TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSULTORIA EMPRESARIAL: FASES E O PROCESSO DE CONSULTORIA.

Por:   •  3/9/2015  •  Seminário  •  3.422 Palavras (14 Páginas)  •  1.089 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

FAVAG - FACULDADE VALE DO GORUTUBA

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO VALE DO GORUTUBA S/C LTDA

Amália Valdice Batista Carvalho

Anália Mendes da Silva

Antônio Sandoval Rodrigues Neto

Karen do Carmo Barbosa

CONSULTORIA EMPRESARIAL: FASES E O PROCESSO DE CONSULTORIA.

NOVA PORTEIRINHA - MG

2015


Amália Valdice Batista Carvalho

Anália Mendes da Silva

Antônio Sandoval Rodrigues Neto

Karen do Carmo Barbosa

CONSULTORIA EMPRESARIAL: FASES E O PROCESSO DE CONSULTORIA.

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da Faculdade do Vale do Gorutuba para a disciplina de Consultoria Empresarial a ser utilizado como direcionamento para elaboração de futuros trabalhos

Professor: Luiz Tancredi

NOVA PORTEIRINHA - MG

2015


SUMÁRIO

1        Introdução        

2        Conceito básico de Consultoria        

2.1        O Profissional de Consultoria        

3        Tipos de Consultoria        

3.1        Consultor Interno x Consultor Externo        

3.2        Estrutura de uma Consultoria        

4        Contratação dos Serviços de Consultoria        

5        Fases Do Processo De Consultoria Empresarial        

6        Conclusão        

REFERÊNCIAS        


  1. Introdução

        A nova realidade do mercado tem feito com que as empresas contratem serviços especializados pelo tempo suficiente para diagnosticar e buscar alternativas para solucionar seus problemas, garantindo foco e agilidade para implementar as ações com qualidade e excelência.

        Hoje em dia, a consultoria que antes utilizada por sábios julgados os mais experientes, aconselhavam líderes em diferentes assuntos, não com os mesmo termos e conceitos que são utilizados nos dias de hoje, mais com o mesmo intuito de buscar uma melhor maneira de administrar os negócios, a própria vida e o convívio social.

        No nosso dia-a-dia, muitas são as vezes em que nós vemos como consultores ou buscamos algum consultor para nos ajudar com nossas dúvidas. No simples gesto de pedir opinião sobre qual roupa usar, ou ainda dizer a alguém o que pensa sobre determinado assunto que diz respeito à sua vida, sendo assim maneiras informais de se ter consultoria no nosso cotidiano.

        

  1. Conceito básico de Consultoria

        A consultoria empresarial é um dos segmentos de prestação de serviços que mais têm crescido no mundo. Quando o termo consultoria é empregado, geralmente tem-se a ideia de que sua utilização é algo recente. No entanto, basta uma breve e mais atenta analise da história da humanidade para se perceber que ele existe desde tempos imemoriais (CROCCO & GUTTMANN, 2010).

        Consultoria empresarial é um processo interativo de um agente de mudanças externo à empresa, o qual assume a responsabilidade de auxiliar os executivos e profissionais da empresa nas tomadas de decisões, não tendo, controle direto da situação (OLIVEIRA, 2011). É um processo interativo, executado por uma ou mais pessoas, independentes e externas ao problema em análise, com o objetivo de fornecer aos executivos da empresa-cliente um ou mais soluções que ajudem na tomada de decisão mais adequada de acordo as necessidades e entendimento da organização (CROCCO & GUTTMANN, 2010).

        A consultoria representa uma das atividades mais antigas do mundo, pois as pessoas sempre têm prestado auxilio e feito consultas, nos mais diferentes tipos de assunto. Somente nas últimas décadas é que a consultoria veio a se tornar uma atividade remunerada e, como consequência, um negócio (OLIVEIRA, 2011).

        Consultoria empresarial, de uma forma ampla, é o ato de colocar à disposição a prestação de um determinado serviço, em geral por um profissional qualificado e conhecedor do tema. O serviço oferecido ao cliente, acontece por meio da realização de um diagnóstico e processos onde tem como propósito o de levantar as necessidades da organização, identificar soluções e recomendar ações. Com base nas informações, o consultor desenvolve, implanta e viabiliza o projeto de acordo com a necessidade de cada cliente (MOSER, 2009).

 O consultor é visto em comparação com um médico. Quem quer prevenir doenças e garantir uma vida saudável costuma procurar um médico. Quem fica doente, como de costume, procura o mais rápido um médico. E quem quer evitar ou já tem algum problema, procura um consultor (MOSER, 2009).

  1. O Profissional de Consultoria

        A consultoria pode ser considerado, bem como um negócio perigoso. O principal problema é manter-se, pois esta profissão, como um negócio não depende apenas de sorte, mas também de vocação e de competência (OLIVEIRA, 2011).

        É muito importante entender quem é um consultor, quais são suas características básicas, suas habilidades, interesses e qualificações, qual é o seu estilo de atuação e assim por diante. O consultor não é referência a alguém que é desempregado e atua circunstancialmente como agente externo, não é outra profissão ou atividade que assim foi denominada ou se autodenominou consultor (CROCCO & GUTTMANN, 2010).

         Segundo Moser (2009 apud Moscove et al. 2002, p. 32):

A contratação de consultores nem sempre é necessária para verificar as mudanças. Muitas vezes, gestores ou algum elemento externo pode oferecer a perspectiva necessária para a mudança. Os consultores devem ter pelo menos três a cinco anos de experiência prática, ter referências de clientes, e terem cursos certificados e comprovados (MOSER 2009 apud MOSCOVE et al. 2002, p. 32).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (212.6 Kb)   docx (325.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com