TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atributos e Atribuições das Lideranças Organizacionais

Por:   •  7/11/2016  •  Dissertação  •  35.060 Palavras (141 Páginas)  •  3.437 Visualizações

Página 1 de 141

Atributos e Atribuições das Lideranças Organizacionais

                                                                                

Profa. Cida Sanches

Apresentação

O objetivo da disciplina é capacitar o aluno a conhecer e entender a importância dos atributos, das características, qualidades e habilidades de um líder para realizar tarefas no ambiente organizacional e, de que modo, tais atributos se relacionam com os diversos papéis que o líder desenvolve para atender suas funções.

Introdução

Nesta disciplina aprenderemos as definições de competências e sobre as habilidades como contribuições para o desenvolvimento das diferentes competências, visto que, a habilidade é inseparável da ação e exige domínio de conhecimentos.

 Aprenderemos sobre as atividades cognitivas humanas na orientação das atitudes e suas possíveis distorções relacionadas às interpretações equivocadas. Sobre as atitudes, discutiremos sua representação como predisposição das pessoas para um objetivo.

Aprenderemos os conceitos dos atributos e das atribuições relacionados às lideranças organizacionais. Sobre os atributos de um líder discutiremos a respeito das suas qualidades, habilidades e suas características próprias para atender as funções no cargo de liderança. Sobre as atribuições discutiremos suas obrigações, suas responsabilidades e poderes conferidos para que realize suas tarefas.

Por fim, segundo as propostas da Fundação do Prêmio Nacional da Qualidade, aprenderemos sobre as atribuições indicadas dentro do sistema de Liderança.

1.LIDERANÇA

Liderar é conduzir pessoas rumo a um objetivo. Liderança é a influência que uma pessoa exerce sobre outros indivíduos e sobre as atividades dos grupos e equipes. Vale lembrar que a influência deve, de certa maneira, ser sancionada pelos seguidores, porque uma definição completa de liderança precisa considerar também o contexto em que o líder está inserido, o simbolismo que esse líder representa, assim como, deve considerar a missão que ele tem que atingir e os objetivos propostos dentro do ambiente organizacional em que se atua.

Influenciar tem um significado muito próximo ao de poder, pois se refere também à habilidade de mudar comportamentos, mas tende a ser mais sutil e menos direto que a exerção do poder. Poder indica a habilidade de afetar os resultados com maior facilidade do que a influência, dizem Lyness Thompson (apud DUBRIN, 2006).

As lideranças podem ser representadas de forma autocrática, democrática e liberal.

Autocrática ou autoritária é a liderança com base no poder de coerção e posição, que despende alta quantidade de energia, procurando o maior controle possível sobre as ações e reações das pessoas. Este estilo de liderança gera, no ambiente organizacional, pessoas passivas e alienadas, porque a sua forma de gerir é impositiva, centralizadora das decisões.

A liderança democrática é mais comunicativa e seu objetivo é tornar os grupos ou equipes mais participativos e motivados para atender aos objetivos organizacionais.

O líder liberal ou laissez–faire, completamente descomprometido, deixa a tarefa da tomada de decisão para seus funcionários. Exerce baixa influência e não se envolve com as atividades diárias.

 As lideranças são movidas pelos objetivos, de forma que não existe liderança sem objetivos a atingir. Cabe às lideranças manterem os seus funcionários estimulados por meio da sua capacidade de influenciar seus comportamentos rumo a esses objetivos, seja este estímulo orientado pela premiação, pela recompensa ou ainda pela valorização de cada indivíduo.

[pic 1]

Não, não existe! O ideal é que o líder tenha capacidade para avaliar as necessidades da organização, e consciente dos seus compromissos como líder, atender essas necessidades. Com esse objetivo o líder pode aprender a se adequar para agir de acordo com as situações, e a atender as necessidades do momento, de acordo com as contingências organizacionais, o que o tornará um líder situacional ou contingencial.

[pic 2]

Pessoas consideradas líderes natas têm a oportunidade de exercer capacidades próprias conforme suas motivações e preferências, e podem desenvolver certas qualidades e características de um líder ainda muito cedo. Entretanto, nem todas as pessoas que possuem os atributos necessários para exercer uma liderança surgem como líderes: as pessoas precisam estar motivadas para aceitarem esse desafio.

Verifique que, por muitas vezes, a palavra capacidade se repete, o que significa dizer que para liderar é necessário que se tenha algumas competências. A competência de uma liderança está associada às realizações das pessoas, àquilo que elas produzem.

[pic 3]

Ao fazer a pergunta esse alguém quer saber: você tem conhecimento suficiente para realizar essa atividade, você tem domínio do assunto para tal? Você tem habilidade, sabe aplicar o conhecimento que tem para exercer esta tarefa? Você é capaz de tornar esse conhecimento em um resultado esperado?

Pois é! Atualmente é comum ouvirmos: “você precisa adquirir novas competências”, “o processo de seleção da empresa é por competência”, “a administração dessa empresa é por competência”. O conceito de competência pode ser atribuído a diferentes elementos, como pessoas – com um conjunto de competências, e organizações – que também apresentam um conjunto de competências.

Faz-se necessário, nesse momento, uma melhor definição de competências para darmos continuidade ao assunto.

1.1.COMPETÊNCIAS

Competência vem do verbo latino competere, que indica a ação de aproximar-se, de encontrar-se, que resulta em ”responder a, corresponder”, que dá lugar ao adjetivo competensentris, que vem a ser competente, convincente, diz Tejada (1999, p.3).

As definições de competência focam a condição de aplicação adequada de conhecimentos, habilidades e destrezas com atitudes e compromissos, bem como com a capacidade integral de exercer uma atividade. Essa definição se contrapõe à aplicação do conceito em um campo restrito da educação, em que se considera competência como o desenvolvimento de múltiplas capacidades, diz Irigon (1998). Uma pessoa competente em seu trabalho deve adquirir conhecimento e desenvolver habilidades variadas para a tomada de decisão, a solução de problemas e conflitos, e para negociar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (240.6 Kb)   pdf (6.3 Mb)   docx (7.9 Mb)  
Continuar por mais 140 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com