TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Trabalho acadêmico: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.907 Palavras (12 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM

ATPS-COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

ALICEHELENA GARCIA RA 371683

JACILENE AVIZ RA 375322

KAISA REGINA SILVA RA 358828

NOEMI FREIRE DE BARROS RA 373318

ANHANGUERA-UNIDERP

ABRIL 2012ICEHELENA RA

ATPS-COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Trabalho apresentado como avaliação bimestral na disciplina de Comportamento Organizacional, do Curso Superior em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Anhanguera.

Profª. Msc.Cristiane Vinholi de Brito

ANHANGUERA-UNIDERP

ABRIL 2012

Índice

Introdução

Capítulo 1 - Comportamento Organizacional – Princípios

Capítulo 2 - Inovação

Capítulo 3- Trabalho em equipe

Capítulo 4- Definir Percepção e Comunicação e relacionar os conceitos à arte de administrar

Capítulo 5- Informações sobre CO/Eficiência/Eficácia e estruturar.

Conclusão

Referências bibliográficas

Introdução

Veremos nesse Trabalho comportamentos que influenciam na maneira como uma empresa ou uma equipe se organizam para obterem bons resultados.

As organizações são formadas por grupos de indivíduos que se organizam e interagem com objectivos comuns. O Comportamento Organizacional foca-se no comportamento dos indivíduos isoladamente ou em grupo, mas ambos introduzidos num contexto organizacional.

O comportamento organizacional, enquanto área científica tem como objetivos resolver problemas do dia a dia dos grupos e dos indivíduos nas organizações.

Por toda essa riqueza de conhecimentos que o estudo do comportamento organizacional pode proporcionar ao desenvolvimento das organizações e, sobretudo às pessoas que as formam, faz-se necessário propagar o quanto esse estudo pode contribuir para uma sociedade que, essencialmente, é feita de organizações.

Comportamento Organizacional – Princípios

Uma ciência aplicada que visa o estudo do comportamento humano e suas ações na instituição, avaliando comportamentos, atitudes e grupos. Todo esse estudo objetiva um único resultado: o aumento de produção e melhorias como um todo, mobilizando as pessoas para alcançarem os objetivos organizacionais. Mas para que isso ocorra a organização deve criar condições para que o potencial dos indivíduos seja aumentado, interligando o comportamento para o alcance de objetivos maiores, atendendo as necessidades da organização.

Segundo Robbins (2002:6): “comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.”.

Englobam outras áreas do conhecimento, como a psicologia que objetiva o estudo das pessoas e os fenômenos presentes nas organizações, do comportamento individual e dos grupos em seu ambiente, como a sociologia que objetiva o estudo do indivíduo enquanto grupo e os aspectos sociológicos presentes nas organizações.

Consistem no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

Figura 1-Sistemas Aberto e fechado

SISTEMAS

ABERTO FECHADO

Interage com o ambiente, sofrendo influencia e influenciando. Realiza intercâmbio, por meio de entradas e saídas. Não interage com o ambiente. Não sofre influência e não influencia.

Possui característica de adaptação ao meio, reajustando-se constantemente na busca da sobrevivência. Não recebem nenhum recurso externo e nada produzem.

Estrutura otimizada através de operações adaptativas. Comportamento determinístico e programado. Opera com pequeno intercâmbio de matéria e energia com o meio.

A adaptabilidade é um contínuo processo. Não tem a capacidade de se adaptar.

É capaz de crescer, mudar, se adaptar ao meio ambiente. Sistemas estruturados, onde os elementos e relações combinam-se de maneira rígida e invariável.

Aplica-se à organização empresarial. Sistemas mecânicos, máquinas e equipamentos.

Quadro comparativo de sistemas aberto e fechado

Fonte: PLT comunicação e comportamento organizacional

Inovação Organizacional

O ser humano está em permanente mudança e as organizações em que ele participa estão incessantemente alterando suas disposições e estruturas. Se a mudança é um processo inevitável, todo o tema abordado pelo Comportamento organizacional influencia ou são influenciados pelas exigências de mudança.

O ambiente em que vivemos não é estático, o que implica estarmos permanentemente tendo que alterar nossa postura diante do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com