TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação do Assistente Social no Processo de Prevenção da Gravidez na Adolescência

Por:   •  27/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.714 Palavras (11 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


[pic 14]


AGRADECIMENTOS

A Deus, pois sem ele nada seria possível e não estaríamos aqui reunidos, desfrutando desse momento tão importante.

A minha mãe, por está sempre presente nos momentos bons e ruins, incentivando-me a nunca desistir.

A minha tutora Jussara, que me deu muito apoio e incentivo profissional para enfrentar os inúmeros desafios que surgiram no decorrer da jornada.

A minha supervisora de campo Raquel, que me acolheu em um dos momentos mais desafiadores, que foi o estágio, fazendo-me acreditar que sou capaz de ser uma grande profissional, passando seus conhecimentos e experiências.

Enfim a todos os colegas, amigos, mas que de alguma forma contribuíram para que este sonho se concretizasse, o meu mais sincero agradecimento.

Muito Obrigada!

[pic 15]

RESUMO

Este trabalho trata da Atuação do Assistente Social no Processo de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que vem crescendo muito e que pode ser considerada uma problemática de grandes proporções na sociedade. Tem como justificativa a necessidade de informações para os profissionais e os adolescentes e nesse sentido leva-los, a compreender melhor esses fatores. Para o presente estudo utilizou-se a revisão da literatura narrativa, sendo o levantamento bibliográfico sobre Serviço Social no Processo de Prevenção da Gravidez na Adolescência e suas várias formas de intervenções. Conclui neste trabalho que as atribuições do assistente social são de extrema e indispensável importância e relevância para a diminuição da negligência em relação ao uso de preservativos e métodos anticoncepcionais pelos adolescentes e que a educação sexual constitui um fator determinante na prevenção da gravidez na adolescência, contribuindo para o desenvolvimento de competências e adaptações de comportamentos socialmente saudáveis, responsáveis e gratificantes e tenha o sentido de suscitar uma maior discussão para o Serviço Social, no âmbito da atuação profissional, visto que o debate acerca do tema é escasso e carente de uma maior intervenção. Este trabalho se propõe a dar uma contribuição para a discussão em torno dessa questão.

Palavras-chave: Adolescência. Prevenção. Gravidez. Serviço Social. Intervenção.

ABSTRACT

This paper deals with the role of the Social Worker in the Process of Prevention of Adolescent Pregnancy, which has been growing so much and can be considered a problem of great proportions in society. It has as justification the need for information for professionals and adolescents and in this sense it leads them to better understand these factors. For the present study the review of the narrative literature was used, being the bibliographical survey about Social Work in the Process of Prevention of Adolescence Pregnancy and its various forms of interventions. It concludes in this work that the attributions of the social worker are of extreme and indispensable importance and relevance for the decrease of the negligence regarding the use of condoms and contraceptive methods by the adolescents and that the sex education is a determining factor in the prevention of the pregnancy in the adolescence, contributing For the development of competences and adaptations of socially healthy, responsible and rewarding behaviors and has the sense of provoking a greater discussion for Social Work, within the scope of professional action, since the debate on the subject is scarce and lacking in a greater intervention.This paper proposes to contribute to the discussion around this issue.

.

Key-words: Adolescence. Prevention. Pregnancy. Social service. Intervention.


LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

ABNT

Associação Brasileira de Normas Técnicas

UNOPAR

Universidade Norte do Paraná


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        14

2 DESENVOLVIMENTO        15

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO        16

4 CONCLUSÃO        18

REFERÊNCIAS        19



  1. INTRODUÇÃO

Com o passar dos anos, a sociedade brasileira passou a conviver com mudanças significativas na estrutura das famílias, observamos que as mesmas estão mais heterogêneas, enfrentando paradigmas até então não observados. No campo político mesmo os avanços identificados na maneira de observar e interagir com o mundo a nossa volta, observando as necessidades básicas podemos perceber barreiras culturais que dificultam o acesso aos direitos sociais, mesmo que estejam previstos na constituição, boa parte dos mesmos não são colocados em pratica, expandindo como teoria, mas não na pratica.

A situação de desigualdade social, política e econômica encontrada no Brasil tem influência direta na dinâmica familiar e no aumento do número de crianças e adolescentes em situação de risco social e pessoal. Nesse contexto, a gravidez na adolescência tem sido considerada como um problema de saúde pública, apesar de vários estudos atribuírem significações positivas para a vivência da maternidade a partir da perspectiva das adolescentes.

Dessa forma, tomando por base essa problemática o Assistente Social com as ferramentas que possui devem utilizar-se das políticas públicas para realizar o seu trabalho, através da defesa dos direitos dos usuários, ampliando e difundindo os direitos e ao assim fazer contribuirá na criação de novas leis e políticas, conscientizando para a importância na manutenção da família através do planejamento e condições econômicas, sociais e psicológicas favoráveis na luta contra os problemas sociais, Mynaio 1999.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (219.7 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com