TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Por:   •  5/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.948 Palavras (8 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Administração da Produção e Operações

Por:

Ana Flavia Gomes Bento,        RA: 365915

Sonara Melo Lopes,                RA: 368318

Wolker Sanches Dias,        RA: 370877

Kamilla Correa Bueno,        RA: 392218

Professora ead: Luis Manoel Palmeira

Professor Presencial:

Marizete Chaves Rodrigues Grubert

Jardim – MS

2014

Administração da Produção e Operações

Por:

Ana Flavia Gomes Bento,        RA: 365915

Sonara Melo Lopes,                RA: 368318

Wolker Sanches Dias,        RA: 370877

Kamilla Correa Bueno,        RA: 392218

Professora ead:Luis Manoel Palmeira

Professor Presencial:

Marizete Chaves Rodrigues Grubert

Jardim – MS

2014

Introdução

Este trabalho visa administrar à empresa, assim como entender a produção, as melhorias e os imprevistos que acontecem, e quais serão as tomadas decisões que vão atribuir melhoras ou fracassos, como lidar com falta de estoque, como lidar com os funcionários e como aumentar a produção de cada um que colabora dentro da empresa.

Sumario

1.0 ----------------Conceito de Administração da produção e operações

2.0 ---------------- A Empresa

3.0 ----------------Missão da Empresa

4.0 ----------------Vantagens da Empresa

5.0 ----------------Gargalo da Produção

6.0 ----------------Melhoria

7.0 ---------------- Gestão

8.0 --------------- Tendência e modelo de gestão

1.0 CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

A função produção pode ser entendida como o conjunto de atividades que levam à transformação de um bem tangível em outro com maior utilidade. Ela acompanha o homem desde a antigüidade, quando se polia a pedra a fim de transformá-la em um utensílio doméstico
De uma forma geral a Administração da Produção e Operações diz respeito àquelas atividades orientadas para a produção de um bem físico ou à prestação de um serviço. Neste sentido, a palavra produção liga-se mais de perto às atividades industriais, enquanto que a palavra operações refere-se às atividades desenvolvidas em uma empresa de serviços. Nas indústrias as atividades que são o objeto da Administração da Produção encontram-se, prioritariamente, concentradas na fábrica. Nas empresas de serviços as atividades ligadas às operações são espalhadas, sendo que às vezes é difícil reconhecê-las.
A grande verdade é que, ao longo dotempo, a designação Administração da Produção vem sendo confundida com a atividade fabril. Ao ouvi-la, as pessoas logo imaginam um local cheio de máquinas, pessoas andando de um lado para outro, produtos sendo fabricados e assim por diante. Não resta dúvida que tudo isto tem a ver com a Administração da Produção, mas a imagem é incompleta. 
Segundo Moreira[ 1980] A Administração da Produção e Operações é o campo de estudo dos conceitos e técnicas aplicáveis à tomada de decisões na função da Produção ( empresas industriais ) e Operações ( empresas de serviços ).
Como Campo de Estudo, a Administração da Produção e Operações é uma matéria formal nos currículos do Curso de Administração de Empresas.
Como Conceitos e Técnicas se constituem no objeto da Administração da Produção e Operações e se aplicam à tomada de decisão quanto aos recursos produtivos ou, mais diretamente, às formas de utilizá-los, do ponto de vista administrativo, de forma a conseguir melhores resultados.

                                                 

 2.0 A Empresa

Estaremos falando sobre a empresa Luz, onde atua na área de Logística sendo uma empresa de comércio de porte médio.
Luz é uma empresa de capital nacional e faz parte de um grupo de empresas composto pelas empresas Luz e Service.
A empresa utiliza sua atividade na logística e realiza transporte em geral de produtos de alto risco e medicamentos, sendo responsável por todas as peças e administração das empresas dos veículos da marca no Brasil. Fundada em Tarauacá – Acre, no ano de 1999. Possui filiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Betim-MG, Vitoria – SP e estão expandindo. 
3.0 A Missão da Empresa
A política da empresa é junto à Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente.
A Luz é uma prestadora de serviços na parte de logística, em constante processo de melhoria: 
1. Sempre visando à qualidade na prestação de seus serviços.
2. A satisfação de seus clientes.
3. A infraestrutura e as atividades referentes à organização e proporcionando todas as necessidades tanto interna e externa de seus clientes
4. Sempre incentivando a participação junto ao RH de toda equipe de trabalho.
5. O requisito que a empresa leva em consideração é o atendimento junto ao cliente referente à qualidade e garantindo o maior custo-benefício.
6. A realização de todas as atividades e a preservação do meio ambiente, o que causa o mínimo de impacto ambiental.
7. A atividade praticada por seus funcionários é de forma segura e responsável, (incluindo a não utilização de álcool e drogas) e segurança de todos. 

Nome da funcionária:
Maria Ap. Soares da Silva, cargo Supervisora da área de logística, há 12 anos 

Os veículos da marca são fabricados na Coréia.
A importação do veículo e os impostos para ficarem mais barato segue para o Porto que fica em Santos – SP.
Depois o veículo vai para Tarauacá – Acre, para fazer parte da inspeção de pré-entrega, que consiste na inspeção da condição de acabamento e operação dos componentes mecânicos e elétricos de um veículo entregue pela fábrica. O veículo passa por várias etapas antes de sua entrega ao consumidor, portanto, a inspeção de Pré-Entrega é uma etapa importante para garantir que o veículo atenda os requisitos de qualidade.
Após isso os veículos vão para o Pátio ainda em Betim-MG, e ficam esperando a venda do mesmo para serem transportados para o destino de venda.
Depois de vendidos os veículos são carregados através de cegonhas e transportados para São Paulo, ou rede isso conforme venda, mas aqui vamos mostrar para Betim-MG.
E por último depois que os veículos já passaram em todos os processos em Betim, como instalação de acessório, se tiver, passam no acabamento e higienização. Após todo esse processo são entregues de guincho nas concessionárias.

4.0 Vantagens da empresa
• Por que contratar a LOG? Quais as vantagens?
A Luz sempre busca a competitividade no mercado entre preço sobre o serviço, mas o diferencial está na qualidade da prestação de serviço, agilidade e flexibilidade com os prazos de entrega, sempre surpreendendo os clientes na transparência e eficácia.
Investindo em tecnologia para melhor atendimento dos clientes, trazendo assim conforto e segurança das informações, temos profissionais altamente qualificados para assim nos adequar as atividades e a infraestrutura da organização às necessidades de seus clientes internos e externos.
Os profissionais são extremamente qualificados e treinados constantemente para melhor atender e assim cumprir as leis e procedimentos para cada carteira de cliente, buscando a eficiência e eficácia no processo.
Ela busca não ser apenas uma empresa grande, mas sim uma empresa com compromisso e qualidade com os clientes, respeito e eficiência em todos os momentos.
A empresa investe em tecnologia de rastreamento para assim trazer a confiabilidade dos nossos clientes.

5.0 Gargalo da produção
Hoje em dia há alguns estreitamentos que deixam a entrega dos veículos com um prazo maior, sendo necessário um lead time maior no processo, como por exemplo, a falta de veículos em estoque para a pronta entrega. Hoje em dia o prazo para entrega de um veículo da marca é de 20 a 30 dias corridos.
Foi identificado através de pesquisas e a queda do Market, assim percebendo uma queda de venda dos últimos meses, sendo necessárias ações corretivas e preventivas para solução e correção desse gargalo.
Isso afeta todo o planejamento e metas estabelecidas no ano de 2012, prejudicando os lucros e programação de entrega que são feitas anualmente. A empresa conta com uma programação anual em vários aspectos, como mão de obra, maquinário, transportes, abastecimento de estoque com todos os modelos mais vendidos, tudo isso é literalmente afetado e impactado por esse gargalo, deixando de vender e de expandir a marca.

6.0 Melhoria
Pode-se melhorar esse problema colocando veículos nas lojas antecipadamente com catálogos mais vendidos de acordo com o ranking, assim terá um estoque à pronta entrega. Esse trabalho tem que ser feito com todos 

7.0 Gestão
Hoje em dia na Luz podemos definir que a gestão é uma gestão linear, onde guarda e preserva o sigilo das informações até o último instante, assim mostrando confiança na tomada de decisão.

Utilizando a ferramenta Benchmarking. 

O que é Benchmarking?

Benchmarking é a análise do produto dentro do mercado, procurando saber quais os pós x contras para avaliação e melhora do processo e produto, tendo visão de conhecimento e sabendo usar essa ferramenta da melhor forma, proporciona-se e se espera um constante crescimento na organização.
Ou seja, usando o Benchmarking, onde existe um processo diferente para os veículos a pronta entrega, através disso pode-se buscar a melhoria de nosso “Gargalo da produção”, visando o aumento de vendas a pronta entrega e aumentando o Market.
Pois o modo que eles fazem é da seguinte forma:
Existem empresas que faturam o veículo para representar a marca, exemplo:
Empresa X que representa a marca compra 200 carros por semana em seu nome para estocar e colocar a pronta entrega, com isso sempre tem veículos a pronta entrega. Pois automaticamente a concessionária tem seu estoque independente, além de ter o estoque físico da montadora tem o seu próprio estoque, ou seja, aquele cliente que quer o veículo de pronta entrega terá, e será acordada aquela venda naquele momento.
Pode-se aplicar isso na marca, assim buscando o aumento no número de venda da marca e será criada uma nova carteira de cliente, a carteira pronta entrega. Esse processo precisa ter um grande estudo entre todas as áreas envolvidas para visar os insumos e balancear a margem de custo dessa atividade logística e estratégica.


8.0 Tendência e modelo de gestão
Atualmente o mercado de suprimentos está em constantes mudanças, modelos de negócios planejados podem não servir mais a cada dia que passa e por isso a inovação e criatividade é um diferencial. Passamos em vários ambientes desde os fornecedores que são proprietários dos recursos até o cliente final que é o foco total.
Nos dias de hoje o cliente é um ponto crucial para o modelo de gestão, e tem que se pensar no mesmo desde o início até o término; as metas a serem alcançadas e a agilidade com os clientes torna-se o principal direcionamento. Manter uma relação fiel e longo prazo com o cliente e fornecedores é um grande desafio como é a padronização da gestão imposta. Chegar há um modelo de gestão ter que tem uma visão adiante sobre o planejamento, prevendo demanda, margens de erros e tendo uma logística precisa; gerenciar a cadeia de suprimentos é uma tendência natural da padronização onde tem que haver um planejamento amplo e preciso nas necessidades da organização ou empresa. 
No ambiente de negócios dos dias de hoje, cada vez mais se questiona e foca na capacidade que a organização tem de responder rapidamente as necessidades de um mercado que muda há todo momento. O profissional desta área tem que se habituar e desenvolver sempre sua capacidade de inovação e criatividade tendo uma vivência ampla no meio empresarial. Para o profissional dessa área existem algumas habilidades exigidas:

* Conhecimento do mercado
* Gerenciamento da complexidade das mudanças
* Capacidade para definir
* Trabalha em equipe
* Necessidades e serviços.
O modelo de gestão e suas tendências variam de acordo com que o profissional acha melhor na atualidade mais sempre buscando precaver-se e prepara-se no ambiente interno e externo. Planejamento para montar um modelo de gestão é essencial e padronização é o foco, mais vale lembrar que inovação e criatividade é o aspecto fundamental para o modelo de gestão.

Referências:
www.rglog1.com.br
Livro: Tecnologias – Faculdade Anhanguera PLT.
Autores: Décio Henrique Franco, Edna de Almeida Rodrigues e Moises Miguel Cazela.Editora Alínea.
http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html.
CHISTROPHER, Martin. Logística Empresarial. São Paulo: CENGAGE, 2007.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (234.9 Kb)   docx (141.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com