TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cartona uma empresa que guarda emoções

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.227 Palavras (9 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

nome do curso

CAROLINA MARQUES RODRIGUES

cARTONA

“UMA EMPRES QUE GUARDA EMOÇÕES”

[pic 4]

Santa Luzia        

2015

CAROLINA MARQUES RODRIGUES

CARTONA

“UMA EMPRESA QUE GUARDA EMOCÕES”

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia de Processos Gerenciais da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Modelos de Gestão, Etica, Politica e Sociedade, Gestão de Pessoas e Economia.

Professores – Emilia Yoko Okayama, Sergio Góes Barboza, Ana Celi Pavão, Wilson Salvalagio.

Santa Luzia        

2015


1 INTRODUÇÃO

Quem um dia imaginou olhando o seu retrato em um pedaço de papel, que

não fosse de um quadro pintado à mão? Pois esse foi o inicio de uma grande mudança, pessoas que só tinham seus rostos pintados em telas com tinta óleo, agora poderiam guardar suas imagens por vários anos, somente em um pedaço de papel tirado de uma câmera.

Uma empresa familiar que passou de pai para filhos em um infeliz acidente que tirou a vida de Ricardo Augusto Monegaglia, o homem que esteve no comando da empresa Cartona Cartão Photo Nacional Ltda. Ao longo de 30 anos, ele havia trazido para o Brasil em 77 uma câmera que pertenceu a um fotografo lambe-lambe nos anos 50, além de se tratar de uma peça histórica ela também tinha um grande valor, pois como eles diziam sua missão era “Guardar Emoções”, o destino ainda providenciaria vários desafios para esses três irmãos.

Neste trabalho teremos como objetivo abordar as seguintes matérias: Ética, Política e Sociedade, Modelo de Gestão, Gestão de Pessoas e Economia, aplicados sobre os fatos ocorridos no texto mencionado acima.

2 ETICA, POLITICA E SOCIEDADE

O grande ensinamento que os irmãos Monegaglia levam para a vida é que o respeito, a união e a humildade são valores de sustentação, não só para uma família para toda uma estrutura de relacionamento.

A decisão de seguir em frente com o negocio da família foi tomada em comum acordo, eles enfrentaram inúmeras barreiras, como exemplo: os diversos colaboradores que subestimaram suas capacidades de liderança.

Mesmo eles tranquilizando seus colaboradores sobre as mudanças na  administração, e mesmo assim houveram vários desligamentos por medo deles não conseguirem dar continuidade na administração da empresa que já estava no mercado ao longo de 30 anos.

O Termo ética deriva do grego Ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética e um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentindo, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, esta relacionada com o sentimento de justiça social.

A Ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da filosofia, a ética e uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

3 MODELO DE GESTÃO

Após a morte de Ricardo, seus filhos reunirão para tomar a decisão mais importante da empresa ate aquele momento, na qual muitas coisas estariam em jogo, eles estavam dispostos a direciona-la, a forma que eles escolheram foi a gestão compartilhada, na qual a divisão das áreas ficaram por conta dos mesmos, pois cada um se identificava com uma área, por conta de suas experiências vividas.

Ricardo pensando em prepara-los para assumir a empresa, fez com que cada um deles começasse a trabalhar desde cargos operacionais de uma empresa qualquer ate a sua direção.

Sendo assim cada um dos irmãos Monegaglia apresentou as seguintes habilidades gerenciais:

3.1 Habilidades tecnicas

Envolvem o uso de conhecimento especializado e facilidade na execução de técnicas relacionadas com o trabalho e com os procedimentos de realização. É o caso de habilidades em contabilidade, em programação de computador, engenharia etc.

As habilidades técnicas estão relacionadas com o fazer, isto é, com o trabalho com “coisas”, como processos materiais ou objetos físicos e concretos. É relativamente fácil trabalhar com coisas ecom números porque eles são estáticos e inertes, não contestam nem resistem à ação do administrador.

Podemos perceber a presença dessa habilidade no gestor Ricardo.

3.2 Habilidades humanas

Estão relacionadas com o trabalho com pessoas e referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal.

Envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais ou grupais. As habilidades humanas estão relacionadas com a interação com as pessoas.

O desenvolvimento da cooperação dentro da equipe, o encorajamento da participação, sem medos ou receios, e o envolvimento das pessoas são aspectos típicos de habilidades humanas. Saber trabalhar com pessoas e por meio das pessoas.

Podemos perceber a presença dessa habilidade no gestor Rodolpho.

3.3 HABILIDADES CONCEITUAIS

Envolvem a visão da organização ou da unidadeorganizacional como um todo, a facilidade em trabalhar com idéias e conceitos, teorias e abstrações.

Um administrador com habilidades conceituais está apto a compreender as várias funções da organização, complementá-las entre si, como a organização se relaciona com seu ambiente, e como as mudanças em uma parte da organização afetam o restante dela.

As habilidades conceituais estão relacionadas com o pensar, com o raciocinar, com o diagnóstico das situações e com a formulação de alternativas de solução dos problemas

Podemos perceber a presença dessa habilidade no gestor Rodrigo.

Essas três habilidades – técnicas, humanas e conceituais – requerem certas

competências pessoais para serem colocadas em ação com êxito. As competências – qualidades de quem é capaz de analisar uma situação, apresentar soluções e resolver assuntos ou problemas – constituem o maior patrimônio pessoal do administrador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com