TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Desafio Colaborativo

Por:   •  13/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 3

O planejamento estratégico é onde tudo se inicia, é a visão do futuro da organização, que se estrutura nos fatores ambientais externos, e nos fatores internos, onde definimos os valores, visões e missão da organização. As decisões tomadas no planejamento estratégico são de responsabilidade da alta administração da empresa. Enquanto o planejamento estratégico se desdobra para toda uma organização, o planejamento tático tem um envolvimento com mais limitações, a nível departamental, envolvendo às vezes apenas um processo de ponta a ponta. O planejamento tático é o responsável por criar metas e condições para que as ações estabelecidas no planejamento estratégico sejam atingidas. O planejamento operacional é de onde se origina as ações e metas traçadas pelo nível tático para atingir os objetivos das decisões estratégicas. Neste planejamento os envolvidos são aqueles que executam as ações que são aplicadas em curto prazo, geralmente no período de 3 a 6 meses. Aqui, todos os níveis da organização estão envolvidos e cuidam do acompanhamento da rotina, garantindo que todas as tarefas e operações sejam executadas, de acordo com os procedimentos estabelecidos, preocupando-se em alcançar os resultados específicos.

Uma das coisas mais importantes e buscadas dentro das organizações empresariais é uma comunicação eficaz. Diferente do que muitos acreditam, a comunicação não está ligada apenas ao fato de saber dizer algo a outras pessoas. Ela consiste em fazer com que o outro lado no caso, o receptor entenda aquilo que é dito, sem que haja qualquer tipo de má interpretação. É dever de quem está se comunicando assegurar que sua mensagem será compreendida de forma clara e objetiva, para isso deve se utilizar uma linguagem e códigos de linguagem que são utilizados para que haja a transmissão correta das informações, para que com isso, a mensagem e o conjunto de informações que são transmitidas cheguem ao seu receptor. E assim com união de todos estes elementos, será feita a comunicação de forma eficaz, nos diversos contextos, principalmente dentro de uma empresa.

Uma empresa necessita de um estilo de gestão. Dentre ela temos a gestão Autocrática a gestão costuma ser centralizadora, com pouco espaço para a interação com o restante da equipe. O líder é o principal responsável por delegar tarefas e, quando necessário, determinar punições. Esse tipo de líder pode levar à perda de engajamento e produtividade, além de prejudicar o relacionamento com os outros integrantes da equipe. Já na gestão Meritocrática o gestor se caracteriza por valorizar as pessoas, de acordo com seu potencial, empenho e resultados. É uma gestão baseada em merecimento, portanto, os colaboradores serão reconhecidos pelo seu desempenho e contribuição nos projetos da empresa. Já na gestão com desenvolvimento de pessoas é um estilo de gestão empresarial focado no desenvolvimento das pessoas, onde o gestor assume a responsabilidade por motivar e capacitar sua equipe. Através de diversos treinamentos e ferramentas. O gestor procura identificar as habilidades individuais dos colaboradores, investindo no seu treinamento e aperfeiçoamento. Já na gestão Democrática o estilo é caracterizado por uma gestão mais flexível, onde a participação dos integrantes da equipe é encorajada, os colaboradores podem fazer parte no processo de decisão, expressando suas ideias e contribuindo com ideias e sugestões. Já em uma gestão com processos o gestor adota uma abordagem focada em processos, costuma ter o perfil bem detalhista, preocupando-se com os procedimentos e métodos desenvolvidos na execução das atividades organizacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com