TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO O AVIÃO VOA E A FORMAÇÃO AERONÁUTICA NO BRASIL

Por:   •  28/4/2017  •  Artigo  •  2.702 Palavras (11 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 11

COMO O AVIÃO VOA E A FORMAÇÃO AERONÁUTICA NO BRASIL

[1]Nickel da Silva Strider

[2]∗∗ Sergio Murilo Pereira Gil

RESUMO

Este artigo apresenta de maneira clara e direta, quais as forças atuantes e de que maneira elas atuam no voo dos aviões. Leva-se em conta, de maneira geral, para a explicação das forças um avião de pequeno porte, porém não é deixado de citar dispositivos atuantes apenas em aviões comerciais. Tem a formação aeronáutica de um piloto explicada, do inicio de seus estudos até a chegada à linha aérea. O ingresso na profissão é simples, mas exige dedicação e empenho.

Palavras-chave: Avião, Formação Aeronáutica, Piloto.

INTRODUÇÃO

Santos Dumont, considerado o grande patrono da aviação mundial, enquanto estava alçando voo com seus balões mais leves que o ar, talvez não tenha imaginado o rumo que sua invenção tomaria, com aeronaves pesando toneladas e voando a velocidades maiores que a do som.

No dia 23 de outubro de 1906 Santos Dumont voltou a Bagatelle para concorrer ao Prêmio Archdeacon. Apresentou-se com o Oiseau de Proie II, uma modificação do modelo original. As asas haviam sido envernizadas para reduzir a porosidade do tecido e aumentar a sustentação. A roda traseira, por atrapalhar a decolagem, foi suprimida. O biplano decolou logo na primeira tentativa, feita às 16h45min: ficou 6 segundos no ar, atingiu 3 metros de altura e voou 60 metros, mais do dobro da distância necessária para a vitória. O Oiseau de Proie II entrava para a história como o primeiro avião vencedor de um prêmio aeronáutico. (CANALLE e VISONE, 2009).

Desta maneira, com uma invenção voando por apenas 6 segundos, a historia mundial teve uma significativa alteração e até hoje é considerada uma das maiores invenções da humanidade.

Poder comandar uma máquina pesando toneladas pelos céus, levando centenas de vidas sob sua responsabilidade ou voar apenas por desporto, para muitos é algo que não tem explicação, porém, depois de anos de estudos e testes isto se tornou algo plausível, e não tão difícil quanto parece.

Hoje, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), regula todo o campo tratado para a obtenção de licenças de piloto para civis, tanto privado, comercial ou de linha aérea.

Atualmente a aviação é um mercado em alta, apesar de ter passado por baixas como a queda da Varig e da Transbrasil, hoje conta com o incremento da copa do mundo e altos investimentos em aeroportos e equipamentos aeroportuários para comportar aviões que ainda não operam no Brasil, o que irá demandar uma nova frota de pilotos.

O objeto deste artigo é representar de maneira clara como o avião voa, suas principais partes e forças atuantes no mesmo, será explicado também o processo de formação de pilotos.

Ter-se-á como base para a confecção do artigo, pesquisas bibliográficas, pesquisas em meio digital e visitas ao Aeroclube de Eldorado do Sul e Montenegro.

O AVIÃO E SUAS PRINCIPAIS PARTES

Tanto para um avião de pequeno porte, quanto para um avião comercial, as partes principais ao voo são as mesmas. Obviamente em um avião de grande porte, têm sistemas mais modernos e dispositivos a mais.

Conforme Oliveira Junior (2007) e de acordo com Figura a seguir, um avião compõe-se das seguintes partes:

Figura-Avião Aero Boero AB-115 e onde estão localizados os itens descritos a seguir.

[pic 1]

 Fonte: Imagem obtida pelo autor.

  1. Motor: Onde é gerada a força para tracionar o avião. Os mais comuns são motores a pistão e motores turbo hélice para a aviação de pequeno porte, já para a aviação de médio e grande porte, comercial ou não, mas que operem jatos, o motor mais empregado atualmente é o turbo fan.
  2. Flaps: São partes moveis alocadas na parte traseira da asa, o bordo de fuga, com a finalidade de manter a sustentação mesmo com velocidades menores. Cada avião tem sua escala de flap.
  3. Luzes estroboscópicas: As luzes estroboscópicas ficam na ponta das asas. São as luzes que estão sempre piscando e indicam que o avião está em voo, decolando ou pousando. Quando o avião está no solo, está luz fica desligada.
  4. Luzes de navegação: Estas luzes servem para indicar qual a direção que o avião está seguindo. Tem uma luz verde na asa direita e uma vermelha na asa esquerda. Estas luzes ficam ligadas todo o tempo que o avião está se movimentando, seja taxiando, pousando, decolando ou voando. Além destas duas, alguns aviões tem ainda uma luz branca na parte de trás para auxiliar na mesma finalidade.
  5. Beacon: Luz vermelha ou laranja que fica em cima e embaixo do avião. Serve para alertar que o avião está em funcionamento em terra e ninguém deve se aproximar dele.
  6. Luzes de Aproximação: São luzes extremamente fortes utilizadas para auxiliarem os pousos e decolagens.
  7. Taxi: Luzes que ficam no trem de pouso dianteiro, servem para iluminar o caminho que o avião irá percorrer no solo.
  8. Ailerons: Superfície de comando responsável pelo movimento de rolagem.
  9. Leme de direção: Superfície responsável pelo movimento de guinada.
  10. Intradorso: Parte de baixo da asa.
  11. Extradorso: Parte de cima da asa.
  12. Bordo de ataque: Parte da frente da asa que impacta primeiro com o ar.
  13. Bordo de fuga: Parte de trás da asa que escorre o ar vindo do intradorso e do extradorso.
  14. Leme de profundidade: Superfície responsável pelo movimento de levantar ou baixar o nariz.
  15. Trem de pouso: É composto de amortecedores, rodas, freios e todo o aparato necessário para aguentar o impacto do avião no pouso, freá-lo e conduzi-lo em solo.
  16. Hélice: Tem o mesmo formato da asa, a principal função dela e gerar a tração através da força gerada pelo motor.
  17. Compensadores: Servem para corrigir tendências indesejáveis em voo, existem dois tipos: os fixos e os controláveis.

PRINCÍPIOS FÍSICOS APLICADOS AO VOO.

Um avião voa baseado na lei da ação e reação, 3ª lei de Newton, que segundo Tipler (1984) a uma ação sempre se terá uma reação igual, de forma que as ações de dois corpos um sobre o outro serão sempre iguais, mas com modulo contrario.

Para que o avião alce voo tem quatro grandes forças atuantes: Tração opondo-se ao arrasto e o peso opondo-se a sustentação.

A tração é a força que empurra o avião para frente, gerada pelo motor do avião.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (512.9 Kb)   docx (206.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com