TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bacharelado em Administração Metodologia do Trabalho Cientifico

Por:   •  1/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI

NÚCLEO DE EDUCAÇÂO A DISTÂNCIA - NEAD

CURSO: Bacharelado em Administração POLO: Ilha Grande

DISCIPLINA: Metodologia do Trabalho Cientifico

PROFESSOR: Geazi Alves de farias

ALUNO: Alcionor Carvalho de Aguiar Junior

Com base no tópico Método e metodologia (páginas 57 a 62) do arquivo em anexo e elabore um resumo de no máximo uma página.

Método e Metodologia

O presente tópico faz uma abordagem do que seria o método e metodologia. O Método é o processo para se atingir um determinado fim ou para se chegar ao determinado conhecimento. Já a Metodologia é o campo em que se estuda os melhores métodos praticados em determinada área para a produção do conhecimento. Metodologia é uma palavra derivada de “método”, do Latim “methodus” cujo significado é “caminho ou a via para a realização de algo”. 

Podemos afirmar que os métodos e técnicas são coisas diferentes. Alguns autores defendem que a técnica é responsável por informar a maneira de fazer uma atividade. Desta forma, podemos dizer que a técnica é responsável por informar como fazer, enquanto que o método estabelece o que fazer então a forma de aplicação do método é a técnica.

Quando definimos uma lei geral ou afirmamos algum princípio geral a partir de observações feitas de um determinado fenômeno, assim como, a identificação de repetições nessas observações. É baseado no fato de que se um fenômeno se repete em futuras observações ele ocorrerá novamente. A lógica do pensamento indutivo é que a partir de casos particulares registrados e enumerados, podemos concluir algo. Para Lakatos e Marconi (1991) se passa por etapas que são elas:

A observação dos fenômenos: o investigador parte da observação de fatos e fenômenos, com a finalidade de se descobrir as causas de sua manifestação. A descoberta da relação entre eles: por meio da comparação, o investigador aproxima os fatos para descobrir a relação existente entre eles e por fim, generalização da relação: tomando por base a relação verificada, o investigador generaliza a relação.

Método dedutivo e o método que utiliza o raciocínio lógico para chegar a conclusões mais particulares/específicas a partir de princípios e preposições gerais. Consiste na extração de uma verdade particular a partir de uma verdade geral na qual ela está implícita. 

Método dialético e o mais antigo e muito usado nas ciências sociais e passou por diferentes concepções ao longo da historia. Primeiro definimos uma tese considerada como sendo uma provável verdade, depois temos a antítese que vai negar a tese apresentada anteriormente. No embate resultante entre a tese e antítese surge a síntese. Essa síntese pode dar origem a outra tese e dar-se inicio a um novo ciclo. Esse ciclo acontecerá até que a tese não seja contestada.

Portanto, através do termo método, é possível explicar o significado de metodologia como um processo que objetiva atingir um determinado fim ou para atingir o conhecimento. E uma área que ensina os melhores métodos praticados em determinado campo a fim de produzir conhecimento. O seu termo ainda é conhecido como um conjunto de regras que beneficia uma disciplina que no Brasil os trabalhos acadêmicos são normatizados pela a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com