TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO INTERNA EM BUSCA DE SUA EXCELÊNCIA

Por:   •  19/5/2017  •  Artigo  •  3.536 Palavras (15 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 15

COMUNICAÇÃO INTERNA EM BUSCA DE SUA EXCELÊNCIA

Isabella de Freitas dos Santos (Graduando de Administração)

Unespar/Campus Apucarana, isabellafreitas29@gmail.com

                Thaylor Rafael Alves Nora (Graduando de Administração)

Unespar/Campus Apucarana, thaylor536@hotmail.com

Carine Maria Senger (Orientador)

Unespar/Campus, e-mail

RESUMO

A implementação da comunicação interna eficaz, tem apresentado grandes contribuições para as organizações, de modo geral ela busca o aperfeiçoamento do processo de gestão pessoal. A comunicação interna serve para compartilhar os interesses da organização e de seus colaboradores, com ela é possível conhecer as necessidades e expectativas da organização. Este artigo utiliza uma referência teórica que identifica os problemas ligados à comunicação interna, para que possam ser aplicados métodos que contribuem para a solução dos problemas internos. As pesquisas realizadas para o artigo tiveram busca na base de dados Scientific Periodicals Electronic Library (Spell), no qual foram utilizados vinte artigos para o levantamento bibliométrico sobre a comunicação interna, os resultados demonstram que a empresa só terá uma cultura organizacional com excelência através de uma comunicação interna eficaz que estabelece metas, canais de comunicação interno e objetivos que motivam seus colaboradores na produtividade.

Palavras-chave: Comunicação interna. Comunicação problemática. Gestão Pessoal

1 INTRODUÇÃO

A gestão pessoal através da comunicação, apresenta maior controle, do qual é possível desvendar soluções que geram melhorias para a organização que trazem uma grande satisfação como um todo. Uma produção satisfeita com o ambiente de trabalho, produz com qualidade aquilo que será fornecido aos clientes que procuram produtos e ou serviços com a máxima qualidade possível, agregando, principalmente, como objetivo principal de um bom atendimento dos colaboradores internos de uma organização.

O efeito seria como uma cadeia, uma boa comunicação é fornecida de maneira hierarquicamente, sendo possível transmitir conhecimentos e valores que servem como uma aprendizagem. Ao contrário a este entendimento, subentende-se que a falta de comunicação pode gerar prejuízos para organização em um todo.

A comunicação é necessária para todos, seja dentro de um determinado setor, parte dele ou em geral dentro de uma organização, pois através dos conhecimentos de cada um é com que o caminhar da empresa seja da melhor maneira possível.

É necessário com que haja clareza entre os setores para um bom caminhar da organização. Contudo ainda, a organização busca o aperfeiçoamento da gestão pessoal para o desenvolvimento da credibilidade interna, visível através da confiança necessária entre as pessoas, para que o foco maior, seja voltado para as necessidades e expectativas da organização.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        Nas organizações de pequena à grande porte, o entendimento da comunicação interna é de extrema importância para que todos os setores estejam sempre aliados com as informações em um todo, porém, alguns pontos demarcam “deficiência” no aprendizado de uma excelente comunicação interna das quais se fazem necessários canais de comunicação para a maior transparência possível entre os mesmos.

2.1 Conceitos em busca de boa comunicação interna

   

A comunicação interna desenvolve-se no longo prazo e por meio de inúmeras ações, pois é um processo vivo que se utiliza de um certo número de elementos em ação. Todos esses elementos, por estarem associados e integrados, são essenciais no desenvolvimento do processo (BRUM, 1994 apud ARAUJO, SIMANSKI, QUEVEDO, 2010).

Os gestores são os principais artífices da boa comunicação interna, os líderes responsáveis pelo pensamento estratégico que leva a organização a crescer e desenvolver-se (NASSAR, 2005 apud ARAUJO, SIMANSKI, QUEVEDO, 2010).

“É necessário primeiramente reconhecer a importância da comunicação no exercício da liderança. Segundo Corrado, para ser líder, é necessário ter capacidade de agregar pessoas e conduzi-las na mesma direção, lidando com suas emoções, destacando valores e acenando com o sucesso”. (PIMENTA, 1999 apud ARAUJO, SIMANSKI, QUEVEDO, 2010, p. 52).

A comunicação interna favorece a busca do entrosamento dos colaboradores com a organização, utilizando-se, então, de instrumentos que possibilitem o diálogo entre indivíduo e organização (WELS, 2005 apud MONTEIRO, KARPINSKI, ANGNES, 2015).

“Muitos problemas que ocorrem dentro das organizações devem-se à falta de comunicação, bem como pelas distorções que acontecem ao longo do processo comunicacional, porque a comunicação deve ter clareza, e na medida em que houver alterações, ela deve ocorrer novamente, para que todos tenham a mesma informação” (PENTEADO, 1993 apud ARAUJO, SIMANSKI, QUEVEDO, 2010, p. 49).

2.2 Comunicação problemática em busca de eficiência com qualidade

        

A falta de clareza de ideias e de expressões pode gerar conflitos, que são oriundos de problemas de comunicação (DONNEL, 1992 apud ARAUJO, SIMANSKI, QUEVEDO, 2010).

“Além disso, a falta de canais e instrumentos oficiais de comunicação interna determina o cenário adequado para que a entropia da informação atue, provocando uma opinião interna negativa e contrária aos objetivos da empresa”. (BRUM, 1998 apud , COSTA, OLIVEIRA, 2010, p. 332).

A capacidade do comportamento individual de comunicação caracteriza a competência de comunicação e engloba a eficácia, o contexto e o desempenho da comunicação (FRANÇA, 2009 apud CREMONEZI, SPERS, CASTRO, 2014).

“A comunicação organizacional desempenha, numa empresa, cinco funções-chave: reforço de espírito de equipe; liderança, motivação e influência; esclarecimento de dúvidas; resolução de problemas e tomada de decisões; e gestão de conflitos e negociação”. (SILVA, 2007 apud TASSIGNY, BRASIL, BUGARIN et tal, 2012, p. 265).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (268 Kb)   docx (50.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com