TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Burocracia: “Gestão de organizações”

Por:   •  6/5/2020  •  Artigo  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

“Gestão de organizações”

                Atividade 1

        A burocracia é uma ocorrência rotineira dentro de quaisquer organizações, seja ela pública ou privada, Muitas vezes ainda é vista como um fator negativo pela população. Porém, há um certo ditado abordando que a burocracia é um “mal necessário”, ou seja, por mais que algumas pessoas achem a mesma desnecessária, o fato é que sem ela nada acontece.

        A exemplo de uma empresa pública temos a Caixa Econômica Federal, e podemos citar que o seu nível de burocracia é altíssimo, por tratar-se de atividades econômicas, levando em consideração também os serviços bancários. O alto nível de exigências aos clientes e instituições ligadas ao meio financeiro justifica o mesmo, uma vez que o risco de erro em operações bancárias sempre vai existir, mas, prevenir diminui e deixa clientes e empresários confiantes.

        Ir a um caixa eletrônico para sacar dinheiro, fazer depósitos através de envelopes ou consultar o saldo disponível se tornaram as mais simples possibilidades oferecidas pelas empresas do setor. A tecnologia disponível no mercado brasileiro já possibilita a abertura de contas em terminais de autoatendimento, depósitos sem envelope, solicitação de cartões e pagamento de contas, mesmo sem ser cliente de um banco. Acessar contas de diferentes instituições financeiras em qualquer equipamento, porém, segue sendo um sonho, embora comum em outros países. Isso seria uma realidade no Brasil caso a burocracia e a falta de competição no setor bancário e de tecnologia financeira pudessem ser superadas.

        Na verdade, a instituição alega que essa burocracia acontece para proteger os seus clientes de golpes que estão ocorrendo em todo o território nacional. Portanto, determinada empresa, seja ela pública ou privada, não deve reduzir o nível de burocracia, mas sim, ser mais flexível, em termos de delegar poderes e conceder direitos aos funcionários para que esses possam se pronunciarem de forma mais direta aos seus superiores, facilitando assim diálogos formais que venham possibilitar melhores desempenhos nas funções dos subalternos, entre outras situações burocráticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com