TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps cargos e salarios

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.079 Palavras (9 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

  FACULDADES ANHANGUERA

Unidade Pirituba

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Gestão de Pessoas

Tutor: Zuleica I. R. Berretta

CURSO SUPERIOR DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Elaine Cristine de Oliveira – 7305546560

Gisele Mota da Silva – 6314195652

Maria Lidiane Lopes da Silva - 6397253070

Ozriel Borges de Carvalho – 7365382253

Francieli Cristina da Silva Nascimento - 8745153821

SÃO PAULO

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

ETAPA 1        

ETAPA 2        

ETAPA 3        

ETAPA 4        

CONCLUSÃO        

BIBLIOGRAFIA        

INTRODUÇÃO

Gestão de pessoas é uma área que nos proporciona conhecimento para identificar pontos positivos e negativos dentro de uma organização. Sabemos que a gestão de pessoas é importante para se ter um bom recrutamento, procurando identificar bons candidatos e manter este candidato com planos de ação, usando dos recursos disponiveis para reter os melhores talentos para a empresa. Identificando esses talentos através de planejamentos e de avaliações de desempenho.

ETAPA 1

Atualmente não está difícil perceber que estamos vivendo em uma sociedade fortemente marcada por mudanças, o mundo mudou e as pessoas também. Não foram só as leis, mas as relações de trabalho também passaram por grandes transformações ao longo dos anos.

Nos dias de hoje a valorização das pessoas no ambiente organizacional, o modo como são administradas e tratadas servem como alavanca para o sucesso de uma empresa em relação aos seus concorrentes no mercado.

No início do século XX a situação era bem diferente, o trabalho humano era explorado como se as pessoas fossem uma peça incorporada no processo produtivo.

Conforme mostra no filme Tempos Modernos estrelado por Charles Chaplin, os empregados eram organizados na linha de produção como peças de engrenagem das máquinas e assim que eram tratados. Quando uma máquina quebrava perdia o seu valor para a empresa e era substituída, da mesma forma acontecia com os funcionários.

No contexto do filme podemos ver características marcantes como a centralização do poder pressão, cobrança excessiva, onde o dono da empresa passa o tempo todo observando os funcionários através de monitores espalhados pela fábrica.

Na era Industrial características como resistência física e produtividade eram muito valorizadas, ocasionando exploração ao extremo do trabalho humano.

Conforme o decorrer do tempo ,os trabalhadores começaram a se organizar e exigir condições mais justas no ambiente de trabalho, resultando numa série de leis com o objetivo de proteger e garantir a segurança e o bem estar dos trabalhadores.

Nos tempos atuais, as organizações estão ampliando sua visão e atuação estratégica, a moderna gestão de pessoas baseia-se em três aspectos fundamentais: As pessoas como seres humanos, as pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais e as pessoas como parceiros da organização. Podemos observar que o mercado de trabalho está extremamente competitivo, a maioria das organizações estimulam os funcionários e buscam por pessoas capazes de se envolver, de criar, de ter iniciativa e de inovar para propiciar o sucesso da empresa no mercado, pois todo processo produtivo somente é capaz de ser realizado com a participação conjunta, e o parceiro mais íntimo da organização é o funcionário quando valorizado e motivado, dá vida, dinamismo e faz as coisas acontecerem.



ETAPA 2

Histórico da empresa

1. Empresa: Itacawi Mármores e Granitos LTDA.

2. Localização: Av. Miguel de Castro, 149 Pirituba, São Paulo- SP.

3. Porte: Pequena- Empresa

4. Seu público-alvo engloba: Projetistas, arquitetos, engenheiros e clientes finais.

5. Segmento: Pedras Ornamentais

6. Total de funcionário: 18 (Dezoito)

7. Missão e Valores: Conquistar a satisfação do cliente com eficiência e qualidade, aplicando toda experiência e técnica dos melhores profissionais da área.

Entrevistado Igor de Mello Freitas (Gerente Geral)

O que o Gestor faz para adquirir treinamento e habilidades para destacar erros de sua organização?

Para estar mais bem equipado para ajudar o seu pessoal a adquirir as habilidades, assim evitando cometer a menor quantidade de erros possíveis, o gerente coloca em prática o que se segue: Perguntas certas e freqüentes são feitas sem que as pessoas sintam-se constrangidas. Tenta-se absorver bem as respostas, assim como a linguagem corporal obtida do colaborador. Quando alguém faz algo bem feito, é mencionado de forma clara. Quando alguém comete um engano ou um erro, é dado orientações de forma a corrigi-los positivamente. É sugerido melhorias, transparecendo o credito dado quanto a capacidade que eles têm de fazer o trabalho da melhor forma. Conversas freqüentes com os colaboradores o colocam em melhor posição de detectar problemas e observar aqueles que estão prontos a assumir maior responsabilidade e aqueles que possam por algum motivo trazer problemas para a equipe futuramente e assim tentar evitá-los.

No cenário contemporâneo de negócios, a verdadeira vantagem competitiva das organizações esta na identificação e no desenvolvimento de suas competências que resultam entre as competências individuais de seus funcionários. O que o Gestor tem feito para esse tipo de desenvolvimento?

Na empresa os processos diários são baseados na aquisição, criação, compartilhamento e utilização do conhecimento com eficiência, iniciativa e criatividade. Nesse contexto, a gerencia da empresa amplia sua abrangência. De gestão de pessoas o enfoque passa a ser a  gestão do conhecimento, nesse sentido apresenta-se como uma alternativa de modelo a Gestão das Competências cujo objetivo é garantir que haja um cuidado em todo o caminho percorrido pelo colaborador em sua trajetória na empresa, desde sua seleção até sua alocação, sua remuneração, bem como o desenvolvimento continuado das competências requeridas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (187.4 Kb)   docx (67.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com