TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanço Social

Por:   •  30/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

  1. Introdução

O tema abordado neste trabalho está relacionado ao Balanço Social e o quanto ele é importante para a organização, e para todos que estão envolvidos nas ações da mesma. O Balanço social é um conjunto de informações...  

 O balanço social, atualmente além de ser uma ferramenta de gestão estratégica de extrema importância para a organização, está intimamente ligado ao objetivo de prestação de contas à sociedade onde estão inseridas, bem como dar transparências aos projetos que são direcionados aos seus funcionários, investidores, fornecedores e à comunidade em geral, de forma que apresenta a sua atuação na área da responsabilidade social.

Dentro deste contexto nota-se uma crescente conscientização por parte das organizações, que não somente podem como devem assumir um papel mais amplo dentro da sociedade. Tal fator torna-se pertinente mediante ao posicionamento de cobrança, por parte dos consumidores finais, no que tange ao comprometimento com a sociedade e até mesmo uma certa pressão para as organizações se tornarem mais solidárias, ou seja, raros são os empresários e executivos que ainda desconsideram a importância da responsabilidade social.

            Assim, prevalece a idéia de que as corporações não devem mais se empenhar somente no propósito de gerar receita, e sim de se tornarem “empresas cidadãs", que são organizações dotadas de objetivos holísticos, envolvendo o meio social e ecológico.

Diante dos aspectos apontados, entende se que um bom Balanço Social é, antes de tudo, uma prestação de contas da atividade e dos impactos econômicos, sociais e ambientais da empresa e serve como ferramenta de gestão, já que fornece um panorama amplo na organização sob o ponto de vista da sustentabilidade.

Desta forma, o presente estudo se propõe a examinar os seguintes questionamentos: Qual a importância do Balanço Social? E quais são seus objetivos? No que influência a apresentação de um balanço social para uma organização? A partir dessas breves considerações iniciais a respeito da formação, contextualização e importância desta ferramenta de gestão construiremos algumas análises relevantes desse tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com