TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Por:   •  25/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.962 Palavras (12 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ICSC – INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Jéssica Diorio Farias RA: D13976-2

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

8° semestre

ANÁLISE DOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO ESPECIALIZADOS EM COMUNICAÇÃO E MARKETING.

Orientador: Prof° Carlos Roberto Vaz Velota

São Paulo

2020  

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ICSC – INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ANÁLISE DOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO ESPECIALIZADOS EM COMUNICAÇÃO E MARKETING.

[pic 2]

[pic 3]

Orientador:

Prof° Carlos Roberto Vaz Velota

São Paulo

2020

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

MEIO E MENSAGEM        5

PROPMARK        6

PORTAL MAKING OF        7

PUBLICITÁRIOS CRIATIVOS        8

PORTAL DA PROPAGANDA        9

CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11

INTRODUÇÃO

        

O presente trabalho irá abordar a análise dos principais aspectos dos veículos de comunicação e marketing que atuam de forma digital no mercado atualmente visando promover reflexões de como estes veículos surgiram, suas principais características e quais estratégias utilizam para se manter no mercado.

O objetivo do mesmo é complementar as bases de estudos para o profissional de comunicação e marketing pois ao conhecer esses veículos profundamente, ele conhecerá mais sobre fontes de pesquisa para trabalhos, repertório técnico, saber o que está sendo compartilhado e discutido atualmente e até mesmo inspirações para a realização de projetos corporativos e pessoais e além disso, o objetivo é promover a análise técnica dos conteúdos de cada veículo e colocar em prática todos os conhecimentos aprendidos em sala durante a realização do curso de Publicidade e Propaganda.

A metodologia utilizada foi através de sites de pesquisa na internet e os próprios sites dos veículos, enriquecida com uma consulta das redes sociais dos mesmos para entender melhor o sobre sua fundação, conteúdo editorial, linha criativa e principais assuntos tratados por cada veículo.


  1. Meio & Mensagem

Criado em 1978, é uma das maiores fontes de pesquisa brasileira de conteúdos sobre comunicação e marketing. Seus criadores afirmam que foi natural atuar em múltiplas plataformas e tiveram a ideia de premiar os trabalhos, agências e profissionais de destaque da área e a partir desta ideia, surgiram diversos prêmios anuais, encontros nacionais e internacionais dos profissionais e outros eventos próprios voltados à área de propaganda, marketing e mídia. O conteúdo editorial contém os mais variados assuntos e atualidades voltados à comunicação, marketing e mídia e também conta com produções originais, como séries, pesquisas e cobertura de grandes eventos.

Sobre sua atuação no mercado, podemos citar o jornal, que foi criado em sua fundação, em 1978, o jornal Meio & Mensagem foi feito inicialmente nos mesmos moldes de um famoso jornal americano chamado de Advertising Age. A frequência de veiculação era quinzenal e posteriormente passou a ser semanal. 

Já na atuação digital, o foco sempre foi estar a par das novas mídias e tendências de mercado e assim, viu-se a necessidade de expandir a atuação para o formato digital com matérias no dia a dia. O M&M sempre foi um forte defensor do formato impresso e por isso, ao invés de migrar, resolveu atuar em ambos os formatos, para se reinventar e está presente no formato impresso com o jornal e nas mídias sociais e no próprio site no formato digital. A intenção é de relacionar assuntos de marketing, mídia e propaganda trazendo suas tendências do mercado para redesenhar o modelo de comunicação em tempos do bombardeio de informações. Por fim, de acordo com entrevistas no canal do M&M no Youtube, é necessário filtrar cerca de 200 matérias e conteúdos mensalmente, para segmentar os assuntos mais pertinentes para serem publicados.

Sobre sua participação em eventos e premiações, o Meio e Mensagem criou a premiação Caboré, que atualmente é uma das premiações mais renomadas da área e anualmente prestigia os principais conteúdos divulgados naquele ano, além de também premiar os profissionais de destaque da área. Outro evento de grande relevância é o Maximídia que é feito pelo M&M e patrocinado por grandes empresas como Google e HBO e tem como objetivo reunir os principais líderes do mercado para promover a evolução, networking e compartilhamento de ideias. Os dois ocorrem anualmente e o veículo também costuma participar de outros eventos relevantes ao longo do ano.

Sobre seus diferenciais, o Meio & Mensagem é um veículo que visa passar credibilidade nas informações transmitidas, propagar inovações de mercado e prestigiar profissionais e líderes que se destacam na comunicação, por isso, é um veículos mais acessados por grandes líderes da área atualmente.

  1. PROPMARK

O veículo se classifica como o mais antigo da indústria de comunicação, marketing e mídia. Ele nasceu na década de 50, a partir de uma publicação semanal no jornal Diário Popular, que hoje é conhecido como Diário de São Paulo como uma seção específica para publicitários e outros públicos que se interessassem sobre assuntos relacionados a comunicação. Alguns anos depois a coluna se transformou em Caderno Propaganda e Marketing e passou a ser veiculada com outras revistas, até que em 1998 a revista criou seu próprio site que virou um portal de notícias sobre a área de comunicação, marketing e mídia, como um veículo multiplataforma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (221 Kb)   docx (49 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com