TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capitalismo Brasileiro e Responsabilidade Social Empresarial

Por:   •  19/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.370 Palavras (6 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

nome do curso: administração

DANIELLY VANESSA PEREIRA DE LIMA

ANÁLISE DO ARTIGO:

 “Capitalismo Brasileiro e Responsabilidade Social Empresarial.”

[pic 3]

ARCOVERDE,2015.

DANIELLY VANESSA PEREIRA DE LIMA

Trabalho apresentado ao Curso ADMINISTRAÇÃO   da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Gestão de Pessoas, Responsabilidade Social e Ambiental  e Direito Empresarial e do Trabalho .

.

ARCOVERDE,2015

SUMÁRIO

Introdução...........................................................................................................4

Desenvolvimento............................................................................................. 5-7

Considerações Finais........................................................................................8

Referências.......................................................................................................9

Introdução

O trabalho proposto tem como parâmetro o texto “Capitalismo Brasileiro e Responsabilidade Social Empresarial”. As empresas como toda e qualquer organização, possuem deveres para que cumpram a sua função social, realizando os direitos humanos. Levando em consideração o ambiente de trabalho, o texto inicia-se falando sobre as consequências de um local de trabalho inadequado para o trabalhador e para empresa. Aprofundando a discussão, discorre sobre mecanismos que permite efetivar os direitos humanos descrevendo o exemplo de trabalho decente segundo a OIT. A disciplina de gestão de pessoas propôs a descrição de modos de atuação responsáveis, como: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento (T&D), qualidade de vida no trabalho (QVT) e programa de cargos e salários, e como esses modos devem ser realizados de forma que se considerem socialmente responsáveis.  

Desenvolvimento

Atualmente, as empresas tomaram para si o papel de promover o bem-estar da sociedade, levando em conta que a qualidade de vida no ambiente de trabalho, liga-se estreitamente com a produtividade. Com isso, as empresas devem tomar cuidado em manter o ambiente sempre adequado para que seus funcionários possam exercer suas tarefas com maior praticidade. De fato, o trabalho em um local sujo, sem ventilação ou iluminação, propício  a acidentes, torna-se mais cansativo e dificulta a realização de suas atividades. Quando a empresa não toma os devidos cuidados e o ambiente torna-se inadequado, ela está violando a sua responsabilidade social. Em suma, cabe a gestão da empresa cuidar do local de trabalho para que o trabalhador não labore jornadas exaustivas, afetando a produção da empresa, afinal um problema sempre gera outros.

O trabalho decente permite aos seres humanos um trabalho produtivo e de qualidade, tendo como objetivo: respeito aos direitos no trabalho, promoção do emprego produtivo e de qualidade, extensão da proteção social e o fortalecimento do diálogo social. Trabalho decente segundo a Agenda Nacional de Trabalho Decente (ANTDO) (MINISTÉRIO TRABALHO, 2011) é:

“O Trabalho Decente é uma condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável. Em inúmeras publicações, o Trabalho Decente é definido como o trabalho produtivo adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna”.

É importante que os gestores de qualquer organização tomem cuidados com o relacionamento entre os seus funcionários. Da mesma maneira que o local de trabalho precisa ser adequado, a convivência entre os trabalhadores também precisa ser boa. Deve haver igualdade, sem distinguir questões financeiras, sexo, raça, etc. para que haja essa igualdade, os gestores da empresa podem fazer palestras envolvendo o tema, estabelecer normas, ou seja, procurar levar mais conhecimento. A gestão da empresa deve estar sempre preparada para possíveis conflitos entre seus funcionários. Por isso é importante a atenção diária, a discriminação, insultos, acarretam problemas psicológicos. O ser humano é movido a sentimentos, nisso todo cuidado é pouco. O foco na solidariedade, na atenção aos problemas sociais, na prática de comportamentos éticos, na valorização do caráter e na diminuição das desigualdades. São práticas que remetem à compreensão de uma instituição socialmente responsável, mais humanizada.

Por meio do recrutamento e seleção de pessoas, a organização consegue atrair talentos que trarão vantagem competitiva. O recrutamento atrai candidatos qualificados para um cargo particular. Nesse processo a empresa anuncia o cargo disponível e atrai pessoas para disputa-lo. Segundo (DAVEL E VERGARA, 2011):

“Pessoas não fazem parte da vida produtiva das organizações. Elas constituem o principio essencial de sua dinâmica, conferem vitalidade às atividades e processos, inovam, criam, recriam contextos e situações que podem levar a organização a posicionarem-se de maneira competitiva, cooperativa e diferenciada com clientes, outras organizações e no ambiente de negócios em geral”.

Trata-se de uma pesquisa de trabalho junto às fontes capazes de fornecer um número suficiente de pessoas. A seleção é o processo de escolher entre os candidatos recrutados, aquele que apresente maior potencial e características do perfil exigido ao cargo determinado. A seleção de pessoal permite que somente algumas pessoas possam ingressar na empresa, aquelas que diferem com seu potencial.

“Seleção é um processo de comparação entre duas variáveis: de um lado os requisitos do cargo a ser preenchido (requisitos que o cargo exige de seu ocupante) e, de outro lado, o perfil das características dos candidatos (CHIAVENATO, 2002, p.235, grifo nosso)”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com