TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps anhanguera marketing

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.802 Palavras (12 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 12

Sumário

  1. Introdução                5
  2. Etapa 1 - Passo 1                6
  3. Passo 2        8
  4. Passo 3        9
  5. Etapa2 - Passo 1        12
  6. Passo 2        13
  7. Passo 3        14
  8. Conclusão        15
  9. Bibliografia        16
  1.  Introdução

Ao analisar o caso do Cacau Sabor empresa pela qual passa por dificuldades em promover seus produtos e já tentou de várias formas sem conseguir êxito, buscou a ajuda de uma empresa especializada.

Identificamos algumas falhas como a repentina mudança de nome da empresa em pouco tempo, um caso comum em muitas empresas que passam por dificuldades. Quando a empresa não dispõe de um gerenciamento correto e com uma equipe eficaz em venda e marketing é comum que aconteça até mesmo o pior: fechar as portas.

Ao final desse trabalho vamos apresentar outros problemas e soluções para esta e outras empresas do ramo. Como é uma área muito específica à produção de chocolate e passa por períodos que a venda é ocasional, identificamos soluções para que a empresa passe por esse período sem afetar drasticamente seu faturamento.  

 

  1. Etapa 1 - Passo 1

Mix de Marketing

[pic 1][pic 2]

Mix de Marketing é um conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos de marketing no mercado alvo.

Em outras palavras Mix de Marketing é um trabalho em grupo ou individual, de preferência de curto prazo onde é identificado um determinado publico alvo para o consumo de um produto ou serviço a ser comercializado, sendo oferecido, com diferenciais dos mesmos já prestados e vendidos ou não.

O Marketing por ser de forma visual, auditiva, e física, quando realizamos uma viagem, jantamos em um restaurante ou vamos a um show e falamos para outras pessoas daquele lugar ou serviço também e marketing, mas um marketing indireto, pois a empresa não teve custo com a propaganda.

O Mix de Marketing também é conhecido com 4P`s (produto, preço, promoção e praça) são ferramentas que auxiliar a empresa na hora de vender seus produtos ou serviços.

Produto        

O produto é qualquer coisa que se comercialize, pode ser um produto, um serviço, ou ate mesmo coisas intangíveis como patentes, marcas ações da empresa. Produto é o conjunto de atributos, funções e benefícios que os clientes compram. Primeiramente, eles podem consistir de atributos tangíveis (físicos) ou intangíveis, como aqueles associados aos serviços, ou uma combinação de tangíveis e intangíveis.  (Griffin, 2001, p.228).


Preço

Preço é o volume ou a quantidade a ser cobrada por um serviço ou produto que se deseja ou esteja à venda.  A tarefa de determinar um preço de um produto ou serviço deve ser bem elaborada, levando em conta todos os custos e gastos, existente ainda a margem de lucro. Também deve ser levado em conta o que os consumidores estão dispostos a pagar pelo mesmo.

Praça

A praça é ponto de venda, pode ser um canal ou meio de distribuição, pode ser descrito como uma rede organizada de órgãos e instituições que, em combinação executam  todas as funções necessárias para ligar fabricantes a consumidores ou usuários finais.

Promoção

Muitas vezes, propaganda é confundida com marketing. Isso ocorre porque a parte mais percebida pelas pessoas é a parte promocional que mais aparece no marketing.

Dentre as ferramentas de promoção estão: propaganda, promoção de venda, relações publicas, força de vendas e marketing. Muitas empresas abrem e fecham as portas sem que haja uma promoção. Ao realizar uma promoção à empresa ou o setor de marketing e vendas deixa sua marca ou produto conhecidos. Assim o consumidor sabe onde e quando encontrar determinado produto/serviço.  

Propaganda

A propaganda esta ligada a promoção e juntas desempenham o papel de criação de uma marca ou referencia de um produto, exemplo: Bombril, Sedex e Super Bond, entre outros. A propaganda é importante para o cliente conhecer o produto e até mesmo na hora de escolhê-lo ela influencia a capacidade de informar de uma só vez só varias pessoas.


  1. Passo 2
  • Identificar produtos e serviços que as pessoas precisem ou que esteja há muito tempo sem atualização. Novidades sempre atraem clientes, ou seja, implantar no mercado aquilo que as pessoas buscam para melhor satisfazê-los.
  • Antes de expor os produtos ou serviços, identificar se na região existe demanda para o mesmo. Muitas empresas tem dificuldade com logística porque não realizam um estudo de mercado antes, a praça deve ser analisada antes de expor o produto.
  • Existe um provérbio que diz "a propaganda é a alma do negócio", então, quanto melhor o investimento em propaganda, mais sua empresa será conhecida. Prestar um serviço ou vender um produto de qualidade é extremante necessário para a empresa dar certo e com a promoção ela será lembrada.
  • O preço deve sempre ser analisado, pois ele influencia o consumidor na hora da compra que analisará preço e qualidade (deve estar compatível com os demais concorrentes), o preço que o consumidor esteja disposto a pagar.

  1. Passo 3

A empresa Cacau Sabor passa por dificuldades, o motivo pode ser a constante mudança de nome, a diversidade de produtos a oferecer e o público alvo. A mesma deve realizar um estudo de mercado onde identifica o perfil do cliente que ela deseja alcançar e direcionar sua promoção. Por se tratar de uma empresa de médio porte ela pode também expandir seus produtos, de maneira a fornecer matéria prima a pequenas empresas.

Mediante análise, concluímos que o nome deve ser mais uma vez ser alterado e passa a se chamar "Mais Cacau". A empresa com novo nome se torna uma novidade na praça mesmo que fosse apenas pelo nome, mas não é o caso, conta com uma nova linha de produtos.

O primeiro produto é uma barra de chocolate de 1 kg para pequenas empresas e comerciantes.

O segundo produto são bombons selecionados de chocolate que terá como propaganda gourmet chocolate e o público alvo são os consumidores de classe B e C que estão mais exigentes na hora de comer bombons de chocolate.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (249.5 Kb)   docx (112.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com