TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanço Social

Por:   •  30/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução.

Estamos vivendo em uma época de grande crescimento empresarial. e com isso vem muitas exigências e expectativas para que as empresas se tornem mais do que uma geradora de lucros e empregos, o grande objetivo é torna-las politicamente corretas.

Quando pensamos em balanço social. como futuros administradores mais do que imediatamente o que chega em nossas mentes é um relatório de contas gastos e lucros referente a empresa. Mas podemos nos aprofundar mais e descobrir que quando se trata de balanço social a responsabilidade social esta intrínseca. pois ali se registra os movimentos das empresas com transparência, assim como suas ações para tornar o mundo um lugar melhore mais humano

Vamos nos aprofundar mais no assunto e entender como o balanço social funciona.


Desde o começo da vida em sociedade o homem sente necessidade de gerenciar suas riquezas, no entanto o conceito de responsabilidade social se iniciou em meados da década de 60 e década de 70. Na Alemanha com a preocupação ambiental. Na França com a preocupação social dos funcionários.

Segundo o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social:

"Responsabilidade social empresarial é a gestão que se define pela relação ética e transparente com todos os publico, impulsionando o desenvolvimento sustentável da sociedade; preservando os recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidades e promovendo a redução das desigualdades sociais"

A empresa pode demonstrar suas preocupações sociais e ambientais através de investimentos para pesquisas de recursos menos degradante para o ambiente prezando sempre a sustentabilidade, investindo também na área educacional tanto para crianças como para adultos, mostrando assim sua preocupação para com o futuro

Balanço Social

é uma ferramenta que disponibiliza informações econômicas de forma transparente. publicado anualmente pela empresa e reúne informações sobre projetos, benefícios e ações sociais voltados a seus funcionários e a comunidade.

o primeiro Balanço social tem registro na frança em 1972 na empresa Singer. Apesar de ter sido divulgado no Brasil desde 1965 foi só a partir dos anos 90 que bem poucas empresas compartilharam seus balanços.

o modelo de balanço foi idealizado em 1997 por Herbert de Souza. que influenciou muito no modelo que temos hoje. que consiste de uma pagina só que permite ter todas as informações contábeis e também contendo todas as informações necessárias sociais.

São vários os objetivos para a elaboração de um balanço social podemos destacar que visa atender: nível de emprego, segurança no trabalho, participação dos trabalhadores nos lucros, investimentos no meio ambiente

Aos dirigentes fornece informações uteis para tomada de decisões em vários aspectos da empresa

Aos investidores e fornecedores informa como a empresa encara suas responsabilidades com recursos humanos e ambientais. cada vez mais investidores avaliam a imagem da empresa por parte de seu apoio para soluções nacionais

E os consumidores tem uma ideia de qual a postura dos dirigentes e a qualidade de seus produtos ou serviços. demonstrando o caminho que a empresa esta traçando. estudos afirmam que grande porcentagem da população espera mais das empresas alem de seus produtos ou serviços

As empresas que aderem ao balanço mantém o respeito e a credibilidade

o Ibase não é favorável a obrigatoriedade da publicação do Balanço porque:

a) O balanço social deve ser posterior as ações realizadas pelas empresas. sendo a transferência das praticas sociais em relação a sua comunidade, funcionários e o meio ambiente.

b) A elaboração voluntaria periódica cria um circulo virtuoso, uma vez que as empresas podem divulgar suas ações. Assim a sociedade passa a conhecê-las. consequentemente gera concorrentes com a necessidades de criar seus próprios balanços.

O balanço atual é composto por 43 indicativos quantitativos e 8 qualitativos, organizadas em 7 categorias.

1) Base de calculo: informar o impacto dos investimentos nas empresas ao longo dos anos. e permitir fazer a comparação entre empresas.

2) Indicadores sociais internos: investimentos internos obrigatórios e voluntários que as empresas realizam para seus funcionários

3) Indicadores sociais externos: Investimentos voluntários da empresa. publico alvo, a sociedade em geral.

4) Indicadores Ambientais: investimentos para combater seus impactos no ambiente. E investimentos que visão melhorar a qualidade ambiental da produção. seja por meio de inovações tecnológicas ou programas internos de educação ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (274.2 Kb)   docx (137.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com