TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIÊNCIAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.297 Palavras (10 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação à distância

Polo Santo André

CURSO ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINAS:

 

TEORIA DA CONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.

ATIVIDADE AVALIATIVA – L&CONSTRUÇÃO: Desenvolvimento Sustentável

ALEXANDRE DOS SANTOS RA 9910164753

FÁBIO ANDRADE DE SOUZA RA 8902140241

MYCHELE DEODATO FURTUNATO RA 9750454525

RAIMAR RIBEIRO CAFÉ RA 9904007752

REGINALDO PETRAROLI DE SOUZA RA 8527966418

SANTO ANDRÉ

2014

[pic 2]

FACULDADE ANHANGUERA

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação à distância

Polo Santo André

ATIVIDADE AVALIATIVA - L&CONSTRUÇÃO: Desenvolvimento Sustentável

ALEXANDRE DOS SANTOS RA 9910164753

FÁBIO ANDRADE DE SOUZA RA 8902140241

MYCHELE DEODATO FURTUNATO RA 9750454525

RAIMAR RIBEIRO CAFÉ RA 9904007752

REGINALDO PETRAROLI DE SOUZA RA 8527966418

Atividade Avaliativa: ATPS apresentada ao Curso Superior de ADMINISTRAÇÃO, da Universidade Anhanguera UNIDERP – Polo de Apoio Presencial SANTO ANDRÉ, como requisito para a avaliação das disciplinas TEORIA DA CONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE, para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

SANTO ANDRÉ

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. DESENVOLVIMENTO

3. DIAGNÓSTICO DOS IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA O MEIO AMBIENTE

4. PROPOSTA DE SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA

5. PROPOSTA DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

6. PROPOSTA DE SUSTENTABILIDADE SOCIAL

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. INTRODUÇÃO

 Manoel é gerente de negócios de uma empresa de construção civil no estado de Sergipe – a “L&Construção”, que conta com uma equipe de aproximadamente 230 colaboradores, e desde 1983 atua por meio de um trabalho profissional e competente na construção de projetos de casas populares com qualidade, que a tornaram uma empresa de grande expressão em seu estado.

Construção civil é um importante setor para o pais, mas é responsável também impacto causado no meio ambiente em que vivemos sendo ele direto ou indireto e a empresa “L&Construção”,  passa por um momento de mudanças e deseja adotar um programa de crescimento sustentável visando lucro, valorização de seus funcionários e competitividade no mercado.


2. DESENVOLVIMENTO

Nosso trabalho é auxiliar Manoel gerente de negócios da empresa de construção civil– a “L&Construção”, desenvolvendo um programa de sustentável com informações que poderão proporcionar suporte a eles para as suas tomadas de decisões. Além do planejamento das futuras ações a serem implantadas, o suporte destas ações oferecerá ferramentas com o objetivo de favorecer desenvolver dentro de um mundo mais sustentável, a Empresa de construção civil L&CONSTRUÇÃO vem abordar o desenvolvimento sustentável sob os aspectos da indústria da construção civil, incentivar o desenvolvimento de projetos e de novas tecnologias que proporcionem a redução da geração de resíduos, do uso racional de recursos naturais tais como a energia e a água, da utilização de materiais ambientalmente corretos e de determinar parâmetros para avaliação ambiental de casas populares, desenvolvendo parceria com universidades, centros de pesquisa, consultores especializados e fornecedores projetos voltados para a sustentabilidade econômica, ambiental e social.

3. DIAGNÓSTICO DOS IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA O MEIO AMBIENTE

A indústria da construção civil ocupa posição de destaque na economia do Brasil, porém apresenta-se como grande geradora de impactos ambientais que resultam na formação de áreas degradadas. Estas áreas acabam causando situações de risco com algumas consequências relevantes, como o aumento da vulnerabilidade dos lençóis freáticos e rios ou córregos próximos, danos a edificações e ruas ou estradas vizinhas, perda da qualidade do ar por meio de ruídos ou poluição, insalubridades decorrentes da deposição de resíduos e danos à população das proximidades. No Brasil, as áreas degradadas provocadas pela construção civil ocorrem em três momentos distintos na extração e fabricação de materiais de construção, na execução das obras e na disposição dos resíduos por ela gerados Atualmente, o modelo de construção civil praticado no Brasil, em toda a sua cadeia de produção, ocasiona vários prejuízos ambientais, pois, além de utilizar, amplamente, matéria-prima não renovável da natureza e consumir elevadas quantidades de energia, tanto na extração quanto no transporte e processamento dos insumos, é também perdulário no uso dos materiais e considerado grande fonte geradora de resíduos dentro da sociedade.  Tais impactos acabam provocando a formação de áreas degradadas que ocorrem em três etapas do processo construtivo: na aquisição de materiais, considerando a retirada de matéria-prima natural e a fabricação de produtos, na etapa de execução das obras e na fase de disposição final dos resíduos gerados pela desorientação dos seus executores.

Para retratar esse grave problema que o ramo da construção civil causa no meio ambiente, uma charge foi ilustrada para definir esse tema.

[pic 3]

4. PROPOSTA DE SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA

Segundo o conceito mais amplo de sustentabilidade, não basta a uma empresa simplesmente buscar o lucro. Resultados devem incluir ganhos ambientais e sociais. Isso leva as empresas a considerar, como parte integrante de um plano de negócios, a inclusão de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável dela mesma e da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (242.1 Kb)   docx (816.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com