TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanced

Por:   •  26/9/2015  •  Resenha  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

BALANCED SCORECARD (BSC)

“Se você examinar a lógica do Scorecard, verá que todas as setas acabam em aspectos financeiros, porém começam em aspectos como habilidades, tecnológicas e desenho de processos. É isso que precisamos medir hoje, para influenciar resultados futuros.” (NORTON, 2001, p. 103).

Balanced scorecard são ferramentas usadas na administração de empresas para alcançar o sucesso no futuro, medindo desempenho operacional, demonstrando a obrigação e a tática das empresas num conjunto abarcante de conceitos de desempenho que serve de apoio para um sistema de avaliação e gestão estratégica.

O Balanced Scorecard (BSC) foi inicialmente criado como um sistema de avaliação de desenvolvimento organizacional (Chiavenato Administração pg.161,2007). O BSC originou-se de um estudo de pesquisa realizado em 1990 por Kaplan e Norton que analisaram os sistemas de avaliação implantados e concluíram como indicadores financeiros. Porém por si só, não esclarece com exatidão para alcançar os objetivos da empresa, por medir somente os resultados dos investimentos e das tarefas em termos monetários nem transmite motivação de rentabilidade futura.

Kaplan e Norton acharam que os medidores de desempenho avaliavam em seus sistemas de avaliação apenas feições financeiras, não levando em consideração outros aspectos importantes que unidos aos financeiros poderiam impulsionar a organização a rentabilidades em longo prazo (Chiavenato, 2007; Niven, 2005). Para o autor, o Balanced Scorecard permite aos gerentes observar a empresa dentro de quatro perspectivas importantes:

1. Perspectiva financeira; demonstra indicadores financeiros que toma conhecimento se a estratégia da empresarial e sua prática e elaboração estão ajudando para a melhoria do resultado financeiro.

2. Perspectiva do cliente; demonstra indicadores de finanças sobre mercados do mesmo segmento. A forma de atender o cliente é esclarecida em medidas exclusiva sobre critérios de qualidade, custo, atendimento e garantias, como também realização do cliente, sua captação e fidelização.

3. Perspectiva dos processos internos; demonstra indicadores para mensurar o desenvolvimento de processos nos quais a empresa deve alcançar excelências para oferecer melhores resultados financeiras para os clientes.

4. Perspectiva do aprendizado e do crescimento; envolve indicadores que encaminha até o alcance das metas pretendidas nas perspectivas anteriores. Dá prioridade a necessidade de investir nas pessoas, no aprendizado e no seu desenvolvimento para que elas possam produzir melhor (perspectiva dos processos internos), atender melhor o cliente (perspectiva do cliente) e assegura os objetivos financeiros futuros (perspectiva financeira).

BSC procura tática e ações indenizadas em todas as áreas que afetam o negócio da organização como um todo, aceitando que os comprometimentos sejam administrados para as áreas de maior capacidade e detectando e advertindo as áreas para eliminação de incompetências. É um sistema focado no comportamento e não no controle Chiavenato (2011).

Já de acordo com Maximiano (2012), o balanced scorecard é uma ferramenta de muita eficácia na execução da estratégia é o desenvolvimento contínuo de objetivos estratégicos deve ser implantado em todo o processo da empresa, do administrativo até o operacional. Cada empresa pode criar suas próprias perspectivas, utilizando como o modelo de Kaplan e Norton como referência Maximiano (2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (89.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com