TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIENCIAS CONTÁBEIS TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  25/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.746 Palavras (23 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 23

FACULDADE ANHAGUERA DE BELO HORIZONTE

CIENCIAS CONTÁBEIS

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

PROFESSORA: RUBENS NASCIMENTO

NOMES:

FLORENCE DUARTE - 4211785098

GLACILENE SANTOS - 4251836752

JOELMA RODRIGUES - 4237818515

LAYSA WIERMANN - 4211807607

LEIDIMAR SANTOS - 3713652608

TATIANE ANDRADE - 4246639280

BELO HORIZONTE

05 DE NOVEMBRO DE 2012


SUMÁRIO

  1. ETAPA 1 .................................................................................................................3
  2. ETAPA 2 .................................................................................................................6
  3. ETAPA 3 .................................................................................................................9
  4. ETAPA 4 ...............................................................................................................16
  5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS ..................................................................23

ETAPA 1

INTRODUÇÃO

        Este Trabalho tem como objetivo compreender o surgimento das teorias da administração que se baseiam na evolução do ser humano, identificando os problemas que deveriam ser solucionados, abordando também o fato de que a administração e uma habilidade humana e os acontecimentos sociais que acasionaram o surgimento teorias.

A teoria geral da administraçao representa hoje uma conquista de muitas decadas, no campo do conhecimento humano que surgiu no inicio do seculo XX, Na 2ª Revolução industrial surgem grandes descobertas, como a energia elétrica e o combustível, o que impulsionou o mercado capitalista, gerando progresso e surgimento grades organizações.

Os principais teóricos da TGA sao Taylor e Fayol. Fayol tem uma visão operacional com ênfase nas tarefas e Fayol possui uma visão administrativa com ênfase na estrutura organizacional.

As características marcantes principalmente de Taylor evidenciaram suas contribuiçoes para época, apontando as razões que fizeram surgir as abordagens Humanisticas, Neoclássica e Estruturalista da administração.

Quando falamos em teorias da administraçao devemos lenbrar que nela existem aplicações científicas, como observação experiência, registro e análise, pra que sejam solucionados os problemas da administração, visando alcançar maior efeciência industrial, produzir mais, a custos mais baixos.

DESENVOLVIMENTO

TAYLOR

Após a 2ª Revoluçao industrial surge a teoria Cientifica de Taylor, as quais chamaram de “ênfase nas tarefas’’, onde o trabalho deve ser planejado. Esta teoria foi aplicada ao campo operacional, dividindo o trabalho, especializando o trabalhador, padronização das tarefas, e gratificaçao selarial.

O principal objetivo de Taylor era eliminar os desperdicios nas industrias americanas.dessa forma, a internçao era alcançar maior produdividade com monores custos e melhores margens de lucro, enfrentar a crescente concorreência em todos os mercador.

Para Taylor, a organizaçao e a administraçâo nâo devem ser baseadades em improviso, e sim a analise cientifica, o planejamento das empresas deve ser estudado e tratado juntamente com os operários, no nivel de execução. Taylor realizou um paciente trabalho da análise das tarefas de cada operário, observando movimentos e processos de trabalho, aperfeiçoando-os a cada dia.

Para que a organizaçao buscasse a adaptaçao e a sobrevivência no cenário competitivo da êpoca foi nesessária que todas as Teorias se desenvolvessem, provando assim o avanço revolucionarário.

  •   Seleção cientifica do trabalhador – as tarefas devem ser distribuidas de acordo com a aptidão de cada  um após treinamento.
  • Tempo padrâo – incentivar o trabalhador a produzir uma quantidade padrão determinada pela empresa.
  • Plano de incentivo salarial – salario pego de acordo com o que foi produzido.
  • Trabalho em conjunto – o interesse salarial de funcionários e donos pode ser conciliada.
  • Gerentes planejam e operários executam.
  • Divisâo do trabalho – terefas divididas.
  • Supervisão – especializada por áreas.
  • Ênfase na eficiência – uma única maneira certa para executar a tarefa.

FAYOL

        A administração segundo Fayol distribuiu a organização em partes, cargos de uma organização.                                                                        A teoria clássica de Fayol distribuiu as organiçao em partes, como uma estrutura, forma e disposição das partes que a constituem. Dessa forma, a estrutura e a forma de uma organização se tornam a essência da teoria classica,criada por Fayol.

Fayol definiu a administraçao da seguinte forma:

  • Prever: visualizar o futuro e traçar o programa de ação.
  • Organizar: constituir o duplo organismo da empresa, material e social.
  • Comandar: dirigir e orientar o pessoal
  • Coordenar: ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços colotivos.
  • Controlar: verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelicidas e as ordens dadas.
  • ADMISTRAÇÃO UMA HABILIDADE HUMANA                                        As habilidades podem ser algo nosso ou algo que adquirimos durante a vida, ou seja, através de experiências as pessoas nascem e desenvolvem habilidades próprias e outras são obtidas, de acordo com aquilo que necessitamos durante nossa vida.
  • Habilidade técnica – é quando sabemos utilizar ferramentas proprias para o desenvolvimento de uma determinada tarefa, é o conhecimento prático.
  • Habilidade Humana – é a capacidade de trabalhar com pessoas para atingir os objetivos e os resultados esperados, é o conhecimento da comunicação interpessol e grupal, motivar e coordernar pessoas.
  • Habilidade coonceitual: é a habilidade que requer maior conhecimento,pois exige visualização do conjunto organizacional com suas partes integradas, formando um conjunto harmonioso.

Antes do surgimento das teorias de Taylor e Fayol, as pessoas e organizações viviam em uma forma de improviso, ser saber o que daria ou não certo.Estas teorias criadas foram percussores para que hoje existisse um bom nivel de produtividade nas empresas, com maior eficiência e produtividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.3 Kb)   pdf (192.3 Kb)   docx (32.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com