TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanced Scorecard Introdução

Por:   •  16/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.921 Palavras (36 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 36
  1. Balanced Scorecard Introdução

O Balanced Scorecard é uma ferramenta de planejamento estratégico, onde o administrador consegue identificar claramente as metas e estratégias da empresa, visando medir aintegração e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes em uma empresa desde administrativos até os relativos aos processos internos, estabelecendo objetivos da qualidade para funções e níveis relevantes dentro da organização, ou seja, desdobramento dos indicadores corporativos em setores, com metas claramente definidas. Os métodos utilizados no BSC baseiam-se normalmente em metodologias que podem usar a TI e softwares de ERP como soluções de apoio, relacionando-a à gerencia de serviços e garantia de resultados do negocio.

O BSC foi inicialmente divulgado em 1992, por Robert S. Kaplan, professor da Havard Business School e David P. Norton, presidente da Renaissance Solutions, através do artigo"O Balanced Scorecard: Medidas que Impulsionam o Desempenho" na HBR, onde definiam parâmetros para avaliação e melhoramento do desempenho das empresas.

O artigo foi baseado em uma pesquisa sobre várias empresas com a finalidade de estudar a medição do desempenho nas empresas em que os ativos intangíveis desempenham um papel central na geração de valor. O artigo defendia que se as empresas quisessem melhorar a gestão de seus ativos intangíveis, elas teriam que integrar essa medição em seus sitemas de gestão ERP.

Inicialmente o BSC foi apresentado como um modelo de avaliação e performanceempresarial, porém, a aplicação em empresas proporcionou seu desenvolvimento para uma metodologia de gestão estratégica.

Após a publicação do artigo, varias empresas passaram a implantar o BSC, que com o tempo so cresceu teve seu conceito ampliado, tornando – se uma ferramenta de gestão para descrever comunicação e implementação da estratégia.


  1. História do BSC

Na ultimas décadas pode se perceber uma grande evolução nas técnicas de gestão a fim de atender as necessidades emergentes de acionistas, executivos e comunidade. Anteriormente, os sistemas de gestão da performance organizacional baseavam- se em indicadores financeiros e contábeis, já que o paradigma de valor estava diretamente associado aos ativos tangíveis, tais como máquinas, equipamentos e edifícios. Com essas evoluções o referencial foi mudando e o valor de uma organização passou a ser baseado também através dos ativos intangíveis, como capacidade de inovar, valor da marca, aptidão para implementar a estratégia, dentre outros.

Com isso surgiu-se aos gestores a questão: Como gerenciar uma organização que tem grande parte do seu valor baseado em ativos intangíveis com sistemas de mensuração que capturavam somente o valor tangível?

 A fim de encontrar uma solução para essa questão no inicio dos anos 90 a unidade de pesquisas da KPMG desenvolveu um estudo chamado “Measuringperformance in theorganizationofthe future”, baseado no fato de que as abordagens de avaliação da performance,  levado em conta nos indicadores financeiros, não mostrava com exatidão o futuro da organização.  

Em 1992, Robert Kaplan, professor da Harvard Business School, e David Norton, consultor de empresas que liderou o estudo da KPMG, publicaram o artigo “Balanced Scorecard – indicadores que impulsionam o desempenho” na Harvard Business Review que trazia o conceito do BSC ao mundo. No artigo definiam o BALANCED SCORECARD, como “um conjunto de indicadores que proporciona aos gerentes uma visão rápida, embora abrangente, de toda a empresa”. Ainda n o artigo defendiam a idéia de que “o Balanced Scorecard inclui indicadores financeiros, que mostram o resultado das ações do passado, e os complementa com indicadores operacionais, relacionados à satisfação dos clientes, processos internos e a capacidade da organização de aprender e melhorar”.

Em síntese, pode se dizer que Kaplan e Norton posicionam o Balanced Scorecard inicialmente como um conjunto de indicadores balanceados em quatro perspectivas (financeira, clientes, processos internos e aprendizado e inovação).

Em 1996, os autores publicaram o primeiro livro sobre BSC chamado “A estratégia em ação – Balanced Scorecard”. O livro deu inicio à evolução conceitual do BSC, nele os autores reposicionam o conceito, que deixa então de ser apenas um conjunto de indicadores balanceados e passa a ter um objetivo mais nobre e complexo: traduzir a estratégia em ação.

Enquanto no primeiro artigo o foco eram indicadores que auxiliam os gerentes a terem uma visão mais abrangente da empresa, o livro trazia o uso do Balanced Scorecard para medir o grau de implementação da estratégia, nas quatro perspectivas clássicas, admitindo que outras perspectivas podem ser necessárias, dependendo da organização.

Com essas publicações o BSC passou a ser reconhecido mundialmente como um mecanismo efetivo para a comunicação e implementação da estratégia.

Com o passar do tempo Norton e Kaplan foram consolidando o conceito, o amadurecimento do tema foi sendo retratado em novos artigos como “Utilizando o balancedscorecard como sistema gerencial estratégico”, “Having Troublewith Your Strategy? Then Map It (Problemas com a sua estratégia? Então mapeie-a)”, publicados também pela Harvard Business Review. 

Em 2001 o BSC foi consolidado como parte integrante da gestão estratégica, com a publicação do segundo livro de Kaplan e Norton, intitulado “Organização Orientada para a Estratégia: como as organizações que adotam o balancedscorecard prosperam no novo ambiente de negócios”.  Nele os autores reforçavam o posicionamento do BSC como mecanismo facilitador da implementação da estratégia nas organizações. Nesse livro surge um novo conceito: SFO (Strategy Focused Organization), ou Organizações Orientadas para a Estratégia, além de que O BSC passa a colocar a estratégia e a visão no centro, e não mais o controle. Os autores concluíram que o que fez com que estas organizações, chamadas SFO, obtivessem sucesso ao implementar as suas estratégias foram alguns pontos comuns, batizados de “Os 5 princí- pios das organizações orientadas para a estratégia” que são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.9 Kb)   pdf (573.1 Kb)   docx (364.5 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com