TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BP - Balanço de Pagamentos

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.727 Palavras (11 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA

Erik Leonetti B41IID-2

Matheus Sampaio B42CCD-6

Wesley Novelli B19410-3

ESTUDO DE CONJUNTURA:

BALANÇA DE PAGAMENTOS

São Paulo

2014

Erik Leonetti B41IID-2

Matheus Sampaio B42CCD-6

Wesley Novelli B19410-3

ESTUDO DE CONJUNTURA:

INDICADORES IBGE: Pesquisa Mensal de Serviços

Atividade prática supervisionada para fins acadêmicos no curso de Ciências Econômicas apresentada à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador: Prof. Marcos Paulo

SUMÁRIO


1. INTRODUÇÂO


2. Balança de Pagamentos

A Balança de Pagamentos é o instrumento através do qual vêm contabilizados todos os movimentos de valores conexos às transações dos residentes de um país com o resto do mundo, seguindo regras específicas ditadas pelo Fundo monetário Internacional coerentes com as convenções internacionais sobre a contabilidade pública.  No Brasil, o dever de elaborar a Balança de Pagamentos é do Banco Central.

O FMI tem uma definição particular sobre o que é Balança de Pagamentos: “O balanço de pagamentos é um levantamento estatístico que resume, sistematicamente, por um período específico de tempo, as transações econômicas de uma economia com o resto do mundo. Transações, feitas entre residentes e não residentes de um país, consistem naquelas envolvendo bens, serviços e renda; aquelas que envolvem direitos financeiros sobre, e responsabilidades para com, o resto do mundo; e as classificadas como transferências (tais como doações), que envolvem lançamentos de compensação para equilibrar - em sentido contábil - transações unilaterais.”

2.1 Conceito de residência

Residentes de um determinado país são as pessoas jurídicas e físicas, que tem como esse país seu principal centro de interesse. Turistas são residentes do país de origem, empresas sediadas no país, pessoas que moram permanentemente, governo em geral incluindo consulados são considerados residentes, instituições como a ONU e FMI são instituições internacionais, logo são os não-residente

Consideram-se residentes:

  • Empresas que tenham interesse econômico estabelecido no país;
  • Indivíduos domiciliados no país por um ano ou mais, que tenham nesse país seu centro de interesse econômico

Não serão considerados residentes, ainda que permaneçam no país por um ano ou mais, pessoas de outros países:

  • Viajantes;
  • Em tratamento de saúde;
  • Estudantes;
  • A serviço do governo do país de origem;
  • Em atividade econômica sazonal.

2.2 Composição da Balança de Pagamentos

Antes de analisarmos as contas da Balança de pagamentos, é importante citar que a BP faz um registro apenas dos fluxos e não leva em consideração os estoques, e trata também de transferências que não envolvem exclusivamente pagamentos. Por convenção, a unidade monetária usada nas BPs de todos os países é o dólar americano(US$). Sua composição é dada pelas seguintes contas:

  1. Transações correntes
  1. Balança Comercial
  1. Exportações e importações de mercadorias
  1. Balança de Serviços
  1. Exportações e importações de serviços
  1. Balança de Rendas
  1. Renda de trabalho
  2. Renda de capital
  1. Transferências Unilaterais em Conta Corrente
  1. Privadas
  2. Públicas
  1. Conta de Capital e Financeira
  1. Capitais Autônomos
  1. Conta capital
  1. Transferências unilaterais em conta capital
  1. Privadas
  2. Públicas
  1. Atividades intangíveis
  1. Conta Financeira
  1. Investimentos diretos
  2. Investimentos de portfólio
  3. Outros investimentos
  4. Derivados financeiros
  1. Erros e Omissões
  1. Saldo da Balança de Pagamentos
  2. Haveres das Autoridades Monetárias

Como podemos ver na tabela acima, a BP se divide em algumas partes fundamentais, explicadas mais detalhadamente a seguir.

Conta de Transações Correntes ou Conta Corrente – Registra o movimento de valores que provêm principalmente em relação às trocas de bens e serviços, assim como as rendas e as transferências unilaterais correntes. Os créditos são provenientes das exportações de bens e serviços, bem como do desempenho dos fatores de produção (mão de obra dos moradores, a capital de propriedade de residentes) utilizado por outros países. Os débitos, por sua vez, são as saídas para a importação de bens e serviços e pela prestação dos fatores produtivos não-residentes. As transferências correntes unilaterais são entradas ou saídas sem contrapartida que, modificando a renda disponível, tem um impacto sobre o consumo.

Conta Capital e Conta Financeira – Na conta Capital, também chamada Conta de Movimento de Capitais, temos:

  • Transferências Unilaterais em Conta Capital, que podem ser:
  • Privadas: Transferências relacionadas com expatriação ou repatriamento definitivo de imigrantes (a chamada riqueza líquida do emigrante), remissão de dívidas e outras transferências que não foram finalizados para consumo;
  • Públicas: Transferências de/para organismos internacionais, assim como, por exemplo, a União Europeia; e também entre organismos nacionais, que compreendem, entre outros, a remissão de débitos de países em desenvolvimento.
  • Atividades Intangíveis – Compreendem a aquisição ou venda de ativos não-financeiros e não-produzidos, assim como patentes e outros contratos transferíveis.

Na Conta Financeira ou Conta de Movimentos Financeiros, são registrados:

  • Investimentos Diretos – Conforme o Banco Central da Nova Zelândia, o investimento direto é o investimento realizado por uma entidade residente em uma economia numa empresa residente noutra economia. O objetivo do investimento é para obter ou manter um interesse duradouro na empresa e exercer um grau significativo de influência na sua gestão. E, de acordo com os critérios atuais do FMI, possuindo dez por cento ou mais de uma empresa se ​​qualifica como tendo um "interesse duradouro" e "um grau significativo de influência na sua gestão" Se você possui menos de dez por cento, você é tratado como um investidor portfólio.
  • Investimentos de Portfólio – O Investimento de Portfólio é composto por títulos de capital e de dívida que não são classificados no ativo de investimento ou de reservas diretas. Títulos de capital incluem ações, títulos, [...] ou documentos similares que geralmente denotam a propriedade de equivalência patrimonial. O nível de participação acionária que denota carteira de investimento é tomada como sendo inferior a 10 por cento de propriedade de uma entidade. Os títulos de dívida incluem instrumentos negociáveis, tais como obrigações e outros títulos, debêntures (instrumentos de longo prazo) e instrumentos do mercado monetário (instrumentos de curto prazo, tais como bilhetes do Tesouro, papel comercial e financeira).
  • Outros Investimentos – Incluem os créditos comerciais, empréstimos, moeda e depósitos, outros ativos e passivos e operações de regularização.
  • Derivados Financeiros – O FMI define: "Os derivados financeiros são instrumentos financeiros que estão ligados a um instrumento financeiro ou indicador ou mercadoria, através dos quais riscos financeiros específicos podem ser negociados nos mercados financeiros em seu próprio direito." Basicamente, eles são uma categoria de instrumentos financeiros mais complexos, e muitas vezes são adaptados individualmente às necessidades de determinados devedores ou credores.

A conta corrente e a conta financeira, acrescido das Variações nas Reservas devem somar zero, porque devem captar a totalidade de todas as transações através das nossas fronteiras. Se não o fizerem, algo deixou de ser contado. Isso pode significar o contrabando de mercadorias dentro ou para fora. Às vezes, um grande valor negativo indica a fuga de capitais - um monte de residentes nacionais comprando ativos estrangeiros sem declarar ao governo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (338.5 Kb)   docx (57.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com