TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARTONA: UMA EMPRESA QUE GUARDA EMOÇÕES

Por:   •  9/11/2015  •  Seminário  •  1.565 Palavras (7 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 7

 [pic 1] UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - UNOPAR



MARCONE GOMES DE SOUZA

CARTONA: UMA EMPRESA QUE GUARDA EMOÇÕES






Viçosa

2015



Marcone Gomes de Souza

CARTONA: Uma empresa que guarda emoções

Trabalho apresentado ao Curso Superior em Tecnologia

 de Processos Gerenciais da UNOPAR, 2º Período,

 para disciplina interdisciplinar, sobre as matérias

Ética, política e sociedade, Modelo de Gestão,

 Economia e Gestão de Pessoas.

Viçosa
2015


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................3


2. OBJETIVO...............................................................................................................4


3. PRODUÇÃO TEXTUAL...........................................................................................5


4. CONCLUSÃO..........................................................................................................9


5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................10


















  1. INTRODUÇÃO

Trabalho contendo a produção textual referente à atividade disciplinar do curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais. A principal finalidade é abordar assuntos sobre as matérias que vimos neste semestre, que são Ética, política e sociedade, Modelo de gestão, Economia e Gestão de pessoas. O texto abordado foi sobre a empresa Cartona: Uma empresa que guarda emoções.

2. OBJETIVO

Demonstrar os conhecimentos absorvidos das disciplinas estudadas no período do curso, mostrando o nosso entendimento no assunto em vista da empresa Cartona, que  atua no mercado de fotográfico, avaliando o crescimento e aprimorarão com base nas mudanças e oportunidades econômicas do pais gerando concorrência forte de mercado e mudança de foco da produção para o cliente.

3. PRODUÇÃO TEXTUAL

CARTONA CARTÃO PHOTO NACIONAL LTDA, é uma empresa familiar que atua na indústria fotográfica brasileira por três gerações. Fundada por Sr. João José Monegaglia em 1927, inicialmente com a produção de capas de cartão para formaturas e casamentos, mais tarde produzindo álbuns fotográficos e evoluindo-se com o passar dos anos. Com base nos estudos sobre CARTONA: Uma empresa que guarda emoções, destacamos as principais características de gestão.

A Cartona é uma empresa familiar com gestão Centralizadora, após o falecimento do Sr. Ricardo Monegaglia a empresa mantem-se familiar, mas com gestão compartilhada. Inicialmente trata-se de uma indústria orientada à produção com o passar dos anos modificou-se passando a ser uma empresa orientada ao cliente. Empresa com foco no setor fotográfico.

A Cartona iniciou suas atividades produzindo e distribuindo capa para fotografia de formatura e casamentos com o passar dos anos e sua modernização e competitividade ela começa a buscar produtos fora do Brasil para competir e não perder mercado. Com essa nova visão voltada para o cliente a cartona possui os seguintes departamentos: Administrativo, financeiro, marketing, vendas, compras e produção. Quanto ao setor produtivo a Cartona: Uma empresa que guarda emoções se enquadra no setor terciário associado a prestação de serviços como produtos intangíveis ofertados para satisfazer determinadas necessidades.
Quanto ao setor da sociedade a empresa enquadra-se no segundo setor, sendo organizações de interesses privados que tem como finalidade a obtenção de lucro. Após o falecimento do Sr. Ricardo os herdeiros tiveram como principal desafio passar credibilidade e confiança para seus funcionários, clientes, fornecedores e concorrente que iriam manter a empresa. Para que esse objetivo fosse alcançado os irmãos se juntaram e utilizarão suas principais habilidades: Habilidade de liderança, habilidade de relacionamento com os colegas, habilidade de resolução de conflitos, habilidade de processar informações, habilidade de empreender, habilidade de introspecção.
Eficácia: é conceito de desempenho que se relaciona com os objetivos e resultados (MAXIMIANO, 2004).
Eficiência: é realizar as atividades ou tarefas de maneira certa; e realizar tarefas de maneira inteligente, com o mínimo de esforço e com o melhor aproveitamento possível de recursos (MAXIMIANO, 2004).

Cartona: Uma empresa que guarda emoções sempre trabalhou com eficiência em todos seus processos, dessa forma ela atingiu a eficiência mesmo com a entrada da grande concorrência que aconteceu no momento em leis governamentais abriram espaço para indústrias de fora.

Na década de 90 tivemos varias modificações significativas na politica do comercio exterior que impactaram diretamente em toda indústria gerando grandes mudanças como: mudança de foco, pois antigamente visavam a produção e não o mercado porque não havia concorrência externa, agora o foco passa a ser o cliente.

Essa mudança se deu devido ao processo de abertura e integração comercial gerando uma liberalização financeira externa e a eliminação das barreiras protecionistas contra as importações, com isso a Cartona: Uma empresa que guarda emoções passou a ter 300 concorrentes da noite para o dia.

Com as novas mudanças aumento da concorrência várias empresas que não procuraram evoluir decretaram falência, já a Cartona com uma grande visão estratégica os dirigentes conseguiram mudanças significativas e se modernizou, passando de uma indústria com foco na produção para um empresa com foco no cliente. Com base neste novo foco a cartona começou a importar e distribuir produtos da China e do Canadá para não perder mercado devido a nova concorrência, com o passar dos anos a Cartona manteve detentora de 55% do mercado e para manter sua posição atual e aumentar a sua rentabilidade a começou a produzir e distribuir novos produtos: Cartona digital (cases para proteção de câmeras e outras materiais de fotografia), Cartologic (porta CD e DVD) e Scrapbooks (cartelas adesivas e folhas decoradas), Houseware, Acabamentos Gráficos, Presentes Corporativos, Projetos especiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (125.8 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com