TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA A GESTÃO HOSPITALAR, SUAS AÇÕES E SUAS PRINCIPAIS FUNÇÕES NAS INSTITUIÇÕES.

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.912 Palavras (8 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA RIBEIRÃO PRETO – UNIDERP

CURSO DE TECNÓLOGO EM GESTÃO HOSPITALAR

THAYSE CARDOSO DE OLIVEIRA - RA: 7581586756

TUTORA EAD MONICA DANIELLE NÓBREGA ALPIRE

TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR I

AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA A GESTÃO HOSPITALAR, SUAS AÇÕES E SUAS PRINCIPAIS FUNÇÕES NAS INSTITUIÇÕES.

RIBEIRÃO PRETO / SP

2014

THAYSE CARDOSO DE OLIVEIRA

TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR l

AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA A GESTÃO HOSPITALAR, SUAS AÇÕES E SUAS PRINCIPAIS FUNÇÕES NAS INSTITUIÇÕES.

Relatório final, apresentado a Universidade Anhanguera - UNIDERP, como parte das exigências para a obtenção do título de Tecnologia em Gestão Hospitalar. Sob a orientação da Tutora a distância: Mônica Danielle Nóbrega Alpire.

RIBEIRÃO PRETO / SP

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO _____________________________________________________2

DESENVOLVIMENTO ______________________________________________3

RELATO DA ANÁLISE DA SITUAÇÃO DO CASO HIPOTÉTICO__________4

PROPOSTAS E UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE GESTÃO_________5

CONCLUSÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS __________________________6

REFERÊNCIAS ____________________________________________________7

1

1. INTRODUÇÃO

Nessa atividade vamos falar sobre algumas ações estratégicas para a gestão hospitalar, segue abaixo essas ações e suas principais funções nas instituições.

Benchmarking é um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, e é um importante instrumento de gestão das empresas. O benchmarking é realizado através de pesquisas para comparar as ações de cada empresa.

O benchmarking tem o objetivo de melhorar as funções e processos de uma determinada empresa, além de ser um importante aliado para vencer a concorrência, uma vez que o benchmarking analisa as estratégias e possibilita a outra empresa criar e ter ideias novas em cima do que já é realizado.

A Gestão com o livro aberto visando reverter o quadro de fracassos e falência surgiu mais precisamente nos anos 80 a gestão com livro aberto, criada por Jack Stack, um modelo de gestão com transparência total.

A Reengenharia também conhecida como reorganização radical, é um método usado para reprojetar e reformar sistematicamente toda uma organização, função e processo.

O americano Michael Hammer e James Champy são considerados os pais desta teoria inovadora e radical que iniciou na década de 90. A reengenharia foi se consolidando ao longo dos anos como um redesenho dos processos de uma organização com o objetivo de obter melhorias drásticas em três áreas:

Empowerment é uma ação da gestão estratégica que visa o melhor aproveitamento do capital humano nas organizações através da delegação de poder. Devemos entender este poder como sendo o resultado do compartilhamento de informações fundamentais sobre o negócio e seus projetos, da delegação de autonomia para a tomada de decisões, e da participação ativa dos colaboradores na gestão do negócio, assumindo responsabilidades e liderança de forma compartilhada.

Empowerment é fundamental para libertar a empresa do vício da centralização das decisões, que a torna lenta e burocrática.

Com esta atitude a empresa descentraliza suas decisões e estabelece um estilo de gestão extremamente mais participativa, dando maior autonomia a seus colaboradores. As vantagens são maior motivação, maior satisfação das pessoas, maior agilidade e flexibilidade, portanto, maior potencial de competitividade.

2

Empowerment corresponde a uma relação que envolve poder e responsabilidade, como duas faces de uma mesma moeda.

E agora com base nos nas análises a cima vamos falar sobre a deficiência da qualidade nos serviços hospitalares, mais precisamente sobre o caso hipotético do autor Prof.Me Jefferson Teruya de Souza.

2. DESENVOLVIMENTO

Nota-se que os pontos fortes deste estabelecimento são: Capacitação dos profissionais, ética médica, ética para com a saúde e ambiente refratário às novas iniciativas de modernização e melhoria.

Já seus pontos fracos são: Falta de comunicação e informação entre os setores, deficiências nas estruturas e gerenciais, corporativismo, setores desligados entre si mesmos, ausência de humanização nos serviços prestados aos clientes usuários e falta de motivação e baixa autoestima, essa baixa auto estima é mais precisamente associada à falta de reconhecimento e devido valor aos funcionários).

Acha-se que as tecnologias que mais se enquadrariam neste caso para melhorar os desempenhos gerenciais e estruturais seria:

A Gestão de Qualidade e a Gestão Moderna. A Gestão da Qualidade porque visam uso, custo e necessidades emergentes as perspectivas dos clientes. Já a Gestão moderna porque não busca organização de forma isolada, mais sim busca a satisfação dos stakeholderes.

Quanto ao modelo organizacional á ser aplicado para melhorar os poderes decisões e de efetivar a integração de todos os setores para melhorar o desenvolvimento do centro cirúrgico acha-se que a gestão mais adequada á esta aplicação é o sistema de informação, divisão do Trabalho, ele apoia a organização de maneiras diferentes, onde cada nível da organização será apoiado de forma diferenciada.

A Gestão Hospitalar pode receber apoio nos suporte dos processos de seus funcionários e gerentes, além de suporte nas estratégias para ganho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com