TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO SOCIAL, CONTROLE E EMANCIPAÇÃO

Por:   •  6/4/2017  •  Dissertação  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  1.732 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

...........................................................................................................................

BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

SOCIOLOGIA E CIÊNCIAS POLÍTICA

portfólio 01

Contexto Social, Controle e Emancipação

.....................................................................................................................

Guarulhos

2017

PORTÓLIO

SOCIOLOGIA E CIÊNCIAS POLÍTICA

Trabalho apresentado ao Curso Administração da Faculdade ENIAC para a disciplina Sociologia e Ciências Política

Profª.

...........................................................................................................................Guarulhos

2017

[pic 2]

QUESTÕES PROPOSTAS

  1. Você poderia identificar na sua cidade novos problemas sociais que ainda há pouco tempo não existiam? Pense questão da revolução da informática que hoje vivemos e verifique de que modo isso vem afetando a vida das pessoas.

Sim, posso. Um exemplo é o aplicativo de mensagens instantâneas, pois com ela as pessoas passaram a serem mais “solitárias”, não conversam tanto quantos antes. Ficam na tela do celular e/ ou computador na grande parte do tempo.

  1. Até recentemente, em nossas sociedades, os idosos não tinham um papel social tão ativo como agora parecemter. Você seria capaz de descrever a realidade dos idosos antes e agora, e indicar que papel ou função eles têm numa sociedade como a nossa? Não se considerar que hoje a expectativa de vida aumentou consideravelmente, e isso nos obriga a repensar quem realmente é o idoso de nosso tempo.

Desde que o idoso é considerado como um indivíduo capaz de desenvolver atividades e novos papéis sociais podemos percebe-se que o pensamento sobre a velhice começa a ser mudada, pois o idoso incapaz, inútil, frágil passa a ser um novo agente social.

E realmente o tempo de vida de um idoso mudou e aquela imagem de que o idoso era apenas um peso para a família e/ou sociedade, começa a ser mudada. Pois hoje os idosos trabalham até mais tarde, dependendo da situação é um ou o único recurso financeiro de uma família, são bem ativos, e antenados com a tecnologia.

  1. Graças aos namoros por Internet, cada vez mais pessoas de diferentes países e culturas estão se casando que isso pode gerar problemas? Quais problemas seriam?

Pode sim gerar problemas, pois ambas partes nem ao menos se conhecem e iniciam um relacionamento. Onde não sabem os princípios, caráter, índole da outra parte. Trazendo inúmeros conflitos, claro que não posso generalizar, pois existem também os casos que dão certo.

  1. Antigamente, não era tão comum ouvirmos falar em consumo de drogas. Em geral, o uso dessas substâncias estava associado apenas à marginalidade. O que você acha que poderia ter mudado em re tempos de hoje? Você acha que o aumento do consumo é um problema social ou de saúde pública? Por quê?

Sim, não era comum, porém sempre existiu. Em relação aos tempos de hoje tudo está mais “acessível”, com muita facilidade em se adquirir qualquer tipo de drogas, lembrando que na minha opinião não necessariamente está associado a marginalidade, existem muitas pessoas com um classe financeira boa que faz uso, para manter o status, “estar na moda”, ou até mesmo por motivos fúteis. Acredito que seja um problema social, se investir mais em educação e esportes terão menos interesse em consumir drogas, para alguns a falta de emprego, problemas psicológicos, problemas amorosos, problemas familiares também colabora para o uso de drogas, o eu na minha opinião não é bem assim. Um erro não justifica o outro é preciso ter caráter e uma boa índole para resistir ao consumo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (99.2 Kb)   docx (55.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com