TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAPITALISMO BRASILEIRO E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

Por:   •  12/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4/5/6

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

O brasil, assim como diversos país da América latina, África e sudeste asiático possuem historias marcantes ocorridas por um atraso estrutural que é característico da intensa exploração colonial pré-capitalista. A responsabilidade Social Empresarial são projetos que as empresas buscam efetivar para beneficiar a sociedade, são os projetos sociais com grande relevância para as pessoas que estão oferecendo contribuições positivas para as políticas sociais, é por meio de gestão que tem como objetivo a diminuição da degradação do meio ambiente e das comunidades, preservando os recursos culturais e ambientais, reduzindo a desigualdade social e respeitando a diversidade. O comportamento empresarial e comportamento socialmente responsável da empresa, varie de acordo com a espécie de capitalismo sob a qual a empresa atue, tomam se como base estudos de Economia Política comparada, especialmente os inspirados pela abordagem conhecida como variedades de capitalismo.

2 DESENVOLVIMENTO

Para a OIT- Organização Internacional do trabalho é denominada Trabalho Decente o que oferece remuneração adequada, é realizado livremente, com igualdade, segurança e com capacidade de garantir uma qualidade de vida, é uma condição essencial para que a pobreza seja superada, as desigualdades sociais diminuam e garantam uma democracia e desenvolvimento sustentável.

A peça principal do conceito do Trabalho Decente é a igualdade de oportunidades e a erradicação de qualquer forma existente de descriminação, seja étnica, religiosa e diversos outros gêneros. O acordo chamado Agenda do Trabalho Decente é uma ação promovida em todo o mundo, sendo baseada em quatro eixos centrais, são a geração de emprego de qualidade, para ambos os sexos, a ampliação da proteção social, o respeito aos direitos humanos e o fortalecimento do diálogo social, todos pautados na Declaração dos Direitos e Princípios Fundamentais no Trabalho.

O ambiente de trabalho tem influência direta na saúde física e mental das pessoas e existem diversos fatores que influenciam o comprometimento da saúde dentro do ambiente empresarial, as instalações precárias do ambiente físico do trabalho gera dificuldade para se relacionar com outras pessoas, para adquirir o uso de novas tecnologias e acumulo de tarefas são os principais aliados para o prejuízo da saúde. Trabalhar por várias horas ultrapassando a carga horaria de maneira abusiva, traz graves consequências a curto e longo prazo, como hipertensão, baixa imunidade e doenças coronarianas podem estar relacionadas ao estresse laboral.

Para alcançar melhor produtividade e qualidade, as empresas precisam se efetivar dentro dos direitos humanos e, portanto, contar com pessoas ativas e dispostas dentro do trabalho que exercem, sendo reconhecidas pela sua participação e colaboração, e algumas atitudes podem melhorar as condições de trabalho como realizar um levantamento sobre os riscos de saúde dos funcionários periodicamente, respeitar o horário de trabalho, estimular a pratica da ginastica laboral, antes do início das funções no trabalho, manter instalações organizadas e limpas para a rotina dos trabalhadores entre outros que irá garantir a efetivação dos Direitos Humanos aos funcionários.

Uma Gestão Socialmente Responsável está relacionada com a ética e a transparência nos negócios, e deve refletir as decisões cotidianas que podem causar impactos na sociedade, nos clientes, fornecedores e colaboradores, assim como no meio ambiente e no futuro da empresa, isso inclui os segmentos relacionados aos subsistemas de Gestão de Pessoas, como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, qualidade de vida no trabalho e programa de cargos e salários.

Adotar filosofias e práticas que possibilitam ter uma gestão mais consciente e maior clareza, quanto a missão da empresa. No dia a dia, a pratica da responsabilidade social proporciona, ainda, um melhor ambiente de trabalho, com maior comprometimento dos funcionários, relações mais consistentes com fornecedores e clientes, além de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidaria.

O setor de Recursos Humanos pode desenvolver atitudes simples para promover uma gestão socialmente responsável, como entender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com