TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Por:   •  11/11/2019  •  Monografia  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 5

FIAM FAAM Centro Universitário

COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA

ANA LUIZE FERREIRA NEVES

BEATRIZ ROSA

INGRID LOPES

LUNA NOVELLI

MAYRA EDUARDA

MONIQUE CARNELÓS

YOHANAN ASSAFE

1º semestre de Publicidade e Propaganda

SÃO PAULO

2019/1

FIAM FAAM Centro Universitário

COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA

ANA LUIZE FERREIRA NEVES

BEATRIZ ROSA

INGRID LOPES

LUNA NOVELLI

MAYRA EDUARDA

MONIQUE CARNELÓS

YOHANAN ASSAFE

ANÁLISE DE PROPAGANDAS IMPRESSAS AO LONGO DOS ANOS

Trabalho apresentado ao curso de Publicidade e Propaganda do FIAM FAAM Centro Universitário, para a disciplina Introdução à Publicidade e Propaganda como parte da Atividade Prática Supervisionada – APS, sob a orientação da Professora Glória Tenório Negrelos.

SÃO PAULO

2019/1

  1. ANOS 70

[pic 1]

  1. Café Cacique

Propaganda de uma marca de café que coloca o homem como uma criança que depende da mãe para alimenta-lo. A frase também instiga o homem da época que não realizava “tarefas domesticas” a ser independente e fazer o próprio café.

O texto de apoio é machista, porém para a época é aceitável e informa o preparo, que é descrito como uma rebeldia para a mulher, os benefícios de escolher o café solúvel, como convencer e ate ordenar a mulher a aceitar o produto caso o homem queira.

[pic 2]

  1. Brastemp

Neste anúncio, há um conteúdo muito machista predominante da época, onde entendia-se a mulher como dona de casa responsável e obrigada a fazer toda a tarefa doméstica, comparando-a, ate mesmo com uma lavadora. A propaganda faz referência a mulher no nome “mulher de ferro” e cita até um nome feminino, “Amelia”. Insinuando que a  máquina tem melhor funcionalidade que a esposa, já que a função da casa, seria a única que ela tem.

Propaganda direcionada aos maridos. já que na época são considerados os únicos com potencial de compra. Predominância do amarelo/marrom/preto, contendo na imagem a maquina de lavar.

  1. ANOS 80

[pic 3]

  1. Valisère

Valisère é uma marca de roupas intimas feminina. Os tons de rosa são utilizados remetendo o universo feminino. A frase “o primeiro Valisère a gente nunca esquece” faz as meninas lembrarem das outras primeiras vezes e o quanto são importantes então ter um Valisère traria a mesma importância e valor sentimental. A modelo é bem jovem e atinge o público alvo da marca.

[pic 4]

  1. Charm.

Predominância da cor vermelha, tanto na blusa da mulher, quanto no batom e nas unhas, dando ar de sensualidade. Vemos o símbolo da câmera também, que traz um ar de modernidade. Toda a propaganda tem um teor charmoso, devido a concepção na sociedade do produto anunciado, o cigarro.

O nome do produto tem muito a ver com essa característica sensual pois leva o nome de CHARM, que nos leva a lembrar de “charme” do principal elemento, o cigarro, que na época era um símbolo sensual e charmoso. Podemos perceber isso no slogan, que se preocupa com a sensualidade e classe de quem fumasse aquele produto.

  1. ANOS 90

[pic 5]

  1. Walkman Sony

Utiliza- se uma adolescente na peça, por ser o público alvo do rádio, que na época era um símbolo jovem. Usando verde, rosa e tons de laranja para chamar a atenção dos mesmos.

A moça se mostra descolada com o aparelho, pois além disso, têm aspectos como o cabelo pintado de rosa combinado com a sua camiseta.

A frase usada na campanha também vem com um apelo jovial, devido ao uso de uma expressão simples e descolada para a época, e dá um duplo sentido à peça pois além de trazer a questão estética, traz a ideia de que, o que voce ouve nele, faz a sua cabeça, levando a entender que ele sempre estará com você.

[pic 6]

  1. Chiclete Ploc

Nessa peça, observamos cores infantis e chamativas utilizadas a fim de chamar a atenção de crianças. Predominantemente verde e rosa, vão de encontro com as cores do chiclete.

Na peça, há um brinquedo infantil e uma crianca se divertindo com ele, além da imagem característica do chiclete em forma de bolha. Usa- se também um desenho animado, direcionando e chamando ainda mais a atencao infantil para o produto.

A linguagem é infantil e engraçada, tendo em vista seu público alvo. Assim como o formato do chiclete, a descrição dele na imagem e a própria criança têm uma imagem “meio a meio” de cores, levando a lembrar o formato de cores e sabores “meio a meio “ do chiclete.

  1. ANOS 2000

[pic 7]

  1. Itaúcard.

O Itaú está se auto rotulando como o único cartão de crédito com vantagens e diz que seu cartão é o certo, fazendo parecer que os demais estão errados. Intitula-se ser o completo (um Itaú de vantagens).

Naquela época era bem visto até então o formato no qual o anúncio foi montado, até porque trazia toda a proposta no qual as pessoas estavam buscando em um banco (cartões, vantagens, facilidades, acessibilidade).

As informações em si do anúncio são compostas de uma maneira estratégica, porém muitos itens que estão na imagem acabam sendo colocados de forma proporcional para atrair a atenção do público alvo, as cores são chamativas, o posicionamento de cadeiras em um layout que faz parecer organizadamente cada um em seus devidos lugares da ênfase na proposta citada acima (o cartão certo na hora certa).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (888.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com