TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPROMISSO DA ORGANIZAÇÃO COM AS PARTES INTERESSADAS

Por:   •  5/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.859 Palavras (8 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CAMPUS RIBEIRÃO PRETO/SP

COMPROMISSO DA ORGANIZAÇÃO COM AS PARTES

INTERESSADAS

RIBEIRÃO PRETO/SP

2020

CAIO ALEXANDRE FERREIRA – A965JI-0

COMPROMISSO DA ORGANIZAÇÃO COM AS PARTES

INTERESSADAS

Atividades Práticas Supervisionadas - APS - trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 8º semestre, em regime de dependência, do curso de Administração da Universidade Paulista sob orientação de professores do semestre.

RIBEIRÃO PRETO/SP

2020

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.        4

1 Perfil da Organização.        4

1.2 Força de Trabalho.        4

1.3 Produtos e Clientes.        5

1.4 Principais Concorrentes da Organização.        5

1.5 - Principais Insumos.        6

2 Revisão Conceitual.        6

3 Estudo de Caso.        7

3.1 Análise do ambiente Geral (Macro ambiente).        7

3.2 Análise setorial (Microambiente).        8

3.3 Análise dos segmentos internos.        8

3.4 Integração das Análises.        8

3.5 Análise, Interpretação das Informações Coletadas e Sugestões de Melhoria.        9

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS.        9

5 REFERÊNCIAS        9

6 APÊNDICES        10

INTRODUÇÃO.

Este trabalho possui a finalidade de apresentar a empresa Ville Renault, seus dados relevantes, porte, composição de sua força de trabalho, seus principais produtos produzidos e clientes, bem como uma análise dos diversos segmentos da empresa, como: econômico, sociocultural, político-legal, entre outros.

1 Perfil da Organização.

A empresa Ville Rio Preto Comércio de Veículos e Peças LTDA, é uma empresa privada, onde sua principal atividade é a venda de veículos e peças da marca Renault.  

Segundo os critérios do BNDES, a Ville Renault está classifica da como média empresa (Receita operacional bruta anual maior que R$3,6 milhões e menor ou igual à R$300 milhões). A organização citada neste trabalho pertence à dois sócios, um deles é um grande empresário da região de São José do Rio Preto/SP e o outro, um famoso cirurgião plástico.  

1.2 Força de Trabalho.

A instituição possui aproximadamente 150 colaboradores, onde 20% dos funcionários possuem cargos de liderança dentro da empresa Ville Renault.

Destes colaboradores, apenas 5% não possuem ensino superior. Enquanto aos produtivos, 90% são técnicos em mecânica, os outros 10% não possuem cursos profissionalizantes na área, porém, dispõe de longa experiência na função. Enquanto ao quadro de vendedores de oficina, peças e veículos novos, todos possuem ensino médio completo, porém, apenas 35% aproximadamente possuem cursos profissionalizantes na área de vendas.

1.3 Produtos e Clientes.

A organização privada citada neste relatório possui dois principais setores: Comercial e Pós-vendas. Devido ao modelo de veículos fabricado pela marca Renault, os clientes-alvo do setor comercial seriam famílias que zelam por segurança e tranquilidade.

Já no setor Pós-vendas, possuímos dois departamentos, serviços (oficina mecânica) e peças. O cliente-alvo de nossa oficina mecânica, certamente será o cliente que possuí o veículo da marca Renault, principalmente aqueles que compraram o veículo em nossa concessionária (setor comercial). No caso do setor de peças, nosso principal cliente são as oficinas mecânicas e autopeças, devido ao desconto que possibilitamos para CNPJ e também, à necessidade destes estabelecimentos inserirem sua margem de faturamento.

Seja qual for o setor e/ou departamento da empresa, os clientes são extremamente rígidos, principalmente aqueles que já são clientes da marca e compraram um novo veículo, pois já conhecem a qualidade do produto, atendimento e etc. A expectativa dos consumidores é sempre superar as expectativas deles próprios, lhes proporcionando um ótimo atendimento na venda do seu veículo 0 km, proporcionar a melhor recepção possível quando o cliente trazer seu veículo para a manutenção ou reparação preventiva e até mesmo em nosso balcão de peças, onde o cliente compra a peça específica para seu Renault, para ser feita a instalação em alguma oficina de terceiros.  

 1.4 Principais Concorrentes da Organização.

Os principais concorrentes da empresa são as Oficinas Mecânicas e Auto Peças, pois, trabalham com peças e acessórios não originais (paralelos) e por essa causa conseguem operar um preço bastante abaixo das concessionárias, em contrapartida, pecam bastante na questão de atendimento ao cliente, estrutura e custo benefício dos produtos comercializados.

1.5 - Principais Insumos.

O único fornecedor da organização é a Renault do Brasil, é por lá que realizam a compra de peças e acessórios para atender os clientes. Como são uma concessionária autorizada, compram o produto já finalizado. No setor comercial, obtém os veículos já prontos, o mesmo acontece com o setor de peças, executam o pedido na fábrica da Renault, eles contratam um fornecedor para realizar a produção da peça/acessório e envia para a concessionária. Os principais produtos que a empresa adquire do fornecedor Renault na área comercial são os veículos que foram lançados à pouco tempo, Kwid e Captur.

Já no setor Pós-vendas, os principais produtos são os básicos para a execução das revisões nos veículos (óleo, filtro de óleo, filtro de combustível e filtro de ar do motor). Para evitar aborrecimentos entre Renault (fábrica) e concessionária, a Renault fez um contrato com a transportadora TNT MERCÚRIO, onde apenas ela à nível Brasil, poderá transportar e entregar as mercadorias para as concessionárias brasileiras. Essa ação realizada pela Renault foi bastante importante, uma vez que antes deste contrato, sempre ocorreu problemas com relação às entregas das mercadorias, ex: os produtos chegavam fora da embalagem, avariados ou até mesmo faltando volumes.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (325.5 Kb)   docx (2.4 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com