TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps logistica anhanguera

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.549 Palavras (7 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 7

2. Etapa 1

Administração de Materiais é um conjunto de atividades desenvolvidas dentro da empresa, de uma forma centralizada ou não, determinadas a preencher as diversas unidades com os materiais necessários. Consiste na execução e gestão de todas as tarefas de suprimento, sendo transporte e manutenção do material da organização.

A administração de material corresponde ao planejamento, organização, direção, coordenação e controle de todas as tarefas necessárias para definição da qualidade, aquisição, guarda, aplicação e controle dos materiais destinados às atividades operacionais da organização.

Seus objetivos são os preços baixos, alto giro de estoque, baixo custo de aquisição e posses, continuidade de suprimentos, consistência de qualidade, pouca despesa com pessoal, relações favoráveis com fornecedores, aperfeiçoamento do pessoal e bom registro.

A administração geral é responsável pelos materiais que são classificados conforme a necessidade e cultura de cada empresa, sendo elas: valor econômico (produção nacional ou estrangeira, possibilidade de substitutivos, facilidade de obtenção entre outros) e valores estratégicos (se sua existência está ligada a escassez ou abundância de jazidas, minerais ou vegetais e segurança nacional) e quanto sua utilização (equipamentos, materiais de consumo, matérias primas e insumos). A padronização dos materiais em uso e acompanhamento de ciclo dos materiais são técnicas para políticas de materiais. O transporte sendo ele interno ou externo requer uma atenção maior, pois qualquer falha pode comprometer toda a organização.

Outro ponto importante é do administrador de estoque, sua eficiência reduz materiais armazenados e facilita à previsão de aquisições e consumo, eles representam fatores de confiança dentro das empresas por isso são muito importantes.

Para que a empresa consiga atingir os níveis de alta eficiência é preciso essas providências, como organização e métodos (estuda métodos administrativos e produção), qualidade (atendimento às necessidades do cliente) e informatização (adoção das mais eficientes ferramentas para gestão e administração modernas).

3. Etapa 2

Gestão de estoques trata-se de uma ferramenta responsável por prover recursos para todas as atividadesde uma empresa. É uma forma de gerenciamento que controla o fluxo de armazenagem de matéria prima, material semiacabado e produto acabado, desde a origem até o ponto final de consumo, atendendo todas as exigências dos clientes.

Dentro das organizações o departamento logístico tem a missão de providenciar bens e serviços, no lugar correto, na hora certa e na condição desejada pelos seus clientes, a fim de reduzir custos e tempo, fatores importantes que influencia diretamente e financeiramente no valor agregado de um produto.

A administração de materiais é composta por um conjunto de operações dentro das organizações: suprimentos, transporte, armazenagem, planejamento e controle de estoques, juntos tem o objetivo de garantir as informações da matéria prima desde a origem até a entrada na fábrica dos materiais, aumentar o giro doa estoques, baixar os custos com aquisição de materiais, garantia da qualidade do produto e manter uma boa relação com os fornecedores.

A movimentação de materiais visa transportar eficientemente seus produtos, repor suas matérias-primas em linha de produção e transportar todo material em processamento dentro das empresas e alocar os produtos acabados nos estoques. A movimentação de materiais ou sistema de logística integrada visa maximizar as atividades de apoia a produção baseada no tempo, espaços disponíveis e instalações da empresa. O gerenciamento integrado da logística e fundamental para as empresas atingirem o objetivo da diferenciação junto a seus concorrentes.

Dentro do departamento de logística existem algumas atividades importantes que compõe a cadeia de valor, são elas: transporte, armazenagem e processamento de pedidos, se engana quem considera o transporte como o meio mais importante da logística, dentre outros não é o mais importante e sim mais um essencial nesse ciclo que envolve uma boa parte do custo de uma empresa. A armazenagem é a estrutura que a empresa dispõe para manter seus estoques, atividade que necessita de um ótimo planejamento, pois se trata de administrar um menor nível de estoque sem prejudicar o nível de serviço ao cliente, ou seja, manter uma quantidade necessária para atender os clientes quando eles precisarem. Agora quanto ao processamento de pedidos, é uma atividade que não representa custo elevado como as demais, pois se trata de um nível de serviço ofertado ao cliente e tem por objetivo reduzir o tempo do ciclo de pedido, que o tempo entre o cliente realizar um pedido e o mesmo ser entregue.

Com o desenvolvimento de novas tecnologias na área de software essa atividade pode se tornar um diferencial competitivo e de muita importância para as empresas, pois utilizando sistemas eficientes as empresas ganham tempo para realizar todos os tramites (recebimento de pedido, controle de estoque, aprovação de compra, separação, expedição e entrega do produto) quando os clientes realizam suas compras pela internet.

O gerenciamento dessas atividades tem o objetivo de cruzar informações, envolvendo a logística interna e externa, controlando o fluxo de matéria prima ate a fabricação de um produto e a distribuição física ate o consumidor final.

A logística integrada é composta por três áreas principais, que juntas formam o processo de atendimento da demanda, prestação de serviço e compra da matéria prima ate a entrega do produto, são elas:

- Logística Inbound, representando a gestão de suprimentos da empresa com seus fornecedores.

- Logística Industrial, representando o planejamento, programação e controle da produção.

- Logística Outbound, representando a distribuição física dos produtos aos clientes.

O objetivo principal da logística integrada é a diferenciação ou vantagem competitiva que uma empresa levará em conta aos seus concorrentes, no atual cenário o tempo surge como fator principal no cenário dos negócios, assim como habilidades dominadas pela empresa e desenvolvimento de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com