TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps rh etapa 1

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.479 Palavras (6 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 1 - OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS.

Podemos definir Gestão de Pessoas como um conjunto de ações e práticas que visa orientar as relações no ambiente de trabalho e no comportamento humano.

Com as mudanças que estão acontecendo, as empresas estão aprimorando suas concepções e práticas gerenciais. Uma dessas mudanças é o investimento nos colaboradores para que esses possam melhor atender seus clientes. A partir desse investimento, podemos dizer que as pessoas passam a serem as vantagens competitivas da empresa.

A gestão de pessoas se baseia em três aspectos fundamentais:

As pessoas são gerentes do conhecimento;

A transmissão de seus conhecimentos por meio da externalização, ou seja, repassa as outras pessoas;

A empresa gestora do conhecimento precisa dessas pessoas para disseminar o conhecimento.

A moderna gestão de pessoas em conjunto com a organização tem a função de atrair e reter talentos para o sucesso da empresa.

E para que esse feito seja alcançado é necessário ter como base seis passos de um processo básico: Agregar, Aplicar, Recompensar, Desenvolver, Manter e monitorar as pessoas.

Diante de tudo o que já foi relatado, podemos analisar e fazer uma breve relação entre o filme “tempos modernos” e os dias atuais.

No Filme mencionado relata a historia dos anos 30 nos EUA, onde os operários eram engolidos pelo capitalismo que fizera muitos deles passar pelo desemprego e pela fome, salientando que estes operários passavam por situações criticas de trabalho, como por exemplo, o trabalho repetitivo e a longa jornada de trabalho sem benefícios e/ou condições dignas para exercer suas funções.

Nos dias atuais, levando em consideração as mudanças ocorridas pelo longo caminho percorrido, com o surgimento de vários grandes pensadores que estimularam e mostraram que pessoas motivadas produziam mais, as empresas perceberam a importância do trabalhador e deste ponto adiante foram agregando valores a estas pessoas.

Tão logo podemos considerar que o mundo atual visa somente lucros e de certa forma nos leva a crer que as mudanças ocorreram mais que o espírito da “coisa” continua o mesmo.

ETAPA 2 – AGREGANDO PESSOAS. APLICANDO PESSOAS

QUESTIONÁRIO DIRETIVO - Hospital SEPACO

Como a empresa aborda o tema Recrutamento e seleção?

Existe um setor de Recrutamento e Seleção que é uma extensão do departamento de Recursos Humanos. Quando abre uma vaga no meu setor, envio um e-mail solicitando o início do processo de recrutamento e seleção para o preenchimento da vaga. No e-mail eu coloco mais ou menos as características do candidato, por exemplo, na minha forma de gestão, adotei o critério que todos os colaboradores tenham ou estejam cursando o nível superior, claro que proporcional ao nível hierárquico, por exemplo: os auxiliares estão cursando a faculdade, os analistas a maioria já concluiu e alguns já são pós-graduados.

Quais as principais exigências que o candidato precisa ter para a prática do Recrutamento e seleção?

Primeiramente dou prioridade ao Recrutamento Interno, pois o processo de adaptação ao cargo costuma ser mais rápido.

Na prática do recrutamento, os colaboradores responsáveis pelo exercício vão buscar candidatos através dos veículos mais utilizados, como sites, faculdades, jornais, etc.

Na prática de seleção, é aplicada uma avaliação escrita e outra oral para o teste psicológico e também a competência para a área em que vai atuar.

Na ultima etapa, restarão por volta de dois ou três candidatos selecionados, é o momento em que eu faço uma entrevista individual com cada um deles para definir quem realmente está mais bem preparado para assumir o cargo.

Como o candidato é avaliado?

Na fase de recrutamento e seleção, o candidato é avaliado através de técnicas que servem para identificar se possui o raciocínio lógico, psicológico, trabalho em equipe, desenvoltura, conhecimentos gerais e conhecimento da área em que pretende atuar, etc.

Na fase da experiência, os testes são aplicados no dia-a-dia, na prática do exercício da função.

Qual é a sua forma de gestão?

Bom, procuro ser ética, equilibrada e justa para com todos e tudo, ou seja, quando há ponto crítico ou favorável a ser tratado/discutido, eu chamo o colaborador para uma conversa em particular para apontar os fatos ocorridos, assim eu tento passar para ele, através da minha experiência, quais os melhores caminhos a seguir. Gosto de ensinar e aprender com todos os colaboradores.

Sou uma Supervisora aberta para novas idéias e para ouvir críticas favoráveis e desfavoráveis sobre a organização, desde que seja visando o crescimento da empresa.

Quais critérios a empresa adota para a avaliação de desempenho?

A empresa aborda alguns temas na avaliação, assim sendo: ética comportamental, cumprimento das normas impostas pela organização, ética e cordialidade na relação com clientes (internos e externos), satisfação e prontidão em solucionar problemas, organização das ferramentas, materiais e processos de forma que todo o trabalho seja desenvolvido com eficiência, eficácia e no prazo determinado, motivação do colaborador, trabalho sob pressão, iniciativa, ideias, etc.

De que forma é aplicada a avaliação de desempenho?

Cada Supervisor ou Gerente chama um funcionário por vez de sua equipe até uma sala de reuniões para aplicar a avaliação.

No meu caso, eu faço anotações durante o ano inteiro sobre cada colaborador, para que eu possa expor e discutir no momento da avaliação, usando-os como exemplo e justificativa para a nota adotada.

Qual é o período que se aplica a avaliação de desempenho na organização?

A organização tem como critério, aplicar anualmente a avaliação de desempenho, porém eu gosto de avaliar a minha equipe diariamente. Pois os fatos ainda estão frescos e mesmo na hora de solucionar o problema ou consertar o erro, eu consiga ensinar o colaborador de forma mais adequada e eficaz.

Histórico da Empresa

O Hospital SEPACO, que tem como Razão Social:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com