TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benefícios da instalação dos 5's dentro da administração

Por:   •  5/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.338 Palavras (6 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 6

UNIESP

IESA – INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR “SANTO ANDRÉ”

[pic 1]

Benefícios da instalação dos 5's dentro da administração

Santo André

2015

Benefícios da instalação dos 5's dentro da administração.

Quais os benefícios da instalação dos 5's dentro da administração?

Este artigo tem como objetivo analisar como a implementação dos 5's dentro das empresas pode trazer benefícios a todos, qual impacto desse procedimento tem na estrutura e desenvolvimento organizacional e como a mesma deve se portar para manter o grau de qualidade disposto pela sua implementação. Assim, a qualidade de seus serviços e produtos serão melhores.

No contexto atual, podemos verificar uma queda relevante na sobrevivência das empresas. Com a sociedade se desenvolvendo de forma ágil em um ambiente de constante evolução tecnológica, mental e individualista, isso traz conseqüências especificas para cada setor de atuação, pois são feitos investimento em novas tecnologias/equipamentos, praticas inovadoras e não  convencionais de fazer novos negócios, sendo assim, novos produtos são lançados rapidamente com cada vez mais atributos diversos. Essas e outras características tornam cada vez mais difícil a competitividade do mercado.

Por este motivo as empresas devem fazer melhorias continuas nos processos, produtos e serviços da sua empresa, priorizando a maximização de qualidade na organização.

Abrantes (2001, p. 18), o Programa 5S vem sendo usado no Brasil desde 1990 em muitas empresas, com sucesso, o programa só não se consolida quando é mal implantado, e isto ocorre porque algumas empresas entendem que o processo por si só resolverá todos os problemas, não investindo no desenvolvimento das pessoas.

Campos (1999), a implantação dos 5s valoriza e visa mudanças na maneira de pensar de das pessoas, nos seus comportamentos e nos processos dentro da organização.

Campos (1995) O programa 5S é um programa para todas as pessoas da empresa, do presidente aos operadores, para as áreas administrativas, de serviço, de manutenção e de manufatura. O programa deve ser liderado pela alta administração da empresa e é baseado em educação, treinamento e prática em grupo

O 5s é um método eficaz que pode ser utilizado no ambiente de trabalho, e até na vida pessoal do ser humano também, de uma maneira fácil e simples para aumento de qualidade e melhoria em qualquer processo.

Uma das questões que mais se destacou nesse programa, foi a valorização do ser humano, pois mostrou que o mesmo sendo bem valorizado e motivado terá um desempenho mais satisfatório dentro da organização, refletindo positivamente nos relacionamentos interpessoais dentro da empresa e também nos serviços e produtos finais.

Todo e qualquer método de qualidade ao ser implantando, necessita de um acompanhamento dos gestores, para que no decorrer das etapas não corram falhas ou cai no esquecimento dos colaboradores, é necessário também a conscientização de todos os membros da empresa para que realmente  obtenha-se bons resultados e de melhoria no ambiente de trabalho.

Os 5's é uma ferramenta de melhoria continua essencial para o desenvolvimento dos colaboradores e da própria empresa, isso se deve a maneira japonesa de perceber quais são as maneiras mais  rápidas, fáceis e com o menor nível de esforço para realizar as tarefas, priorizando a qualidade de seus produtos e serviços. Sua implementação deve-se a pratica de algumas atividades:

Seiri. Utilização, arrumação, organização, seleção, classificação. Ter senso de utilização é identificar materiais, equipamentos, ferramentas, utensílios, informações e dados necessários e desnecessários, descartando ou dando a devida destinação àquilo considerado desnecessário ao exercício das atividades.

 Seiton. Ordenação, sistematização, classificação. Ter senso de ordenação é definir locais apropriados e critérios para estocar, guardar ou dispor materiais, equipamentos, ferramentas, utensílios, informações e dados de modo a facilitar o seu uso e manuseio, facilitar a procura, localização e guarda de qualquer item, ou seja, “cada coisa no seu devido lugar”.

Seiso. Limpeza, zelo. Ter senso de limpeza é eliminar a sujeira ou objetos estranhos para manter limpo o ambiente bem como manter dados e informações atualizadas para garantir a correta tomada de decisões. O mais importante neste conceito não é o ato de limpar mas o ato de “não sujar”. Isto significa que além de limpar é preciso identificar a fonte de sujeira e as respectivas causas, de modo a podermos evitar que isto ocorra (bloqueio das causas).

Seiketsu. Asseio, higiene, saúde, integridade, padronização. Ter senso de asseio significa criar condições favoráveis à saúde física e mental, garantir ambiente não agressivo e livre de agentes poluentes, manter boas condições sanitárias nas áreas comuns, zelar pela higiene pessoal e cuidar para que as informações e comunicados sejam claros.Mais importante do que alcançar um nível de excelência, é a padronização deste nível.

 Shitsuke. Autodisciplina, educação, cortesia, compromisso, formação de hábitos. Ter senso de autodisciplina é desenvolver o hábito de observar e seguir normas, regras, procedimentos, atender especificações, sejam elas escritas ou informais. Este hábito é o resultado do exercício da força mental, moral e física. Asseio significa criar condições favoráveis à saúde física e mental, garantir ambiente não agressivo e livre de agentes poluentes, manter boas condições sanitárias nas áreas comuns, zelar pela higiene pessoal e cuidar para que as informações e comunicados sejam claros, de fácil leitura e compreensão.

 VANTI, Nadia (1999) a convivência com os cinco sensos apresentados nos 5s leva os indivíduos a compreenderem melhor o seu papel dentro de uma organização e os torna parte da pirâmide dos resultados alcançados, fazendo nascer a consciência de que é preciso ser disciplinado mesmo quando não há cobranças. Por isso, os Programas de Qualidade têm auxiliado as empresas no processo de melhoria contínua dos produtos ou serviços, principalmente através da mudança cultural, a fim de se obter a vantagem competitiva necessária que será colhida a curto, médio e longo prazo.

Segundo Osada (1992) para a gerencia das empresas, o movimento do 5S girava em torno da produtividade e produção, interessante mas não essencial. Entretanto percebeu  que os 5S é uma importante ferramenta de trabalho, e um número cada vez maior  de empresas tem efetivado esta ferramenta e estão percebendo que os 5S são essenciais  também para a administração. 

O programa normalmente é liderado pela administração da empresa e devem ser trabalhado sempre em conjunto ou em grupo de no mínimo quatro pessoas. Pois são de estrema importância para o funcionamento do sistema, e deve fazer parte da rotina de cada pessoa. Sendo uma metodologia desenvolvida de forma eficaz e de fácil compreensão, melhorando a eficiência através da destinação do que e necessário e desnecessário dentro do ambiente de trabalho, estabelecendo prazo de 5 minutos para localização de arquivos  ou dado, eliminando qualquer tipo de sujeira.

Portanto na implantação deste sistema deve ser planejada e acompanhada para garantir a melhoria continua a curto, médio e longo prazo, deixando sempre alguém responsável para dar suporte para aqueles que conseguiram implementar o programa no dia a dia, e ajudar aquelas pessoas  que possam ter dificuldade para que possam exercer da melhor forma possível.

Segundo Bertaglia (2003), Entendo que o Programa 5S, é um exemplo de sistema simples que representa não somente uma mudança de local físico de trabalho, mas também uma modificação no ambiente que proporciona aos funcionários bem estar, melhor organização das idéias e certamente maior produtividade e redução de custos. Analisar e controlar a quantidade em estoque e também seu tempo de armazenagem é essencial para manter os custos a níveis aceitáveis e evitar desperdícios. Sendo assim, o programa 5s realizado de maneira adequada para gestão dos estoques e seus custos é muito importante, pois impacta de maneira positiva os resultados financeiros de uma empresa.

Referência Bibliográfica:

ABRANTES, José, 1951 – Programa 8S: da alta administração à linha de produção: o que fazer para aumentar o lucro?: a base da filosofia Seis Sigma. – Rio de Janeiro: Interciencia, 2001

CAMPOS, Vicente Falconi. Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). 6.ed.Rio de Janeiro: Bloch Editores S.A,1995.

CAMPOS, V.F (1999) TQC – Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). Editora de Desenvolvimento Gerencial. 8ª Edição. P173-174. Belo Horizonte, MG.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (121.4 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com