TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIÊNCIAS CONTÁBEIS ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.231 Palavras (17 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 17

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

PROFESSOR: FABRÍCIO VIEGAS


ALEXANDRE SAMANIEGO                RA: 6063476021

FELIPE ALEF RAMOS RABELO                                                RA: 6019383635

JOSIANE DE MOURA LIMA                RA: 6017376875

KELVIN CESAR OLIVEIRA                RA: 6059016613

KETHLYN LARREA DE OLIVEIRA                RA: 5945239248

RHAYANE DA SILVA PEDROSA                RA: 6018384366

VENÂNCIO BOENO SOARES                RA: 6059016403

LUANNA DOS SANTOS                                                                         RA: 6017379081

ATPS DE ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Análise de Investimentos.

Professor: Fabrício Viegas


Sumário

ECONOMIA BRASILEIRA 4

TIPOS DE INVESTIMENTOS5

TABELA DE INVESTIMENTOS EM CARDENETA DE POUPANÇA7

ACADEMIA BOA FORMA  8


ECONOMIA BRASILEIRA

  O atual cenário econômico do Brasil é complicado, não só pelo que os economistas falam e sim pela diferença de preços vista em supermercados ou serviços públicos, onde os brasileiros já estão sentindo no bolso, e isso esta gerando uma grande revolta contra o Governo Dilma.  Com o decorrer do tempo a confiança na nossa economia vem caindo cada vez mais, muitas instituições mantêm os pés atrás, e segundo os analistas internacionais o PIB brasileiro representa um risco maior para a Expansão do Produto Interno Bruto (PIB) global, além de uma possível reação negativa ao início da alta de juros nos Estados Unidos, que chegou pela primeira vez em $3,00 em dez anos.

  O resultado dessa má gestão da presidenta Dilma e de seu antecessor Lula é o grande rombo nos cofres públicos seguidos pelo aumento dos juros, mais desempregos em grandes empresas que vem tendo que cortar gastos devido a grande inflação que esta em torno de 7,7%. Devido à queda do preço do petróleo, houve e haverá ainda mais o aumento da gasolina, além do aumento da energia elétrica.

  A revisão para o crescimento do PIB de 2015 vem acontecendo com uma frequência muito grande, isso significa que a cada relatório que o Banco Central emite é de muito interesse das instituições que usam essas análises para saber onde devem ou não investir seu dinheiro, se devem demitir ou contratar, etc.

  O Brasil não um país fácil de fazer investimentos, pela baixa qualidade na mão-de-obra, pela baixa educação, capacidade de consumo do mercado interno, pela péssima segurança pública, infraestrutura, nesses requisitos o Brasil não se encontra entre os melhores, muito pelo contrário, ele se encontra nos piores. Nosso grupo acredita que esse ano de 2015 não seja um ano ideal para se fizer investimentos, devido à baixa instabilidade, inúmeros impostos, altos preços nos produtos internos e ainda mais externos, e isso afeta muito quem pretende investir em algum ramo, essa certa instabilidade na economia. Esse ano seria bom para os investidores aventureiros, aqueles que têm a possibilidade de errar, que não possuem medo de perderem seus investimentos, um exemplo, é a baixo valor das ações da Petrobras, seria o memento ideal de investir, pois devido ao seu histórico ela possui grandes possibilidades de aumentar seu valor novamente nos próximos anos, ou seja, lhe trazendo um lucro maior do que o investido.

  Esse ano de 2015 servira para o governo analisar e controlar os danos que causaram na economia, baseado nisso serão tomado medidas mais conservadoras buscando a melhoria da nossa economia.

TIPOS DE INVESTIMENTOS

RISCO

PRAZO

RENTABILIDADE

LIQUIDEZ

IMÓVEIS

Seguro, pois imóvel compreende um investimento sólido, ou bem de raiz, denominado ativo real.

Á longo prazo

Em épocas de maior demanda, a rentabilidade obviamente aumenta, apresentando comportamento inverso em épocas de menor disponibilidade. O índice percentual gira em torno de 12% ao ano, variando, entretanto, com o tipo de imóvel e especialmente com o valor.

Relativa.

O investidor imobiliário se precisar dispor de seu patrimônio de forma abrupta, provavelmente não deverá encontrar comprador que lhe dê ganho real ou até mesmo equivalente ao investimento realizado, entretanto, com o pequeno deságio, encontrará sempre compradores interessados em adquirir um ativo real.

FUNDOS DE INVESTIMENTO

Relativo, existem fundos conservadores e fundos mais agressivos com diferentes graus de risco definidos de acordo com seu objetivo.

Há a longo e curto prazo, tudo conforme sua estratégia de investimento.

A rentabilidade de cada fundo é determinada pela estratégia de investimento adotada pelo gestor, que deve respeitar as características definidas no seu regulamento.

Boa liquidez, ou seja, o cotista pode resgatar suas cotas, parcialmente ou totalmente, com certa rapidez. Vale ressaltar que os prazos de aplicação e resgates variam dependendo do Fundo.

CARDENETA DE POUPANÇA

Risco de credito, se o banco quebrar o investidor só tem a garantia de receber de volta até R$250.000, mas fora isso não a risco.

Ruim em curto prazo renderá pouco por mês, em longo prazo tem um rendimento considerável.

Baixa Rentabilidade.

Não é incomum que o retorno da poupança fique abaixo da inflação.

Liquidez diária, o investidor pode saca-lo a qualquer momento.

CDB E RDB

Seguro.

São garantidos pela instituição financeira. O controle do sistema CETIP assegura que o CDB não é falso.

Prazo contratado, pré-determinado. É importante lembrar que tanto o CDB quanto o RDB podem ser resgatados junto à instituição emissora, antes do prazo contratado, desde que decorrido o prazo mínimo de aplicação. Antes do prazo mínimo não são auferidos rendimentos.

Rentabilidade pré ou pós-fixada

Os pré-fixados têm a sua rentabilidade expressas unicamente nas taxas de juros, sempre referidas ao ano. Os títulos pós-fixados tem sua rentabilidade fixada por um indexador como TR, TBF, CDI, Selic, etc.

O CDB tem maior liquidez que o RDB, por poder ser liquidado antes da data do vencimento e o RDB somente pode ser liquidado no dia do resgate. Caso ocorra negociação entre as partes, o RDB, excepcionalmente, pode ser liquidado antes, mas o aplicador resgata somente o capital.

TITULOS PÚBLICOS

Moderado, depende do cenário financeiro brasileiro.

Os títulos públicos são resgatados em data predeterminada por um valor específico, atualizado ou não por indicadores de mercado.

Se o investidor permanecer com o título comprado até a data de vencimento, a rentabilidade alcançada será de 100%. Se vender antes da data estabelecida, o investidor receberá pelo título seu preço de mercado.

Relativo, A diferença entre a liquidez diária fornecida pelos fundos e a liquidez semanal do Tesouro Direto pode ser um fator extremamente decisivo principalmente para os investidores que aplicam no curto prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (415.2 Kb)   docx (135.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com