TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanced Scorecard - Aplicação em uma industria têxtil

Por:   •  16/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.794 Palavras (16 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 16

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS

Gestão estratégica

FELIPE CARMO MORAES

GABRIEL MORAES FLEURY

MARCONDES GONZAGA COUTO AIRES

MAYCON YAN BENEVIDES

THAMARA ARAUJO FLOR

ELABORAÇÃO DO BALANCED SCORECARD (BSC)

Análise prática do BSC em uma indústria

Goiânia

03/2017

FELIPE CARMO MORAES

GABRIEL MORAES FLEURY

MARCONDES GONZAGA COUTO AIRES

MAYCON YAN BENEVIDES

THAMARA ARAUJO FLOR

ELABORAÇÃO DO BALANCED SCORECARD (BSC)

Análise prática do BSC em uma indústria

Este presente trabalho tem como objetivo demonstrar a aplicação prática de uma ferramenta da gestão estratégica denominada de Balanced Scorecard. Consta no trabalho a parte teórica e prática, desenvolvendo o conhecimento académico e profissional.

Goiânia

03/2017

1.0.INTRODUÇÃO

Este presente trabalho tem o interesse de apresentar a aplicação prática de um Balanced Scorecard em uma organização do ramo industrial, para a melhor elucidação do assunto foi proposto inicialmente algumas importantes definições e significados de termos técnicos referentes a gestão estratégica e ao assunto do trabalho. A parte teórica foi demonstrada ao longo de todo o trabalho, onde se encontra o processo de construção da metodologia e as perspectivas do BSC, sendo algo imprescritível para a criação e o entendimento da aplicação do mesmo. O objetivo do trabalho é buscar a implementação do Balanced Scorecard na indústria. A organização escolhida para a realização deste trabalho se chama Via Oeste Jeans, indústria do ramo de confecção e moda que está configurada como pequena empresa e se localiza em Jaraguá-GO, um importante cluster para Goiás. A metodologia utilizada foi bibliográfica e de campo, bibliográfica por um estudo dos principais autores e principais metodologias referente ao assunto. E de campo pela pesquisa realizada em fábrica e com o empresário da organização.

2.0. IMPORTANTES DEFINIÇÕES E SIGNIFICADOS

2.1 Gestão estratégica

Definição: A gestão estratégica como pilar do planejamento. É um processo contínuo e integrado que visa auxiliar a administração no gerenciamento da organização e se baseia em três pilares fundamentais, que são: o planejamento estratégico, a execução da estratégia e o acompanhamento da estratégia. Gestão Estratégica é uma forma de acrescentar novos elementos de reflexão e ação sistemática e continuada, a fim de avaliar a situação, elaborar projetos de mudanças estratégicas e acompanhar e gerenciar os passos de implementação. Como o próprio nome diz, é uma forma de gerir toda uma organização, com foco em ações estratégicas em todas as áreas.

2.2 Planejamento estratégico

Planejamento estratégico é um conceito comum no âmbito da administração, que significa o ato de pensar e fazer planos de uma maneira estratégica. É uma área do planejamento empresarial, que facilita a gestão de uma empresa. O planejamento estratégico auxilia na definição de objetivos e estratégias para alcançar esses objetivos, sendo por isso, uma parte crucial do empreendedorismo.

2.3 Indicadores

Um indicador é algo que serve para indicar (isto é, que mostra algo com sinais ou indícios). O indicador pode ser físico (como um sinal de tráfego/semáforo) ou abstrato (como uma estatística). Conhece-se pelo nome de indicador de gestão o dado que refletem quais foram às consequências de ações tomadas no passado no âmbito de uma organização. A ideia é que estes indicadores assentem as bases para ações a tomar no presente e no futuro. É importante que os indicadores de gestão reflitam dados verdadeiros (exatas) e fiáveis, já que a análise da situação, de outra maneira, não seria correta. Por outro lado, se os indicadores forem ambíguos, a interpretação será complicada. Aquilo que um indicador de gestão permite é determinar se um projeto ou uma organização estão a ter êxito ou se estão a cumprir com os objetivos. O líder da organização é quem costuma estabelecer os indicadores de gestão, os quais são utilizados de forma frequente para avaliar o desempenho e os resultados. Os especialistas distinguem entre distintos tipos de indicadores de gestão, que estudam as vantagens competitivas, a utilização de recursos, a qualidade do serviço e o desempenho financeiro, por exemplo. Os indicadores mais usados são aqueles que se baseiam em dados econômicos e que permitem conhecer a avaliação das vendas e dos custos. Todas as empresas pretendem que o indicador de vendas registre aumentos sustentados e que o

Indicador de custos baixe ou, pelo menos, se mantenha sob controle para maximizar os ganhos/rendimentos.

2.4 Metas e ações

Meta é caminho ou o passo-a-passo para se chegar a um objetivo. É um marco, um limite, um desafio, algo que se pode realizar, uma etapa a ser atingida dentro de um objetivo, no seu topo ou em parte.

Ação é Resultado do fato de agir; tudo aquilo que se faz: fez uma boa ação. Manifestação de uma força agente: a ação do remédio; a ação das leis sobre a sociedade. Sequência dos acontecimentos numa narrativa: ação acelerada. Comportamento ou modo como alguém se comporta: ação desonesta. Influência ou efeito que algo ou alguém exerce sobre outra coisa ou pessoa: ação do tempo.

3.0. PERSPECTIVAS DO BALANCED SCORECARD

3.1 Financeira

Nas instituições privadas, os indicadores de desempenho financeiro indicam-nos se a execução da estratégia implementada na organização teve ou não o sucesso e o retorno esperado. Esses indicadores estão normalmente relacionados com o rendimento (resultados líquidos; volume de negócios; crescimento das vendas; ROI; EVA; custos por unidade produzida; resultados por linha de produto, por canal, por segmento de mercado; etc.).

Nas instituições públicas, os indicadores de desempenho financeiro estão relacionados com a afetação eficiente de recursos, gestão do orçamento, redução de custos, etc. Neste caso, a perspectiva financeira terá um enfoque de suporte, através da gestão de meios para a prestação de serviços de qualidade aos seus clientes/cidadãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (448.2 Kb)   docx (188.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com