TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capitalismo brasileiro e responsabilidade social empresarial

Por:   •  29/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.209 Palavras (9 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5

4 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

5 REFERENCIAS.........................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

A temática social esta cada vez mais presente no cenário mundial. A concorrência devido à economia global faz com que as organizações busquem praticas responsáveis para com colaboradores e comunidade.

Vamos analisar uma organização socialmente responsável, como é sua visão social diante dos colaboradores no ambiente laboral. O Crescimento organizacional com os programas adotados e sua lucratividade. Sua postura adotada para atingir suas metas contando com a qualidade de vida no trabalho, pois seu capital intelectual é gerador de ganhos imensuráveis.

2 DESENVOLVIMENTO

No cenário mundial os primeiro estudos sobre responsabilidade social tiveram inicio nos Estados Unidos.

É na década de 70 que a responsabilidade social deixa de ser uma simples curiosidade e se transforma num campo de estudo, revelando um fator decisivo para o crescimento das empresas.

Para que o papel social seja cumprido não basta que a empresa funcione, é necessário que os administradores tomem decisões voltadas para o bem comum, sem se esquecer dos lucros. Uma organização com responsabilidade social se preocupa com o desenvolvimento sustentável e com suas obrigações legais.

Esta cria comportamento que preserve os direitos humanos, valorizando seu capital intelectual.

No cenário organizacional temos que estar atentos aos ambientes laborais inadequados, locais de periculosidade (são consideradas atividades perigosas onde o trabalhador esta em contato permanente com explosivo, eletricidades, substancias radioativas ou materiais inflamáveis em condições de risco acentuado).

Penosidade (são trabalhadores que laboram jornadas exaustivas, onde suas atividades são sofridas e cansativas).

A jornada extenuante de trabalho em desacordo com a legislação é um dos fatores que caracteriza trabalho escravo. Além de privar o convívio social como lazer, reflete negativamente na vida pessoal e particular deste individuo.

A definição do que e jornada exaustiva ainda não define por completo, não se trata de um cansaço que vem do ritmo normal de trabalho, nem da sensação de exaustão no final do dia, mas de abuso do tempo das necessidades impostas pelo empregador violando assim os direitos socais.

Nas áreas insalubres as atividades expõem os colaboradores a agentes nocivos a saúde, acima dos limites de tolerância fixados pelas normas técnicas.

O valor do adicional em condições insalubres esta em acordo com grau de insalubridade do agente nocivo como o item 15.2 a NR-15. Portaria3214/78

GRAU MAXIMO 40%

GRAU MEDIO 20%

GRAU MINIMO 10%

As organizações são responsáveis pelos impactos de suas atividades e decisões sobre as quais exerçam controle formal ao mesmo tempo as empresas lidam com mercados altamente competitivo buscando taxas maiores de produtividade e de redução dos custos, quando a priorização da redução dos custos se sobrepõe a outros parâmetros a responsabilidade social do empreendedorismo deixa de ser analisados .

A melhor postura organizacional e adotar as preocupações com os direitos humanos, analisando os riscos inerentes a sua operação e alinhamento das suas ações, com as expectativas da sociedade e individuo ,integrando a responsabilidade social empresarial a sua estratégia o que traz ganhos para o negocio.

A organização internacional do trabalho (OIT) tem por objetivo promover a justiça social, e único órgão do sistema das nações Unidas (ONU) que tem estrutura tripartite na qual os representantes dos empregados e dos trabalhadores tem os mesmos direitos que o governo, uma das principais convenções relacionadas as condições de trabalho.

Na perspectiva dos direitos humanos o trabalho decente promulgado pela organização do trabalho (OIT) um trabalho produtivo remunerado, exercido em condições de liberdade equidade e segurança é capaz de garantir uma vida digna a todas as pessoas que dependem do trabalho para viver. A efetividade do trabalho contribui para os direitos humanos em diferentes dimensões, levando em conta as oportunidades de emprego. Salários adequados, trabalho produtivo, jornada decente, estabilidade e garantia de trabalho, equilíbrio entre trabalho e vida familiar, proteção social, trabalho seguro, tratamento digno na empresa e dialogo social.

Para um profissional de recursos humanos a responsabilidade social é baseada na ética e no respeito pelo funcionário. É a área que oferece suporte interno oferecendo, capacitação adequada, promovendo politicas de reconhecimento individual e coletivo inserindo uma cultura participativa e criativa onde seja reconhecido o seu valor ao sucesso da organização.

Na medida em que investe em pessoas, a empresa mostra respeito e isso reflete na qualidade de vida no trabalho.

Vivemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com