TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps competencias profissionais

Por:   •  30/3/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.908 Palavras (8 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Faculdade Anhanguera de Caxias do Sul

Tutor EAD: Roberta M. C. Chaves

Tutor Presencial: Alcir Cardoso

Curso: Administração

ATPS – COMPETENCIAS PROFISSIONAIS

Acadêmicos:

Ivan Marcos Erthal RA: 6947466923

Caxias do Sul, Março de 2014



 ATPS – COMPETENCIAS PROFISSIONAIS 

1. INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho, é proporcionar ao aluno a vivência e conhecimento no que diz respeito à normas e procedimentos administrativos, habilidades e processos, relacionamento e gestão de pessoas.
Vemos atualmente, acontecimentos inovadores, simultâneos ao redor do mundo, e estes estão causando muitos impactos mas vidas profissionais de qualquer pessoa, seja ela o diretor ou o colaborador. Observamos profissionais cruzando as fronteiras do país em busca de novas oportunidades em função das crises econômicas, e também o número de estrangeiros que trabalham em nosso país aumentou significativamente.
Esse cenário, acaba levando os profissionais a saírem de sua zona de conforto, e portanto, é necessário que esses profissionais estejam em constante movimento de aprendizagem e busca de melhorias, buscando desenvolver competências profissionais que garantam o seu “diferencial” no mercado.

2. DESAFIO

Você trabalha em uma empresa comercial de pequeno porte, a L.O.C.A.L., que atua no mercado há 30 anos e que vem passando por uma reestruturação, necessária diante da evolução acelerada em que se vive nos dias atuais. Esta situação está fazendo com que os colaboradores da empresa se assustem e sintam-se fora da sua “zona de conforto”, uma vez que o “acomodar-se” e achar que as coisas serão como sempre foram, é o pensamento de quase 70% dos funcionários, os quais possuem de 10 a 20 anos de empresa, estando prestes a se aposentar e não aceitando novas mudanças. Porém, nos dias atuais é necessário e esperado que o profissional desenvolva competências que garantam sua relevância e seu destaque no mercado de trabalho. Diante disso, você, como líder do setor de vendas, recebeu a atribuição de reorganizar a sua equipe de trabalho, que conta com profissionais novos, recém contratados e funcionários mais antigos, onde há choque de gerações e atitudes, gerando desmotivação e conflitos constantes.
O principal desafio está em descobrir os pontos fortes e pontos fracos dos colaboradores, mapear estas informações, avaliar atividade exercida como maior aptidão na relação profissional x atividade exercida e criar uma estratégia para otimizar esta relação de habilidade/competência com ênfase principal no melhor desenvolvimento do negócio.

ETAPA 1
Aula-tema: Teorias da Administração. Processos Administrativos.

Passo 1: Significado da palavra Administração e suas variáveis no decorrer da história
A palavra administração significa: tomar decisões sobre um determinado objetivo, e a utilização de seus recursos.
A tarefa principal da administração é interpretar quais são os objetivos da empresa, transformar esses objetivos em ação através do planejamento, da organização, direção e controle. Portanto, o processo de administrar compreende por: Planejar, Organizar, liderar, executar e controlar.
A teoria da administração surge em resposta aos problemas identificados em cada era.
Uma das preocupações, certamente a principal, era encontrar um meio de entender e tornar funcional as organizações e seus sistemas produtivos, que nasceram com a Revolução Industrial.
Taylor foi o líder do movimento da administração científica que teve ênfase no combate ao desperdício.
Fayol foi quem explicou o papel dos gerentes no processo de administrar.
Weber foi o criador das bases para o estudo das organizações e da teoria da burocracia.
Tudo o que praticamos hoje, é resultado da junção e adaptação de todas essas tórias, ou seja, é o fruto do trabalho iniciado por estes grandes empreendedores.
Podemos analisar no quadro a seguir o surgimento e a ênfase de cada teoria no decorrer da história.

Habilidades e competências necessárias ao administrador moderno

Para Katz Existem três tipos de habilidades que são fundamentais para que o administrador possa executar de maneira eficaz o processo administrativo:
Habilidade técnica: usar de conhecimento, métodos de realização, técnicas e todos os equipamentos necessários para realizar suas tarefas, através da instrução, experiência e educação
Habilidade humana: É a capacidade de discernimento que o administrador precisa ter para lidar com pessoas, fazer a gestão de pessoas, de modo a compreender suas atitudes, em busca de motivar seus colaboradores, e ter assim, uma liderança eficaz.
Habilidade conceitual: Esta é a habilidade para compreender o que há de complexo na organização, e ajustar isso ao comportamento do ser humano dentro da própria organização. Ou seja, fazer com que a pessoa se comporte de acordo com os interesses e objetivos da empresa.

Passo 2 – O Surgimento das teorias administrativas em reposta aos problemas empresariais
Todas as teorias tiveram sucesso, cada uma em sua respectiva época.
Elas foram surgindo em decorrência das falhas, erros, e insatisfações dos empregadores com relação ao processo administrativo.
Atualmente, todas elas podem ser aplicadas às situações em que vivemos no mundo de hoje, basta que o administrador tenha conhecimento nessas teorias e habilidades para aplicá-las e adaptá-las à situação atual.

Passo 3 - Qual seria a melhor teoria administrativa a ser usada que melhor contribua com a transição que a empresa L.O.C.A.L. encontra-se?
Acreditamos que a melhor teoria seria a teoria do desenvolvimento organizacional, pois com o foco na mudança organizacional planejada e abordagem de sistema aberta, será mais fácil deixar os antigos colaboradores a vontade com relação ás mudanças, o conceito de Desenvolvimento Organizacional está intimamente ligado aos conceitos de mudança e de capacidade adaptativa à mudança
Essa teoria tem como objetivo, efetuar transições planejadas com o ambiente da empresa fazendo a identificação das pessoas com a organização, buscando assim a motivação e o comprometimento, o compartilhamento de objetivos e o aumento de lealdade, Busca também desenvolver o espírito de equipe, fazendo uso da integração e da interação das pessoas envolvidas a fim de facilitar a adaptação de toda a organização às novas mudanças propostas.
Sendo assim, no nosso caso, buscar a interação dos antigos colaboradores com os novos, mesclando as equipes para que os antigos possam compartilhar conhecimentos e experiências e os novos trazerem inovações e empreendedorismo aos mais velhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (130.9 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com