais trabalhado e os metais.

Cada equipe produz 10 bolsas por dia. Tendo em média 20 dias por mês, são produzidas 400 bolsas por mês.

Os horários dos funcionários operacionais são de 08:00 da manhã as 18:00 da noite, com 1 hora de almoço e 15 minutos de lanche. A máquina principal desse trabalho é manual com máquina de costura.

As previsões de demanda são calculadas de acordo com o estoque referente ao do mesmo mês do ano anterior. A partir daí verifica - se a quantidade de bolsa a ser produzida para atender o mês em questão.

Os processos de demanda e programação da produção são apurados da seguinte forma:

Estoque setembro/2015 = 120

Programado =37

Estoque setembro/2015 = 50

Estoque ideal = 80

Saldo devedor negativo = - 27

Pode programar = 0

Quando o saldo da loja estiver negativo para programar ela deve devolver este saldo para o estoque da fabrica ou abaixar o preço das mercadorias mais antigas que não obtiveram saída.

3.Planejamento da produção utilizado pelas empresas

O sucesso e sobrevivência de uma empresa depende entre outros fatores da eficiência com a qual produz seus produtos ou serviços. A falta de conhecimento da área da produção, desde a venda do produto até as informações pertinentes ao controle produtivo, pode resultar na ineficiência da empresa. Assim sendo é necessário que as empresas trabalhem na busca constante do aperfeiçoamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com