TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação em recursos humanos

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.738 Palavras (11 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 ATUAÇÃO DA GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS        4

2.1 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO        4

2.2 PLANEJAMENTO DE TREINAMENTO        4

2.3 TIPOS DE TREINAMENTO        5

2.4 DINÂMICAS DE GRUPO        6

2.5 JOGOS APLICADOS A TREINAMENTO        6

2.6 VANTAGENS DAS DINÂMICAS DE GRUPO        6

2.7 VANTAGENS DOS JOGOS EM TREINAMENTO        6

2.8 AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DE TREINAMENTO        7

2.9 ACIDENTES DE TRABALHO        7

2.10 PROGRAMA DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO        7

2.11 PLANJAMENTO E AVALIAÇÃO NO PROGRAMA DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO        8

2.12 PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS        8

2.13 PROGRAMA MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL        9

2.14 LIDERANÇA        9

2.15 AUTORIDADE FORMAL        9

2.16 LIDERANÇA AUTOCRÁTICA        10

2.17 LIDERANÇA DEMOCRÁTICA        10

2.18 LIDERANÇA CARISMÁTICA        10

2.19 LIDERANÇA TRANSACIONAL        11

2.20 AÇÕES E PRÁTICAS NA GESTÃO DE RH NO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO        11

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERÊNCIAS        13



  1. INTRODUÇÃO

Os recursos humanos têm um papel muito respeitável que é a influência nos resultados das organizações, onde muitas das vezes, um gestor tem a função de manter o grupo sempre em condições primordiais para o tão almejado sucesso. A necessidade de um bom planejamento de RH na empresa é evidente, pois o mercado vem cada vez crescendo e se qualificando para situações adversas.

Desta maneira, as organizações estão cada vez mais preparadas para qualquer tipo de situação deparada, onde muitas da vez a garantia de colaboradores dentro da empresa vem sendo um laço constante é adepto desenvolver programas dentro da empresa para obter uma força maior de motivação, treinamentos, desenvolvimento de profissionais, segurança, cargos de liderança, sendo tudo isso aplicado pelos recursos humanos.

O tema sugerido nos remete a analisar e compreender as diversas situações recorrentes nas empresas. Atualmente a gestão em RH executa com mais frequência atividades para as organizações e funcionários, este processo vem desde seu recrutamento até sua atuação dentro da corporação.


  1. ATUAÇÃO DA GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

  1. TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

O mercado de trabalho está em constante mudança, cada vez mais competitivo e turbulento para as organizações, nesse contexto as empresas devem ter seus profissionais com habilidades e atitudes para enfrentar o mercado que oscila muito, e nesse pensamento que ouvimos falar de treinamento e desenvolvimento.

O treinamento é o aumento da produtividade dos funcionários em suas funções de trabalho modificando seu comportamento, ajudando na sua eficiência para o melhor desempenho da empresa. O treinamento é de fato uma peça fundamental dentro de uma organização, uma vez que, motiva, proporciona qualidade de vida, tornando o ambiente de trabalho mais agradável, ético e equilibrado.

Desenvolvimento solicita não só a capacitação da pessoa, mas da empresa como um todo, tornando as habilidades mais afiadas também as mais trabalhadas, para que assim se expandam, mudem de atitudes, esse é um processo em longo prazo, pois é uma mudança, um complemento do treinamento. Treinamento e desenvolvimento não devem ser analisados apenas como algo árduo, mas como uma forma de manter sua competitividade e garantir espaço no mercado competitivo.

  1. PLANEJAMENTO DE TREINAMENTO

O planejamento do programa de treinamento origina mudanças de comportamento nos funcionários, para que ele atue dentro dos moldes da organização, no atendimento, em sistemas, etc. Para sua efetivação devem ser levadas em importância algumas fases para sua criação:

  • Avaliar as necessidades das empresas;
  • Determinar os objetivos a serem feitos;
  • Nomear o tipo de treinamento correspondente e como e quando ele será concretizado;
  • Calcular os investimentos;
  • Estimativa e a aplicação do treinamento tiveram efeito e notar os resultados alcançados.
  1. TIPOS DE TREINAMENTO

Diversas habilidades podem ser desenvolvidas no meio organizacional, assim temos competência que englobam a desenvoltura do profissional Os tipos de treinamento esta mediante a realização de levantar as necessidades, assim podem citar:

Operacional: elaborado e ministrado para a capacitação para o exercício do cargo. Motivacional: desenvolvidos e aplicados de forma a gerar um nível de satisfação e integração entre os grupos com exercícios. Multiplicador: são desenvolvidos a capacitar lideranças na aplicação e manutenção de treinamentos operacionais. Gerenciais: desenvolvidos de forma especifica, contemplando liderança, trabalho em equipe, administração do tempo e resultados.

O coaching também é essencial auxilia o colaborador a desenvolver outros comportamentos com base em técnicas de motivação e estabelecimento de cotas que treina indivíduos e equipes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (182.9 Kb)   docx (307.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com