TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desempenho Organizacional

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.000 Palavras (8 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 8

1.Tema

Este trabalho consiste em realizar um estudo a respeito do desempenho organizacional e desempenho dos funcionários, como ferramenta de sucesso nas organizações.

Segundo Mattar&Ferraz (2004) o maior patrimônio de uma empresa são as pessoas, e o grande diferencial está na capacidade que ela tem de atrair, motivar e manter este patrimônio para obter melhores resultados.

2.Introdução

È de grande importância que a empresa tenha um gerenciamento do desempenho organizacional, para garantir que a organização e os colaboradores estejam trabalhando juntos, em sintonia para atingir os resultados almejados pela organização.

Existem muitos métodos e programas para melhoria do desempenho organizacional.

Seguem abaixo alguns programas selecionados e que são utilizados para melhoria do desempenho organizacional:

Balanced Scorecard: tem como objetivo interligar controles operacionais de curto prazo aos objetivos de longo prazo da estratégia da organização. É focado em quatro indicadores: perspectiva do cliente, processo internos, perspectiva financeira, de aprendizado e crescimento.

Benchmarking: este método utiliza a comparação de determinados indicadores com outras organizações. Em geral, deve-se buscar referências comparativas de outras empresas ou organizações que sejam notadamente reconhecidas como sendo as melhores no assunto em questão.

ISO-9000: a busca por uma certificação pode ser considerada um processo de melhoria de desempenho, principalmente no contexto brasileiro, pois o processo traz algumas exigências como a padronização, o estabelecimento de indicadores, a realização de medições, que não são culturalmente natas em nossas empresas.

Learning Organization: o programa é focado no aumento de valor dos sistemas da organização, incluídas as pessoas, de modo a aumentar a capacidade para desempenhar. Utiliza os princípios da teoria de sistemas, e por si só não é um instrumento que garanta a melhoria de desempenho. A maneira como a organização aplica este aumento do conhecimento e de capacidade na busca de melhoria dos resultados é que determina sua efetividade.

Planejamento Estratégico: estabelece para a organização, diretrizes, estratégias e objetivos. O planejamento estratégico, apesar de por si só ser como o próprio nome diz um planejamento, a sua implementação, se adequada traz às empresas melhoria de desempenho.

Segundo Chiavenato (1994), o clima organizacional influência a motivação, o desempenho

humano e a satisfação no trabalho. Ele cria certos tipos de expectativas cujas consequências se

seguem em decorrência de diferentes ações. As pessoas esperam certas recompensas, satisfações e frustrações na base de suas percepções do clima organizacional. Essas expectativas tendem a conduzir à motivação.

A motivação consiste na explicação das ações dos indivíduos perante suas necessidades e objetivos.

A motivação é composta de três elementos importantes :

Motivos: as pessoas se diferenciam uma das outras, não somente em capacidade, mas também nas vontades e nos motivos. O motivo se torna a mola que aciona o comportamento e a ação.

Ações: as ações ou os comportamentos são motivados por um desejo de atingir um objetivo. As ações são orientadas por motivos objetivos.

Objetivos: é a satisfação daquilo que se propôs a atingir.

Então assim começa os esforços do homem para satisfazer suas necessidades, esforços que resultam num comportamento que expressa suas motivações interiores. Para entender o comportamento do homem, precisa-se primeiro entender os fatores e as relações entre eles, que vão da necessidade ao comportamento em si.

Segundo psicólogo Abraham Maslow desenvolveu dentro de sua Teoria da Motivação, uma hierarquia das necessidades que os homens buscam satisfazer, representadas em uma piramide.

Fonte: Wikipédia (www.wikipedia.com.br)

Necessidade Fisiológica: são as principais necessidades básicas humanas. Estas são inatas, enquanto outras necessidades são aprendidas. A menos que estas necessidades sejam em grande parte satisfeitas, elas permanecem na consciência do homem para tornarem-se os primeiros determinantes do comportamento do indivíduo.

Necessidade de Segurança: está é a segunda necessidade mais importante, quando o indivíduo tendo satisfeito suas necessidades corporais de sobrevivência ele busca agora, assegurar que tal satisfação irá continuar no futuro.

Necessidade Social (Amor/Relacionamento): uma vez que as necessidades fisiológicas e de segurança de um individuo estão satisfeitas, ele sente a necessidade de companheirismo, relações de amizade com os outros, comunicação humana. Quando esta necessidade é satisfeita, uma quarta necessidade aparece que é a necessidade de estima.

Necessidade de Estima: o desejo de uma auto-imagem positiva, de auto-estima, bem como a estima de outros, é o próximo passo na hierarquia das necessidades. A necessidade do indivíduo de respeitar-se e ser respeitado por seus semelhantes é essencial para saúde mental, talzes, a saúde física e o bem estar.

Necessidade de Realização Pessoal: esta é a última colocação das necessidades na hierarquia, e refere-se ao desejo do homem crescer, de desenvolver o máximo de seu potencial, para tornar-se aquilo que é capaz de ser. A auto-realização é um processo contínuo e interminável, ela esta no processo de encontrar novos objetivos e novos desafios.

A motivação na empresa ocorre somente quando a pessoa está escalando a Pirâmide de Maslow, e já deixou para trás as necessidades do corpo e as necessidades de segurança.

O que a empresa pode fazer é dar condições para que os colaboradores encontrem no ambiente e no trabalho da sua empresa, a chave para que cada um deles abra a sua porta da motivação. E como consequência, motivados, desempenhem cada vez melhor o seu trabalho.

Fatores como boas condições de trabalho, bons salários, boas relações interpessoais, torna-se o mínimo que qualquer funcionário deseja. Esses fatores não trazem motivação, mas se não tiver,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com