TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balaced scorecard

Por:   •  23/5/2016  •  Ensaio  •  1.665 Palavras (7 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 7

O principal objetivo do balanced scorecard é alcançar o alinhamento entre o planejamento estratégico da empresa e as atividades operacionais que ela exerce. Ele traduz a missão e a estratégia em objetivos e medidas, organizados através de indicadores que irão informar os funcionários sobre os vetores do sucesso atual e futuro. Ao articularem os resultados desejados pela empresa, os executivos esperam canalizar a energia, a habilidade e o conhecimento de todos os colaboradores da organização para alcançar os objetivos de longo prazo. Para isso é preciso tomar algumas ações, dentre as quais podemos citar:

> Esclarecer e traduzir a visão e a estratégia: A tradução da missão estratégica é algo crucial para o desempenho dos objetivos organizacionais e deve ser feita por todos os gestores, através de um conjunto de objetivos e indicadores inerentes a cada departamento (Mapa Estratégico), que contribuem para a criação de um consenso entre gestores, colaboradores e as atividades da organização em si.

> Planejar, estabelecer metas e alinhar as iniciativas estratégicas: Os gestores (altos executivos) devem identificar e estabelecer metas para seus colaboradores, definir processos, planejar o desempenho financeiro e também ditar qual o ritmo ideal de crescimento da organização. Todo esse planejamento deve ser feito em acordo com as capacidades reais da empresa e com a projeção de desempenho do mercado que esta participa.

> Melhorar o Feedback e o aprendizado estratégico: O feedback e o processo de revisão avaliam o desempenho das metas e da estratégia adotada pela organização. Essa ação otimiza as habilidades e o conhecimento dos colaboradores, bem como permite melhorar o monitoramento e o controle da organização, sob a ótica de quatro perspectivas principais: financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento.

> Comunicar e associar objetivos e medidas estratégicas: Permite aos gestores comunicar a estratégia ligando os objetivos empresariais aos departamentos. A ideia é assegurar aos gestores que todos os níveis da organização compreendam as estratégias de longo prazo, e que tanto os objetivos departamentais quanto os individuais estão alinhados entre si. O balanced scorecard auxilia justamente nesse alinhamento (Padoveze, 2007).

http://www.portal-administracao.com/2014/03/o-que-e-balanced-scorecard-bsc.html

Como viabilizador da implementação de estratégias organizacionais Kaplan e Nortan (1992) desenvolveram o método de Balanced Scorecard (BSC) o qual constrói um mapa estratégico para facilitar a tradução da estratégia de negócios em métricas de desempenho controláveis. Este sistema de medidas deve permear toda a organização, construído no PE a nível estratégico e sendo desdobrado aos níveis táticos e operacionais, como uma cadeia de causas e consequências, desta forma as ações de um operador são medidas, relacionadas diretamente aos indicadores de performance mensais, que contribuem para alcançar objetivos estratégicos de longo prazo.

a metodologia do Balanced Scorecard (BSC) é utilizada para nortear a organização, traduzindo a missão e estratégia organizacionais em objetivos e medidas, apresentando perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. Este método é uma opção inovadora para preencher lacunas no contexto empresarial, já que as perspectivas são analisadas sob a ótica de melhoria dos processos, crescimento da organização e dos colaboradores e criação de valor para os clientes.

O BSC é um sistema de medição de desempenho, no qual as empresas definem seus objetivos estratégicos em todos os níveis da organização, com ações ligadas a cada objetivo, possibilitando que os gestores analisem o desempenho passado e projetem o futuro, permitindo a tomada das ações corretivas que forem requeridas (STEELE, 2001).

guimaraes

O Balanced Scorecard (BSC) é fruto da pesquisa os professores Kaplan e Norton, da Harvard Business School, que notam que o modelo financeiro tradicional é a base dos diversos sistemas de gestão, não refletindo a situação real das empresas.

Estes indicadores evidenciam somente os desempenhos históricos e de curto prazo. Na concepção de Kaplan e Norton (1997) o BSC é uma ferramenta completa que traduz a missão e a estratégia da empresa num conjunto coerente de medidas de desempenho, através de indicadores em dimensões que vão além da financeira.

Os objetivos e as medidas utilizadas no Balanced Scorecard não se limitam a um conjunto aleatório de medidas de desempenho financeiro e não-financeiro, pois derivam de um processo hierárquico (top-down) norteado pela missão e pela estratégia da unidade de negócios (KAPLAN; NORTON, 1997, p.9).

Para Kaplan e Norton (1997), as empresas que estão baseadas exclusivamente em indicadores financeiros, apresentam excesso de miopia por estarem focadas apena no curto prazo, o que poderá acarretar problemas em qualquer outro período de tempo.

os principais objetivos do BSC, são:

  1. esclarecer e traduzir a visão e a estratégia;
  2. comunicar e associar objetivos e medidas estratégicas;
  3. planejar, estabelecer metas e alinhar iniciativas estratégicas; e
  4. melhorar o feedback e o aprendizado estratégico.

Os principais objetivos do BSC estão em alinhar o planejamento estratégico as ações operacionais da empresa. Para isso, Kaplan e Norton (1997, p.11) nos informam que:

  1. esclarecer e traduzir a visão e a estratégia: o BSC começa com a demonstração pela alta cúpula da tradução da estratégia da sua unidade de negócio;
  2. comunicar e associar objetivos e medidas estratégicas: comunicar aos colaboradores os objetivos críticos a serem alcançados. Estes poderão ser feitos através das ferramentas de comunicação utilizado pelo departamento de Gestão de Pessoas;
  3. planejar, estabelecer metas e alinhar iniciativas estratégicas: as metas deverão ser realizadas pelos altos executivos e representarem uma descontinuidade da unidade de negócio; e
  4. melhorar o feedback e o aprendizado estratégico: segundo os autores, este aspecto seria o mais inovador e importante, pois ele cria instrumento para o aprendizado em nível executivo.

Para uma melhor eficácia do balanced scorecard, é importante que o mesmo também possua alguns componentes que segundo Kaplan e Norton (1997) são importantes:

  1. objetivo estratégico: está relacionada a tradução da visão em objetivos organizados em relação de causa e efeito. Para isso, o mapa estratégico contribui para que todos os envolvidos entendam a estratégia e consigam transformar ativos intangíveis em tangíveis;
  2. indicadores chave de desempenho: identificar a melhor forma de medir cada objetivo. Para isso, deve haver uma combinação entre indicadores de ocorrências (indicadores de ações passadas) com indicadores de tendências (indicadores de possíveis resultados);

bassotti

estabelecimento de metas ao longo do tempo: está relacionada com o desempenho esperado para cada indicador. É importante que seja acompanhada a sua evolução, somente para se ter certeza de que seus resultados serão atingidos; e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (186.9 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com