TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Projeto de pesquisa: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.155 Palavras (17 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 17

Adriana Quaresma Fialho – RA 424348

Eider Souza Araujo – RA 419437

Carlos Ademir Dantas Xavier Filho – RA 419937

Juan Henrique Silva de Melo – RA 413765

Marceline Oliveira das Neves – RA 420789

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Porto Seguro – BA

2013

Trabalho de Comportamento Organizacional apresentado a Faculdade de Ciências Contábeis da Anhanguera Educacional, para a obtenção de nota parcial da disciplina, sob a orientação da Profa. Ma. YaekoOsaki.

Adriana Quaresma Fialho – RA 424348

Eider Souza Araujo – RA 419437

Carlos Ademir Dantas Xavier Filho – RA 419937

Juan Henrique Silva de Melo – RA 413765

Marceline Oliveira das Neves – RA 420789

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Porto Seguro – BA

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 4

DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL SEGUNDO DOIS AUTORES 4

SISTEMAS ABERTO E FECHADO 5

PESQUISA SOBRE CONCEITO DE INOVAÇÃO 6

INOVAÇÃO TÉCNOLÓGICA NAS EMPRESAS DO BRASIL 12

TRABALHO EM EQUIPE: UMA VANTAGEM COMPETITIVA 13

PERCEPÇÃO 14

COMUNICAÇÃO 14

PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO: A ARTE DE ADMINISTRAR 14

CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17

INTRODUÇÃO

Entender o comportamento das pessoas que compõe uma organização é um grande desafio, devido a diversas formas que cada ser humano age e pensa. Através do comportamento é possível perceber que todos possuem uma personalidade formada.

As organizações apresentam diretrizes que conduz os indivíduos a seguir padrões e normas, para se agregar aos elementos comportamentais, com intuito de satisfazer a administração.

Existem variáveis que se forem seguidas garantem diferenciação à empresa. Uma está ligada a capacidade racional de planejamentos estratégicos e lógica e a outra capacidade empresarial de mudanças, relacionando-se a produtos, pessoas e serviços.

Uma organização é formada por líderes que caminham em prol do pleno funcionamento da empresa e pessoas que colaboram para o alcance dos objetivos.

Existem dois conceitos distintos, mas que se relacionam no intuito do desenvolvimento de uma organização, esses são: eficiência e a eficácia. A eficiência refere-se a fazer algo de maneira correta e não o que é correto, ou seja, trata-se de como executar um objetivo não do objetivo em si. Pode ser atribuída a produção com menor recurso possível. Em contra partida a eficácia é fazer algo de maneira correta, esta diretamente ligada à escolha do que fazer, todavia fazer de forma produtiva e eficiente.

Contudo tanto a eficiência quanto a eficácia podem ser consideradas uma excelente ferramenta em uma organização, trazendo em sua totalidade benefícios empresarial e pessoal.

DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O Comportamento Organizacional é o estudo que investiga o impacto que grupos, estrutura e indivíduos exercem sobre uma organização, com a pretensão de fazer uso desse conhecimento para promover a eficácia. Em outras palavras, o Comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo sobre o que as pessoas fazem dento das organizações e de como a participação de cada um afeta o desempenho da mesma. De forma geral estas questões envolvem as relações de trabalho e os estudos têm como base os procedimentos relativos a funções, trabalho, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.

DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL SEGUNDO DOIS AUTORES

Derek Pug.: “Comportamento Organizacional é o estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro dela”.

Dubrin: “Comportamento Organizacional é o comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si”.

Comparando as definições de Comportamento Organizacional segundo os autores Derek Pugh e Dubrin nota-se que apesar das expressões diferentes os dois têm a mesma visão.

Destacam-se os pontos em comum quando se referem ao “comportamento humano ou do indivíduo”, “comportamento dos grupos ou da interação entre pessoas” e “comportamento da estrutura ou da organização”. Sendo assim tanto Derek quanto Dubrin determinam que a área de comportamento organizacional estude o comportamento de cada pessoa, de cada setor e da empresa como um todo.

SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS

Os sistemas são um conjunto de elementos dinamicamente relacionados que desenvolvem atividades para atingir objetivos.

Dependendo da maneira como se relacionam com seu ambiente, os sistemas podem ser abertos ou fechados:

Os sistemas abertos são aplicados nas organizações empresariais sendo vista como uma criação humana que mantém uma ação com seu ambiente, o sistema aberto influencia o meio exterior e vice-versa (através do input/output de energia e informação).

Já o sistema fechado não interage com o ambiente para sobreviver, recebem poucas interferências externas que prejudiquem se funcionamento.

Sistema Aberto Sistema Fechado

Sistema Aberto Auto Regulável: célula Sistemas Estáticos Simples: Estruturas

Vida Vegetal Sistemas Dinâmicos Simples: Mecanismos de Relógio

Reino Animal Sistema Cibernético Simples: Termostato

Ser Humano

Organização Social

PESQUISA SOBRE CONCEITO DE INOVAÇÃO

PERGUNTAS:

1) No que consiste o conceito de Inovação?

2) Como a personalidade pode interferir no processo de implantação de novos conceitos?

3) A motivação está atrelada aos traços de personalidade?

Respostas:

1º entrevistado– 44 anos

1- O conceito de Inovação é bastante variado, mas de uma forma geral o próprio nome já diz tudo, Inovação, inovar, recriar, explorar, melhorar! Inovação consiste também em simplificar e manter a eficiência, independente da área a ser aplicada, seja ela produtiva, processos, administrativas, financeiras, negociações, educação e até mesmo na vida pessoal.

2- Acredito que em a nossa personalidade é quem diz quem somos, e estaremos aptos a novas mudanças, aos novos conceitos.

3- Eu acredito que existam pessoas que constantemente precisam ser motivadas, seja na vida profissional, estudantil e pessoal, não por elas serem desinteressadas e sim por sua personalidade ser mais "fraca", “depressiva”, “negativa”, assim como existem aquelas pessoas que constantemente motivam outras, não que essas pessoas não tenham “problemas”, “dificuldades”, mas elas têm na verdade uma personalidade mais forte, mais positiva.

2º entrevistado– 30 anos

1- Conceito de inovação é você estar atento às tendências, pois num mercado competitivo como o do mundo atual, que faz melhor, quem se esforça e quem se interessa realmente pelo que faz, estará apto para atender as exigências do mundo moderno.

2- Ela atrapalha, pois acabamos trabalhando com mau humor por não aceitar certas inovações que a empresa faz.

3- Sim, pois nossa personalidade influência e muito, então acabamos no bloqueando com mudanças que não concordamos.

3º entrevistado– 51 anos

1- Inovação consiste na constante criação de novas idéias a fim de liberar o mercado, uma vez que o mesmo é bastante competitivo.

2- A personalidade é algo muito forte nas pessoas, nós somos fundamentalmente diferentes, mas também somos semelhantes então pode interferir em novos conceitos de inovação, pois nossa personalidade é algo que depende apenas de nós.

3- Acredito que sim, se somos um tipo de pessoa que acredita que tudo no fim dará certo esse fator já faz com que nossa motivação esteja lá encima, por tanto faz parte de nossa personalidade.

4º entrevistado– 39 anos

1- Conceito de Inovação no meu ponto de vista vai além da tecnologia, consiste em inovar idéias, conceitos, aperfeiçoamento e capacitação de conhecimento técnico e humano. Fala-se muito de inovação atualmente, porém, muitos profissionais de alto cargo mantêm-se ainda ligados à era industrial, sem revisão de conceitos e valores éticos; e valorização do patrimônio humano, primordial para a sustentabilidade qualquer instituição. Se não há inovação o mundo e o mercado condena ao qual não se adapta ou suprime.

2- Ela interfere através dos conhecimentos que adquirimos no nosso dia-a-dia e não concordamos com as inovações por medo de arriscar, pois o que já estamos fazendo está dando certo.

3- Para estarmos motivados, temos que estar bem conosco mesmo, então a personalidade passa a trabalhar junto para que enfim, possamos estar motivados.

5º entrevistado– 24 anos

1- Conceito de inovação está ligado à exploração de novas ideias e acima de tudo de sucesso empresas, tanto na inovação de produtos quanto na inovação de processos.

2- Ela ocorre através de um bloqueio, pois muitas vezes deixamos nossa personalidade tomar conta e deixamos de nos preocuparmos com nosso ambiente de trabalho, assim, nos preocupando com problemas particulares.

3- Sim, pois para estar motivado a gerir algum objetivo, para estar focado e deixar certas diferenças, manias e costumes de lado para que não desmotive outras pessoas.

6º entrevistado– 38 anos

1. Inovar é refazer um processo de um jeito mais eficiente e econômico, originando um resultado mais eficaz.

2. Através de mudanças de cargos ou quem sabe até dentro de da relação familiar.

3. Sim, pois se na empresa acontece alguma mudança eu noto que eu mudo minha maneira de agir com algumas certas ações.

7º entrevistado– 46 anos

1. É fazer algo novo, superando as expectativas e atendendo as necessidades.

2. Interfere através de pessoas que não se acostumam com mudanças ou até mesmo não tem interesse de mudar.

3. Não, pois sei separar bem quando estou num mal ambiente profissional.

8º entrevistado– 39 anos

1- Conceito de inovação, a palavra já diz tudo, é tudo que se pode melhorar dentro de uma instituição, ou seja, formular projetos que se sobressaiam em relação aos demais no mercado. E cada instituição precisa adotar este processo, para que consiga estar de pé, pois o mercado atual é muito concorrido e disputado.

2- .Pode interferir no lado positivo e negativo, pois o lado negativo da pessoa não quer se adaptar ou fazer parte de um novo conceito. E o lado positivo são aquelas pessoas que topam qualquer atividade.

3- Sim, a personalidade é de modo geral algo muito forte, claro que isso não pode atrapalha a motivação, pois nos motivamos com algo que nos deixa feliz.

9º entrevistado– 42 anos

1. Consiste em inovar nossas habilidades profissionais com novos conhecimentos e aprimoramentos.

2. Ela baseia-se através dos conhecimentos que adquirimos ao longo da vida e com novos conceitos, que temos que adquirir, acabamos envolvendo nossa personalidade para tomarmos certas decisões.

3. Não, pois com ou sem motivação eu seu que tenho que ter responsabilidades tanto na minha vida pessoal como profissional e minha personalidade acaba ficando de lado.

10º entrevistado– 33 anos

1. Consiste em fazer algo para inovar, criando novos projetos que enfatize algo que seja competitivo no mercado de trabalho.

2. Ela pode influenciar através de pessoas que não aceitam coisas novas, porque se limitam a viver apenas em seu pequeno mundo.

3. Nem sempre, porque não aceitamos determinadas coisas na empresa e temos que aceitar para motivarmos as outras pessoas.

11º entrevistado– 24 anos

1- Na busca constante em satisfazer nossas necessidades (conforto, diversão, praticidade, entre outras) que são cada vez maiores. Se pararmos para pensar a menos de um século não existia telefone, televisão, rádio, nada disso fazia parte da vida das pessoas porem isso é muito comum hoje. Imagine ter que viajar quilômetros de distância ou ter que enviar uma carta para poder se comunicar. A inovação faz parte do nosso dia-a-dia, mas, o que eu gostaria mesmo é que as pessoas dessem valor devido nisso. A final de conta o que seria de nos sem a inovação?

2- De duas formas, em minha opinião, pela persistência e paciência. Ou pela mídia, quando já algo ou pessoa conhecida é muito mais fácil implantar um novo conceito.

3- Sim, acredito que a motivação está totalmente ligada aos traços de personalidade. Se eu tenho uma personalidade esportiva, minha motivação será praticar ou inventar algo dentro deste contexto, e assim acredito que seja com todos os tipos de personalidade.

12º entrevistado– 31 anos

1- Inovação consiste na criação de uma idéia e a capacidade de mudança.

2- Personalidade forte enfrenta desafios sem medo, são pessoas bastantes inteligentes, com autoconhecimento, que tem grande capacidade de inovar, já a personalidade fraca que está sempre na defensiva, tem grande dificuldade em inovar.

3- Também alguns traços de fato parecem estar relacionados a personalidade, porem a motivação esta atrelada a sua vontade de poder sobre os demais semelhantes.

13º entrevistado– 21 anos

1- Criar coisas, conceitos e formas de fazer o novo inovar, também ser melhor é fazer o diferencial.

2- As pessoas podem ser resistentes as mudanças podem sentir-se ameaçadas com o novo. Por não entender muitas vezes resistimos, ignoramos. Já aqueles mais abertos a mudança podem encarar com naturalidade e se deixar levar.

3- Acredito que sim, pessoas mais extrovertidas, dinâmicas e ativas são mais facilmente envolvidas pelo meio.

14º entrevistado– 56 anos

1- Superar as expectativas em um resultado esperado, estar se renovando buscando novas técnicas novas maneira de executar um “procedimento” sempre atrás da excelência.

2- Interfere, pois algumas pessoas são introvertidas e outras extrovertidas, sendo assim, as pessoas extrovertidas estão com a mente aberta para implantação de novos conceitos, e a pessoa introvertida está com a mente fechada para implantar novos conceitos.

3- De certa forma sim, pois muitas pessoas precisam estar motivadas para que possam dar o melhor de si dentro de uma instituição e também na sua vida pessoal, digamos que motivação é a alma do negócio.

15º entrevistado– 37 anos

1- No meu parecer, a inovação é a implantação de novas idéias obtendo sucesso no resultado, é a capacidade de mudar um cenário.

2- Eu acredito que uma pessoa com personalidade forte pode enfrentar desafio sem medo, já a personalidade mais fraca sempre age com um pouco de receio, e com isso às vezes não chega a atingir seu objetivo.

3- Sim, cada tipo de personalidade se motivará em cima de seu estilo.

16º entrevistado – 31 anos

1- No meu ponto de vista é inovar algo do modo antigo para o atual atendendo o mercado.

2- A mídia é um grande aliado para implantar novos conceitos, pois quando é algo conhecido ou de uma pessoa conhecida é muito mais fácil de implantar um conceito.

3- Acredito que sim, pois, em nosso dia-a-dia nossa personalidade interfere muito n nossa motivação, quando estamos de mal humor não temos motivação em fazer as coisas.

17º entrevistado – 26 anos

1- Consiste em criar algo que inove aquilo que na verdade é algo cômodo, criando assim um conceito inovador.

2- A personalidade pode interferir quando a pessoa tem uma personalidade forte, sendo assim, não disposta a implantação de nossos conceitos.

3- Sim, pois, minha personalidade identifica minha motivação, pois se tenho uma personalidade de ser cantor, minha motivação vai ser cantar, compor, etc...

18º entrevistado – 42 anos

1- Esta baseada em melhorias em nosso ambiente de trabalho ou de produtos ou serviços que prestamos ao próximo.

2- Pode interferir através de desacordo entre pessoas ou entre um grupo, pois muitas vezes um tem uma personalidade mais forte que o outro, podendo, assim, causar conceitos diferentes dentro de cada um.

3- Nem sempre, pois muitas pessoas sabem diferenciar seus problemas e acabam tendo motivação para poder passar por cima de problemas e de metas para podermos alcançar determinados conhecimentos.

19º entrevistado – 23 anos

1- Inovar, criar coisas novas para satisfazer a necessidade e dar conforto a todos, com a tecnologia que temos hoje a inovação vem aumentando muito, e satisfazendo a todos ajudando ate o meio ambiente.

2- Acredito que isso muda de pessoa pra pessoa, tem algumas que tem a mente mais fechada e outras com a mente mais aberta, estes estão sempre atrás de inovação, novas pesquisas, trabalhos... Sempre se atualizando e criando coisas novas para ajudar a todos.

3- Sim. Se tiver uma personalidade forte, minha motivação vai ser sempre lutar por melhorias, tanto no trabalho como na vida pessoal, exigindo-me cada vez mais para crescer na vida profissional e consequentemente na vida pessoal.

20º entrevistado -27 anos

1- Consiste em usar todo o poder de criatividade para criar algo novo, que possa revolucionar o mercado atual e ao mesmo tempo mostrar a todos a uma nova visão, ou no ângulo de uma tese antiga.

2- Pode interferir, pois algumas pessoas não estão aptas para novos conceitos e as mesmas às vezes não querem se adaptar a algo novo

3- Não concordo, pois a motivação depende das pessoas motivarem ao próximo a personalidade não tem nada haver com a motivação.

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NAS EMPRESAS DO BRASIL

Inovação tecnológica é toda novidade implantada pelo setor produtivo, porém, ainda é pouco usada em âmbito nacional.

Apesar de possuir talento empreendedor e pesquisa científica em excelência, falta encorajamento para inovação no Brasil. Mesmo possuindo um alto investimento em pesquisas básicas nas universidades, recursos humanos de qualidade e publicações de artigos científicos internacionais, o país não possui apoio suficiente para inovar.

Uma das dificuldades mais abrangentes é manter uma empresa no mercado, devido o alto valor dos impostos. Por sua vez as empresas se limitam em grande parte na aquisição de máquinas e equipamentos que possam melhorar a eficiência do processo produtivo.

Isso ocorre devido o país ter passado por momento de franqueza econômica levando ao corte de custos e investimento.

Desta forma as instituições se encontram desprovidas de recursos humanos e matérias para empreender. Em contra partida em meados do século XX alguns países, hoje considerados desenvolvidos, acreditaram e investiram na inovação tecnológica como fator de desenvolvimento econômico. Assim fez a Coreia do Sul, que hoje compete com outros países desenvolvidos em tantos outros mercados. Prova disso esta em encontrarmos marcas coreanas mundialmente famosas como: Samsung, LG, KIA dentre outras que conquistaram o mercado de marcas tradicionais em grande velocidade.

O principal empecilho para inovação brasileira é a carga tributaria que chega ultrapassar 40% do PIB. Também pode se atribuir a que falta orientação por parte das escolas, seja ela publica ou privada, que com sua educação uniformizada não esta apta em formar inovadores.

Porém em 2004 surgiu a lei da inovação que isenta de impostos (valores proporcionais aos investidos em pesquisas inovação e desenvolvimento) as empresas declarantes do lucro real. Após estas informações serem analisadas pela SETEC (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica), um relatório é enviado para Receita federal. Os investimentos são contabilizados, em seguida um formulário é preenchido onde se especifica as linhas de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e os respectivos dispêndios, desta forma serão abatidos na CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Liquido) e no imposto de renda. Esta medida incentiva às empresas investirem em inovação tecnológica, proporcionando crescimento tecnológico para o Brasil.

Contudo é possível afirmar que o país embora defasado com relação à inovação, esta buscando alcançar este objetivo trazendo esta realidade para o meio econômico.

TRABALHO EM EQUIPE: UMA VANTAGEM COMPETITIVA

Conforme o texto citado uma boa equipe trabalha por um bem em comum, esta preocupada com o desenvolvimento do grupo e o sucesso que ele pode alcançar. Em contra partida a figura sugerida apresenta uma contradição ao que diz o texto, visto que, há um desentendimento entre os trabalhadores no qual por falta de comunicação e esclarecimento gerou um trágico erro na construção da ferrovia.

Falha na comunicação e querer alcançar o sucesso sozinho é um dos grandes fracassos que destroem os grupos dentro de uma empresa. A união no ambiente de trabalho proporciona o sucesso esperado e traz para os envolvidos a necessidade de vencer em conjunto afastando a inveja e o egoísmo.

A falta de liderança adequada é também um ponto de fragor empresarial. Um bom líder tem a capacidade de delegar funções, orientar e gerar grandes resultados. Com carisma, simpatia e humildade tornam a sua forma de gerir mais agradável influenciando o bem estar dentro da equipe. Esta pessoa deve servir de modelo para os demais colegas, trazendo animo e incentivo para o grupo. São profissionais que buscam a informação e estão atentos, e visa sempre o bem estar organizacional.

Muitas vezes uma empresa impede a criatividade de seus empregados se limitando apenas pessoas que consideram bem informadas deixando de ouvir as sugestões dos demais integrantes. Tornando assim a falta de incentivo à criatividade um empecilho para seu desenvolvimento.

Deste modo pode-se perceber que a falta de sucesso não se atribui apenas a uma parte da equipe e sim a ela como um todo, pois um grupo que não pensa no seu bem em comum dificilmente terá pessoa que alcancem o sucesso individual esperado.

PERCEPÇÃO

Refere-se receber através de um dos sentidos as imagens, impressões ou sensações externas, ou compreender e conhecer algo. É um processo onde uma determinada pessoa interpreta suas impressões sensoriais com a finalidade de dar sentido ao ambiente no qual esta envolvido. Diferente da memoria ela diz respeito ao que acontece no presente, é também diferente da inteligência pois se refere a situações concretas. Depende da forma de quem analisa ou seja, a percepção esta relacionada a maneira com que cada pessoa olha e sente de acordo com o que o estímulo externo fornece.

COMUNICAÇÃO

A comunicação empresarial é um conjunto de atividades, estratégias e ações, para gerar uma boa imagem da empresa. É uma importante ferramenta que ajuda a melhorar o relacionamento profissional, seja ele com os clientes ou com os funcionários. A comunicação dentro das empresas é uma salvação em momentos de crise, pois ela incentiva a analise, planejamento, a escuta e a ação de acordo com o que a empresa necessita.

PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO – A ARTE DE ADMINISTRAR

Buscando o aprimoramento da empresa muitos administradores têm usado de artifícios de gestão bem diferenciados, são elas a percepção e a comunicação. Todos sentem, percebem e se comunicam. Usar estas ferramentas garante o bom relacionamento dentro das organizações.

Em muitas entrevistas de emprego é comum o uso da percepção para estudar os candidatos de pretensas vagas. Este tipo de análise irá ajudar a entender e conhecer melhor o futuro empregado. Não se trata de um teste de inteligência, pois a intenção desta avaliação é descobrir como as pessoas observam o ambiente ao seu redor.

O comportamento do ser humano baseia-se na percepção da realidade não da realidade em si, desta forma fica mais fácil saber como os contratados se comportarão na empresa futuramente.

Uma percepção errada da menssagem poder gerar grandes erros empresariais ou até mesmo perda de produtividade. O fato das empresas serem feitas por pessoas, com diferentes perfis, interesses e prioridades reforça a necessidade de garantir que a mensagem seja entendida corretamente.

Da mesma forma a comunicação tem grande influência no ambiente empresarial, visto que, esta é uma das tarefas mais importantes para que não só a organização mas também o indivíduo alcance o sucesso esperado.

Apenas falar não é comunicar, é preciso saber ouvir. O comunicador não deve está preocupado só com a emissão, mas também com a recepção. Quem se comunica de forma correta aprende a entender o tom de voz e gestos, desta forma, adapta a comunicação para cada situação. Sem interação a comunicação dificilmente será bem sucedida. Esta deve ser entendida por todos para isto sua transmissão deve ser explorada verbal e não verbal, sua linguagem clara e objetiva tem que estar atenta ao vocabulário para que atenda vário níveis escolares. Para forma verbal pode se usados gírias e vocabulários típicos que podem ser usados para alcançar as pessoas. Para a forma não verbal usa-se imagens, mímicas, desenhos.

Contudo conclui-se que tanto a percepção quanto a comunicação são métodos que quando bem inseridos dentro de uma organização podem auxiliar no desenvolvimento e principalmente no relacionamento profissional. São formas de interação que aproximam os funcionários e podem ser grandes auxiliares na gestão empresarial.

CONCLUSÃO

Aos fatos anteriormente mencionados, percebe-se que a inovação consiste em usar de todo o poder da criatividade, para inovar e elaborar novas ideias que se sobressaiam dentro das determinações do mercado.

É mudar a visão antiga para uma visão ampla ficando favorecido diante do mercado atual, que cada vez mais, se torna concorrido e disputado. As personalidades influenciam de acordo com o pensar de cada pessoa, pois algumas se adaptam naturalmente as novas mudanças sendo elas positivas ou negativas, e outras reagem com resistência criando certo bloqueio. E referente aos traços de personalidade nem sempre a motivação está atrelada, pois depende do dia-dia de cada um, e algumas pessoas precisam ser motivadas para motivarem as demais.

A liderança é uma capacidade que pode ser desenvolvida por qualquer ser humano, um verdadeiro líder tem pensamentos positivos sempre e crer que sua decisão será a conclusão de sua riqueza, da mesma forma a empresa que anseia prosperar deve firmar-se em seus objetivos.

Os fatores que geram o fracasso no âmbito liderança esta relacionado com a capacidade do líder de influenciar as pessoas, suas competências nas negociações e sua aptidão em detectar possíveis ameaças futuras. O maior desafio da liderança é saber organizar suas ideias com a do grupo, facilitando o caminho para que suas metas em comum sejam atingidas com total eficiência. Sua equipe deve ser encorajada a alcançar tanto as metas profissionais quanto as pessoais.

Um bom gestor deve ter uma visão do futuro para que haja o desenvolvimento de sua empresa. Pois se o mesmo não atualizar-se e não souber inovar terá um grande risco de fracassar durante sua caminhada profissional. Sendo assim um líder de êxito deve buscar dia após dia a tão esperada sabedoria profissional, desta forma se aperfeiçoando numa nova geração modernista.

A falta de uma liderança focada nas necessidades das pessoas e outro dos erros que se pode cometer. Um gestor que não pensa em seus colaboradores atrairá para si sentimentos contrários ao favorecimento de sua carreira.

Um líder incapaz de organizar e cuidar dos detalhes provoca um ponto fraco na gestão empresarial. Quando este diz que está muito ocupado para mudar de planos admite sua própria incapacidade. Porém o bem-sucedido permanece ciente de todos os detalhes à posição que ocupa. Este profissional precisa ter autocontrole, pois seus seguidores não respeitam um líder descontrolado. Além disso, o destempero, em suas várias formas, acaba por destruir a resistência e a vitalidade dos que sucumbem a ele.

Portanto é necessário ter controle sobre suas emoções, estudar o comportamento da equipe e dedicar-se assiduamente para que a liderança possa alcançar um bom êxito em seu ambiente de trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SAMPAIO, Karla. Comportamento Organizacional: Princípios. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/comportamento-organizacionalprincipios/13911/. Acesso em: 19 set. 2012.

Fonte de pesquisa: CARAVANTES, Geraldo Ronchetti

Comportamento organizacional e comunicação/ Geraldo R. Caravantes, Cláudia B. Caravantes e Mônica CaravantesKloeckner. – Porto Alegre, RS: ICDEP, 2009, pag. 37.

www.fdc.org.br/pt/pesquisa/.../desafios_inovacao_tecnologica.pdf

www.anpei.org.br/imprensa/noticias/noticia-1335/

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=investimento-brasileiro-inovacao-tecnologica

http://www.notapositiva.com/trab_professores/textos_apoio/psicologia/leispercepcao.htm

http://www.coladaweb.com/psicologia/percepcao

http://gerindoareputacao.wordpress.com/2011/04/26/o-que-e-comunicacao-empresarial-3/

http://ogerente.com/congestionado/2007/07/30/percepcao_na_comunicacao/

http://www.portaleducacao.com.br/recursos-humanos/artigos/20281/percepcao-e-comunicacao-na-organizacao

http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/eficiencia-e-eficacia-conceitos-distintos-porem-interligados/11978/

http://www.webartigos.com/artigos/comportamento-organizacional/44374/

...

Baixar como  txt (28.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »