TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Matematica

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 3

Ultima aula

A macroeconomia se preocupa com o todo de uma economia,quando se fala de renda,a macroeconomia estuda a renda nacional, de todos os brasileiros no caso, somadas. Somando a renda nacional, remos a renda Per Capita, ou seja, quanto é a renda média por brasileiro, ou ainda, como a renda nacional esta distribuída.

Existem alguns objetivos que o governo como líder de uma determinada população econômica, busca atingir metas para proporcionar melhor bem estar para a comunidade que estão governando. É responsabilidade de o governo buscar satisfazer ao Maximo as necessidades humanas.

Além das necessidades humanas serem ilimitadas, o setor privado, as empresas particulares não se interessam em satisfazer

Essas necessidades por não ser possível atribuir preço.

Para que a formação de mercado ocorra, é necessario que haja a oferta de um lado, a demanda de outro, equilibradas pelo mecanismo de preço, com isso o mercado particular, se interessa em produzir bens e serviços para satisfazer essas necessidades que não é possível atribuir preço.

Existem situações em que não é possível atribuir preço, nessas condições o mercado privado não se interessa em produzir, no entanto esses bens e serviços são necessários para a comunidade, para que seja satisfeitas uma série de necessidades.

Então o governo deve intervir nos sistemas econômicos, é ai que o governo entra no fluxo circular da renda, atuando no sistema econômico, para proporcionar a produção desses bens e serviços que o mercado privado não se interessa em produzir, por não poder atribuir preço. A mão invisível de Adam Smith ela não ocorre nos mercados econômicos, portanto, é necessário que haja intervenção do governo para que corrija algumas distorções que acontecem nos mecanismos de oferta e demanda para que tenha o equilíbrio de preço.

Metas de Política:

-Estabilidade de preço: que nada mais é que o controle da inflação, que o pior dos males, e é o que o governo mais deveria combater, pois causa uma distorção muito grande em vários setores da economia, então a inflação é o primeiro ponto a ser combatido. Deve ser o primeiro objetivo que o governo pretende atingir.

Inflação é um aumento continuo se acontecesse aumento em um mês somente e se estabilizasse não se caracterizaria inflação, mas no caso, acontecem aumentos mês a mês, isso causa a inflação. Caracterizado em um gráfico, só teria crescimento. Tem que ocorrer de uma forma generalizada, todos os preços da economia, não é apenas um produto que tem alteração no preço, no caso um determinado produto ser houver aumento no preço vai gerar uma cadeia de alteração em outros produtos que dependem da matéria prima para ser fabricado. Ex: Petróleo.

Aumenta-se o Preço do combustível, aumenta o valor do frete, que reflete no preço do produto final. Se acontecesse de aumentar o valor do combustível, mas não tive conseqüência nos demais processos, não seria chamada inflação.

Inflação Inercial:

É quando a inflação fica em um circulo vicioso, o empresário tem uma expectativa de que os preços vão aumentar então ele aumenta o preço antes, para que quando o preço subir já tenha o dinheiro para repor seus estoques, nesse caso o próprio empresário gera a inflação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (34.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com